Abdome Agudo Flashcards

1
Q

Dor somática profunda é bem ou mal localizada?

A

Bem localizada

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Dor visceral e referida são bem ou mal localizadas?

A

Mal localizadas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Caracterize a dor em cólica e cite onde ela geralmente ocorre (NO TGI)

A

Dor em ciclos rápidos (dor intensa e rapidamente fica menos intensa). Ocorre no tubo digestivo e ureter

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Caracterize a dor em constrição cite onde ela geralmente ocorre (NO TGI)

A

Dor em ciclos mais lentos. Acomete, geralmente, vias biliares

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Caracterize a dor em pontadas cite onde ela geralmente ocorre (NO TGI)

A

Dor em fisgadas. Geralmente ocorre por distensão de alças intestinais

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Caracterize a dor em queimação cite onde ela geralmente ocorre (NO TGI)

A

Azia. Ocorre por conteúdo ácido do estômago

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Paciente sente piora de dor no abdome quando ele deambula. Nesse sentido, é provável que há acometimento do peritônio?

A

Sim

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Explique como a dor aguda intensa pode causar elevação das respostas neurovegetativas?

A

O estímulo álgico estimula o SNA, que, por sua vez, estimula as respostas neurovegetativas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que é a colelitíase? Ocorre maos em quais pessoas. Qual o sintoma? Qual exame de imagem podemos pedir?

A

Trata-se da formação de cálculos de colesterol, bilirrubinato ou misto, dentro da vesícula biliar. O cálculo de colesterol é mais comum em mulheres, obesos que perderam peso rápido e em mulheres com gestações múltiplas (hormônios da gestação reduzem a atividade do músculo liso, o que favorece a formação de cálculos na vesícula). Os cálculos de bilirrubinato ocorrem quando há excesso da produção de sal biliar. O sintoma é dor aguda intensa (pela peristalsia da vesícula), que pode irradiar para o dorso. O melhor exame de imagem é a ultrassonografia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que é a colecostite? Quais os sintomas? Qual o melhor exame de imagem?

A

Colecistite é a inflamação da vesícula biliar, ocasionada pela migração do cálculo para o infundíbulo da vesícula biliar. Os sintomas são dor, febre, náuseas e vômitos. Não há colestase nesse caso. O melhor exame é a ultrassonografia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que é a coledocolitíase? Quais os sitnomas? Qual o melhor exame de imagem?

A

É a migração do cálculo para o ducto colédoco, o que causa a sua obstrução. Os sintomas incluem dor intensa, febre, náuseas, vômitos e colestase. A ultrassonografia consegue ver a dilatação das vias biliares, mas o melhor exame é a colangiografia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que é a colangite? Quais os sintomas?

A

Basicamente, é um quadro inflamatório ocasionado por infecção bacteriana. Os sintomas são febre, icterícia, sudorese, calafrios e dor

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que é a tríade de Charcot? E a pêntade de Reynolds?

A

Tríade de Charcot = icterícia, febre e dor abdominal.

Pêntade de Reynolds = Tríade de Charcot + hipotensão e confusão mental.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual a principal causa de pancreatite aguda? Quais são os sintomas? Podem ser desencadeadas com o o quê? Qual o melhor exame de imagem?

A

Geralmente é ocasionada por cálculo biliar que foi drenada até a porção distal do ducto colédoco (porção intra-pancreática). Porém, em indivíduos com pancreatite crônica, ela pode ser desencadeada a partir do consumo de álcool. Pode ser desencadeda por ingestão de gordura e álcool. Os sintomas são dor em barra (mais intensa e duradoura que a dor da colelitíase), febre, náuseas e vômitos e hematomas na parede abdominal. O melhor exame de imagem é a tomografia ou a ressonância magnética.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O que é a apendicite? Quais os sintomas? O que pode haver no exame físico? Qual o melhor método de imagem?

A

Processo inflamatório agudo e purulento, ocasionada (na maioria das vezes) por dificuldade de drenagem do conteúdo do apêndice, o que leva ao aumento de volume dele, inflamação e pode ter isquemia. Esse pode perfurar e/ou formar abcesso. Os sintomas são dor periumbilical e epigástrica difusa (inicialmente), náuseas, vômitos, febre, dor em FID mais localizada (depois) e anorexia. Pode ter sinal de Blumberg na FID positivo, aumento da tensão involuntária do abdome nessa parte, ausência ou redução de RHA e sinal de Rovsing positivo. O melhor método de imagem é a tomografia, mas primeiro tentamos a ultrassonografia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que são divertículos? O que é a diverticulite? Ela é mais prevalente em qual lado do intestino? Quais os sintomas? Quais são os fatores de risco? Qual o melhor exame de imagem?

A

Divertículos são pequenas saculações arrendondas ou espiculadas que são formadas na parede do intestino. Diverticulite é quando ocorre inflamação desses divertículos, seja por for mação de abcesso e/ou por alojamento bacteriano. É mais prevalente no lado esquerdo (no sigmoide, pra ser mais exato). Os sintomas são dor intensa prevalente em FIE, DBD positiva, tensão involuntária da parede abdominal, evolução menos intensa. Fatores de risco são constipação, alimentação pobre em fibras, história familiar. O melhor exame de imagem é a tomografia.

17
Q

Cite as principais causas de peritonite. Cite os dois tipos de peritonites agudas difusas. Quais os sintomas? Quais são os melhores exames?

A

Geralmente é causada por bactérias, que atuam no peritônio por: processos inflamatórios viscerais, perfuração visceral, traumatismos, via hematogênica.
Peritonite aguda purulenta e peritonite aguda tóxica.
Os sintomas são dor, que se intensifica com a palpação, pode ser em todo abdome ou em uma região (peritonite localizada), sinal de Blumberg positivo, tensão involuntária da parede do abdome.
Os melhores exames são hemograma, raio-x de abdome e ultrassonografia

18
Q

A úlcera péptica é uma lesão na parede do estômago que pode levar à perfuração. Caso ocorra perfuração , quais os sintomas? E no exame físico? Qual o melhor método de imagem?

A

Sintomas são dor epigástrica intensa (caso o conteúdo estomacal extravase para outros locais, a dor fica difusa), pode ocorrer melena, hematêmese, hipotensão. No exame físico, dor epigástrica à palpação, com tensão abdominal, pode estar hipocorado.
O melhor método de imagem é o raio-x de abdome.

19
Q

O quadro de obstrução intestinal é comum na clínica médica. Nesse sentido, quais os sintomas desse quadro? Fatores atenuantes e desencadeadores? O que consta no exame físico? Qual o melhor método de imagem?

A

Os sintomas são dor (em cólica) mais localizada no mesogástrio, distensão abdominal (pode ter dor em pontada), constipação, anorexia. Faotr atenuante é o jejum e posição fetal (compressão abdominal, semiflexão de joelho e decúbito). Fator desencadeante é a alimentação. No exame físico, RHA estarão aumentados no início do quadro e reduzidos/abolidos com o passar do tempo, timpanismo a percussão, distensão abdominal e aumento de tensão do abdome. O nelhor método de imagem é o raio-x

20
Q

O infarto mesentérico é caracterizado por isquemia de uma porção do intestino. Qual parte geralmente é acometida? Quais os sintomas? Exame físico? Fator desencadeante? Melhor exame de imagem?

A

Geralmente, acomete o cólon, principalmente nas mediações do ângulo esplênico do ontestino grosso. Sintomas são dor forte (início súbito e de forte intensidade), maos na região mesogástrica, náuseas, vômitos e diarréia sanguinolenta. No exame físico, tensão reflexa da parede abdominal e dor difusa. Fator desencadeante é a alimentação. Melhor exame de imagem é a tomogragia com contraste e a angiografia.

21
Q

Quais os sintomas de anuerisma dissecante de aorta? Exame físico?

A

Tensão abdominal, dor súbita, intensa e que segue o caminho do vaso. Pode ocorrer extravasamento de sangue para a cavidade abdominal. No Exame Físico, há dor a palpação e DBD +.

22
Q

Qual a principal causa da DRGE? Quais os sintomas?

A

A principal causa da DRGE é o relaxamento anormal do esfíncter esofágico inferior. Os sintomas incluem regurgitação (principalmente, pós-prandial), pirose, dor epigástrica, odinofagia e disfagia (baixa intensidade).

23
Q

Quais os dois tipos de câncer de esôfago mais comuns? Quais os sintomas? Quais os fatores de risco?

A

Adenocarcinoma e carcinoma espinocelular. Os sintomas incluem dor epigástrica, regurgitação, disfagia orgânica, odinofagia, anorexia, perda de peso. Os fatores de risco são tabagismo, etilismo e ingestão de bebidas quentes.

24
Q

O que é e quais os sintomas da acalásia?

A

A acalásia é um quadro de ausência total/parcial de peristaltismo esofágico. Os sintomas são regurgitação (conteúdo pútrefo), perda de peso, disfagia funcional, dor retroesternal

25
Q

O que causa a úlcera péptica? Quais os sintomas?

A

Desbalanço entre a proteção da mucosa do estômago e ação do estômago. Os sintomas incluem dor epigástrica, anorexia, perda de peso, melena, hematêmese e plenitude pós-prandial

26
Q

Cite os sintomas da dispepsia funcional. Como estarão os exames físicos? Há alguma lesão/alteração? Está relacionado com o quê?

A

Dor epigástrica e plenitude pós-prandial. Os exames estarão normais, sem alterações/lesões. Está relacionado com fatores genéticos e psicossociais.

27
Q

Quais os sinais e sintomas de câncer gástrico? Quais os fatores de risco?

A

Dor epigástrica, plenitude pós-prandial, anorexia, vômito, hematêmese, melena, perda de peso, astenia. Os fatores de risco são idade, tabagismo, etilismo, infecção por H. Pylori, gastrectomia parcial e genética

28
Q

Quais são os sintomas associados a parasitoses do intestino delgado? Em alguns desses quadros, é comum ter o desejo de comer terra. Por quê?

A

Dor abdominal, fezes com produtos patológicos, comprometimento nutricional, anemia, astenia.
Porque há deficiência de Fe2+

29
Q

Quais são os sintomas de diarreia aguda?

A

Dor abdominal, pode ter distensão abdominal, alteração do hábito intestinal e desidratação.

30
Q

Ecplique o quadro da doença celíaca.

Quais os sintomas?

A

A ingestão de glúten desencadeia um processo inflamatório, o que leva a uma atrofia da mucosa intestinal. Trata-se de uma afecção difusa na mucosa intestinal.
Os sintomas são: dor abdominal, com distensão abdominal, comprometimento nutricional e aumento do bolo fecal com redução da frequência evacuacional.

31
Q

Cite os sintomas de obstrução intestinal

A

Dor abdominal intensa, vômitos (caso for na altura do jejuno, o vômito tem alimento mal digerido, e se caso for na altura do ílio, será fecaloide). No início do quadro, há aumento de peristalse, mas, com o passar do tempo ocorre redução/ausência de peristalsia (ílio paralítico)

32
Q

Cite os sintomas de parasitose no intestino grosso.

A

Alteração do hábito intestinal, produtos patológicos e dor abdominal com sintomas evacuacionais.

33
Q

Explique o quadro de colites infecciosas. Quais os sintomas?

A

Colite é um processo inflamatório que ocorre em qualquer porção do intestino grosso, geralemnte causadas por bactérias e vírus.
Os sintomas incluem alteração do hábito intestinal ( com aumento de frequência e baixo volune fecal), dor abdominal, pode ter presença de pus muco ou sangue e pode ter febre.

34
Q

A retrocolite ulcerativa idiopática acomete o quê? Doença de Crohn acomete o quê? Quais os sintomas?

A

Retrocolite ulcerativa idiopática = acomete cólon
Doença de Crohn = Acomete todo o tubo digestivo.
Os sintomas são dor abdominal em cólica, pode ter muco/pus/sangue, emagrecimento e enterorragia

35
Q

Explique a síndrome do intestino irritável. Quais sintomas?

A

Quadro associado à estresse/ansiedade. Os sintomas são alterações de hábito intestinal (com alternância entre diarreia e constipação) e doe abdominal com distensão e urgência evacuacional

36
Q

Quais os sintomas de hemorroida interna e externa? E o de fissura? Qual a causa relacionada de fissuras?

A

Hemorroida interna = indolor com sangramento comum
Hemorroida externa = doloroso com poucl ou sem sangramento
Fissura pode estar relacionada a enterorragia ou não.
A causa relacionada de fissuras é constipação, onde a fezes estarão mais enrijecidas e acabam lesando a parede do intestino.