Aleitamento materno Flashcards
Uma mãe de 20 anos, com RN de 1 mes de vida, em aleitamento materno exclusivo, procura o posto de saúde, pois trabalha como diarista e deve retornar ao serviço em 15 dias.
Ela refere ter bastante leite e quer orientação sobre o armazenamento do leite materno em casa.
A dúvida dela é com relação ao tempo em que o leite pode ficar armazenado. Sua resposta, com base n arecomendação do MS, será qual?
O leite materno (não pasteurizado, ou seja, o leite que a mãe ordenha e armazena sem nenhum tipo de processo para seu próprio filho) pode ser armazenado EM FREEZER por, no máximo, 15 DIAS.
É indicativo de técnica inadequada de amamentação ro recém-nascido:
São alguns sinais de pega incorreta:
- quando o queixo não toca a mama;
- boca pouco aberta;
- lábios apontados para frente, e o inferior para dentro
- bochecas encovadas com estalidos ou covinhas:
- Idealmente a bocheca deve estar arredondada
Puérpera na 3ª semana pós-parto retorna à maternidade referindo prurido, ardor e dor mamilar. Ao exame, observou-se hiperemia e descamação da pele da região areolomamilar. O obstetra solicitou que trouxessem o recém-nascido para exame clínico da cavidade oral. A hipótese diagnóstica realizada pelo obstetra foi infecção por _________
CANDIDA ALBICANS
A infecção da mama por candida albicns no puerpério é bastante comum. A infecção pode ser superficial ou atingir os ductos lactíferos, e costuma ocorrer na presença de mamilos úmidos (cândida cresce em ambiente com carboidratos) e com lesão.
A infecção por cancidade costuma se manifestar por prurido, sensação de queimadura e “fisgadas” nos mamilos, que persistem após as mamadas. Os mamilos costumam estar vermelhos e brilhantes. Algumas mães se queixam de ardência e fisgadas dentro das mamas.
É muito comum a criança apresentar crostas brancas orais, que devem ser distinguidas das crostas de leite (as quais são removidas sem deixar área cruenta).