2) Evolução histórica dos direitos humanos Flashcards

1
Q

Fato que trouxe a ideia de governo representativo e vários direitos que seriam, séculos depois, universalizados, como por exemplo, o PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL, a limitação do poder de tributar e do confisco, o Tribunal do Júri, o PRINCÍPIO DA LEGALIDADE, o acesso à justiça e a proporcionalidade entre delito e pena?

A
  • Magna Carta Inglesa, de 1215  foi imposta ao Rei João Sem Terra, foi a certidão de nascimento dos direitos humanos, bem como da 2 fase do constitucionalismo.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

No que consistiu o PETITION OF RIGHTS, de 1628 e o Declaração de Direitos (BILL OF RIGHTS), de 1689?

A
  • PETITION OF RIGHTS - busca pela limitação do poderes do rei, onde através de tal documento, os barões ingleses, representados pelo Parlamento, afirmam que o rei tem o dever de não cobrar impostos sem a autorização do Parlamento (limitações no direito de taxar), bem como se reafirma o devido processo legal, que seria implementado posteriormente.
  • BILL OF RIGHTS - no contexto da Revolução gloriosa, foi aceita em sua integralidade, uma Declaração de Direitos, votada pelo Parlamento, que passou a constituir uma das leis fundamentais daquele país, reduziu definitivamente o poder dos reis ingleses (instaurando um regime monarca constitucional).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual foi o primeiro documento de vocação universal, serviu como alicerce para a DUDH, em 1948?

A
  • A Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, em 1789 (primeiro documento de vocação universal, serviu como alicerce para a DUDH, em 1948), consagra os valores de liberdade, igualdade e fraternidade, com clara influência jusnaturalista. Contempla várias ideias como: soberania popular, sistema de governo representativo, igualdade de todos perante a lei, presunção de inocência, direito à propriedade, direito à segurança, liberdade de consciência, de opinião, de pensamento, bem como o dever do Estado Constitucional de garantir os direitos humanos.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais são os PRECEDENTES HISTÓRICOS DA CRIAÇÃO DA ONU (1945)?

A
  • Cruz Vermelha, criada pela Convenção de Genebra de 1864. Nessa Convenção foi fixado um conjunto de leis para amenizar o sofrimento de soldados prisioneiros, doentes e feridos em guerra e para atender a população atingida por conflitos bélicos;
  • Luta contra a escravidão, que se intensificou no século XIX, cujo documento de destaque é o Ato Geral da Conferência de Bruxelas de 1890;
  • Criação da Organização Internacional do Trabalho, em 1919, para a proteção dos direitos humanos nas relações de trabalho.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Sobre a Evolução histórica dos direitos humanos, qual foi o marco histórico considerado a CERTIDÃO DE NASCIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS e a CERTIDÃO DE NASCIMENTO do constitucionalismo?

A
  • Idade Média: MAGNA CARTA: Na Idade Média, tínhamos o poder ilimitado dos governantes, baseado na vontade divina. Mesmo nessa época, surgem os primeiros movimentos de reivindicação da liberdade a determinados estamentos:
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual a relevância do documento chamado HABEAS CORPUS ACT, de 1679?

A
  • Regulamenta a proteção judicial dos que foram presos injustamente.
  • Trazia no seu texto a previsão do dever de entrega do “mandado de captura” ao preso ou seu representante, sinalizando mais um avanço para banir as detenções arbitrárias (ainda hoje um dos grandes problemas mundiais de violação de direitos humanos).
  • Assim, essa Lei de 1679, designada como uma “lei para melhor garantir a liberdade de súdito e para prevenção das prisões no ultramar”, veio confirmar a verdade de uma regra inglesa segundo a qual, são as garantias processuais que criam o direito, e não o contrário.
     *	A importância da Lei de Habeas Corpus, reside no fato de que essa garantia judicial, que tinha a finalidade de proteger a liberdade de locomoção, foi a fonte de outras garantias que vieram posteriormente, para a proteção de outras liberdades fundamentais. Entretanto, o instituto passou a ser utilizado não só nos casos de prisão efetiva, mas também nos casos de ameaça de simples constrangimento à liberdade de ir e vir.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A Declaração de Independência dos EUA é o primeiro documento político que reconhece a soberania popular e a existência de direitos inerentes a todo ser humano, independentemente das diferenças de sexo, raça, religião, cultura ou posição social. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Em se tratando da Evolução histórica dos direitos humanos, mais precisamente dos DOCUMENTOS INGLESES, tem-se a MAGNA CARTA (1215), onde na Idade Média, tínhamos o poder ilimitado dos governantes, baseado na vontade divina. Contudo, foi imposta ao Rei João Sem Terra, pelos barões ingleses, o documento deixa claro, pela primeira vez na história política medieval, que o rei se encontra vinculado pelas próprias leis que edita. Na Inglaterra, o Rei João Sem-Terra passou a cobrar mais impostos dos barões para fortalecer sua campanha bélica. Em troca, os barões passaram a exigir que o rei reconhecesse formalmente os seus direitos, através da Magna Carta. A Magna Carta, de 1215, consistia em disposições que protegiam os barões ingleses e a liberdade da igreja católica contra os abusos do Rei João Sem-Terra. Apesar de não ter sido direcionado ao povo inglês e não ser um documento de caráter universal, porque voltada apenas à proteção da nobreza inglesa, a importância da magna carta se fez no processo histórico de afirmação dos direitos humanos, pois consagrou pela primeira vez na história a LIMITAÇÃO INSTITUCIONAL DOS PODERES DO REI (segunda fase do constitucionalismo). (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO.

    * Foi CERTIDÃO DE NASCIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS e a CERTIDÃO DE NASCIMENTO do constitucionalismo.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Em se tratando da Evolução histórica dos direitos humanos, mais precisamente dos DOCUMENTOS INGLESES, tem-se na Idade Moderna, o Petition of Rights, o Habeas Corpus Act e o Bill of Rights. O PETITION OF RIGHTS, busca pela LIMITAÇÃO DO PODERES DO REI, onde através de tal documento, afirmam que o rei tem o dever de não cobrar impostos sem a autorização do Parlamento (limitações no direito de taxar). Já o HABEAS CORPUS ACT, regulamenta a proteção judicial dos que foram presos injustamente. Trazia no seu texto a previsão do dever de entrega do “mandado de captura” ao preso ou seu representante, sinalizando mais um avanço para banir as detenções arbitrárias. E por fim, o BILL OF RIGHTS, reduziu definitivamente o poder dos reis ingleses (INSTAURANDO UM REGIME MONARCA CONSTITUCIONAL). (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Em se tratando da Evolução histórica dos direitos humanos, mais precisamente dos PENSADORES ILUMINISTAS, tem-se grande destaque o pensador? (obs.: cunhou o conceito de dignidade).

A
  • Immanuel Kant, na obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes, de 1785, afirma que a dignidade é um valor intrínseco a todo ser racional, que não tem equivalente. AS COISAS TÊM PREÇO, AS PESSOAS TÊM DIGNIDADE. O homem é um fim em si mesmo.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Em se tratando da Evolução histórica dos direitos humanos, mais precisamente do CONSTITUCIONALISMO LIBERAL e as DECLARAÇÕES DE DIREITOS, a Revoluções Inglesas, mais precoce, teve como marcos a Petition of Rights (limitação dos poderes do rei); o habeas Corpus ACT (lei do habeas corpus) e o Bill of Rights (declaração de direitos) e a Revolução Americana retrata o processo de independência das colônias britânicas, com a Declaração de Independência, em 1776 (escrita em grande parte por Thomas Jefferson) e a Constituição norte-americana, de 1787 (em 1791, o texto constitucional recebe 10 emendas que introduzem um rol de direitos fundamentais). Por fim, tem-se a Revolução Francesa pregou o fim das desigualdades entre indivíduos e grupos sociais. Da tríade liberdade, igualdade e fraternidade, a igualdade foi o ponto central do movimento. A fraternidade seria a virtude necessária para a abolição de todos os privilégios. Tinham como principal objetivo a supressão das desigualdades estamentais e não a consagração das liberdades individuais. Apesar de os franceses não se preocuparem com as garantias processuais de efetivação do direito, acreditavam que os direitos vivem, em última análise, na consciência humana. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Em se tratando da Evolução histórica dos direitos humanos, mais precisamente do CONSTITUCIONALISMO LIBERAL e as DECLARAÇÕES DE DIREITOS, a A Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, em 1789 (primeiro documento de vocação universal, serviu como alicerce para a DUDH, em 1948), consagra os valores de liberdade, igualdade e fraternidade, com clara influência jusnaturalista. Diz que, A sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua administração. Bem como, que A sociedade em que não esteja assegurada a garantia dos direitos nem estabelecida a separação dos poderes não tem Constituição. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Em se tratando da Evolução histórica dos direitos humanos, mais precisamente do CONSTITUCIONALISMO LIBERAL e as DECLARAÇÕES DE DIREITOS, a A Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, em 1789 (primeiro documento de vocação universal, serviu como alicerce para a DUDH, em 1948), consagra os valores de liberdade, igualdade e fraternidade, com clara influência jusnaturalista. Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum. A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade a segurança e a resistência à opressão. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Em se tratando da Evolução histórica dos direitos humanos, mais precisamente dos DOCUMENTOS DO SÉCULO XIX, tem-se a CONVENÇÃO DE GENEBRA DE 1864 e o ATO GERAL DA CONFERÊNCIA DE BRUXELAS de 1890, quais as duas ideias centrais?

A
  • A CONVENÇÃO DE GENEBRA DE 1864 (direito humanitário sobre lei de guerras): Inaugurou o chamado direito humanitário internacional. É o conjunto de leis e costumes da guerra, visando a minorar o sofrimento de soldados doentes e feridos, bem como de populações civis atingidas por um conflito bélico.
  • O ATO GERAL DA CONFERÊNCIA DE BRUXELAS de 1890 (repressão ao tráfico de escravos africanos):
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Em se tratando da Evolução histórica dos direitos humanos, mais precisamente da Constituição Mexicana de 1917 e da Constituição Alemã de 1919 (Constituição de Weimar), quais as suas influências?

A

AMBAS SÃO MARCOS DOS DIREITOS DE SEGUNDA GERAÇÃO.

          * A Constituição Mexicana de 1917 - Foi a primeira a conferir a qualidade de direitos fundamentais aos DIREITOS TRABALHISTAS, ao lado das liberdades individuais e garantias políticas. Esse caráter social dos direitos humanos só seria reconhecido na Europa após a Primeira Guerra Mundial. E em alguns países, como Estados Unidos, existe grande resistência, ainda hoje, de aceitar e efetivar essa dimensão dos direitos. (desmercantilização do trabalho; Aboliu o caráter absoluto e privado da propriedade privada)

          * A Constituição Alemã de 1919 (Constituição de Weimar) - surgiu como produto da Primeira Guerra (1914-1918) e instituiu a primeira república alemã. A Constituição influenciou a evolução das instituições políticas em todo o Ocidente. Desenvolveu a proposta de democracia social traçada pela Constituição mexicana. Essas duas constituições serviram de inspiração para os dois pactos internacionais de direitos humanos (1966) da Organização das Nações Unidas (ONU).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A fase de Internacionalização dos Direitos Humanos, com importantes antecedentes e o auge no pós-Segunda Guerra Mundial, com a elaboração da Carta de São Francisco, em 1945, tratado que cria da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 1948, a ONU proclama a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), documento que simboliza, com os Pactos Internacionais, 1966, o processo de internacionalização dos direitos humanos em escala global. Ademais, a carta da ONU diz que depreende de seu preâmbulo “preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla”. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

17
Q

Em se tratando da Evolução histórica dos direitos humanos, mais precisamente dos TEXTOS INTERNACIONAIS RELACIONADOS AOS DIREITOS DE 3ª GERAÇÃO, cite 3 deles?

A

1) Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, 1972: Foi o primeiro tratado internacional que reconheceu a existência de um “direito da humanidade”, referindo-se a bens que pertencem a todos e não podem ser apropriados por ninguém.

2) Convenção sobre o Direito do Mar, 1982: em Montego Bay, na Jamaica, resguarda os direitos fundamentais da humanidade sobre os mares e oceanos. De um lado, regula a exploração e aproveitamento dos fundos marinhos e oceânicos e seu subsolo, traçando os limites da jurisdição de cada país. De outro lado, trata da conservação dos recursos vivos e da proteção e preservação do meio marinho. Foi o primeiro documento internacional a reconhecer, como principal fator de produção dos tempos modernos, a tecnologia.

3) Proteção internacional do MEIO AMBIENTE: O direito ao meio ambiente sadio, apesar de não estar em nenhum tratado do sistema global, já está previsto em documentos dos sistemas regionais de proteção de direitos humanos, como por exemplo, no artigo 24 da Carta Africana e no artigo 11 do Protocolo de San Salvador. Nota-se, no cenário internacional, um fenômeno conhecido como greening, ou esverdeamento, do direito internacional, reforçando-se a preocupação da proteção do meio ambiente sadio.

             * Se inicia em 1972, com a Conferência de Estocolmo. Após vinte anos a Convenção sobre a Diversidade Biológica e a Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima.
            * Em junho de 2012, foi realizada, no Rio de Janeiro, a Conferência Rio+20. O relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, elaborado a cada 5 anos, advertiu que, dos 90 objetivos definidos como prioritários para a preservação ecológica.
18
Q

Em se tratando da Evolução histórica dos direitos humanos, mais precisamente dos TEXTOS INTERNACIONAIS RELACIONADOS AOS DIREITOS DE 3ª GERAÇÃO, Recentemente, em julho de 2022, no julgamento da ADPF 708, o STF reconheceu o ACORDO DE PARIS como tratado internacional de direitos humanos. A ADPF trata da omissão do governo em destinar recursos do Fundo Clima, criado em 2009 para apoiar projetos de enfrentamento às mudanças climáticas. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO.

    * O Poder Executivo tem o dever constitucional de fazer funcionar e alocar anualmente os recursos do Fundo Clima, para fins de mitigação das mudanças climáticas. Pela decisão, está vedado seu contingenciamento, à luz das normas constitucionais e internacionais que protegem o meio ambiente e os e os direitos humanos e também em função da Lei de Responsabilidade Fiscal. A decisão do STF despertou enorme atenção em todo o mundo, por duas razões. Primeiro, porque tratou de um assunto central na agenda climática global e que constitui um dos pilares do Acordo de Paris, o financiamento climático. Segundo, porque foi a primeira vez que uma corte constitucional equiparou o Acordo de Paris a um tratado de direitos humanos. No ordenamento jurídico brasileiro, isso significa que o Acordo de Paris passa agora a ter um status privilegiado, ocupando uma posição superior às leis ordinárias e outras normas inferiores, como decretos do Poder Executivo (“supralegalidade”).”