TUTORIA 6 - Intestino Grosso (IG) Flashcards
Qual a diferença entre intestino delgado e grosso?
- Apêndices omentais do colo (ou epiplóicos): projeções pequenas, adiposas, semelhantes ao omento e reserva energética;
- Saculações ou Haustrações (a tensão das tenias produzem essas saculações no IG)
- Calibre maior;
- Tênias (faixas de musculo liso longitudinal)
Quais as funções do intestino grosso?
Funções do intestino grosso !!!!!!!!!!!!
- Absorção de vitamina K, B12, produzidas por bactérias.
- Absorção de agua e eletrólitos para formação de fezes sólidas
- Formação e armazenamento das fezes.
Quais são os movimentos realizados pelo intestino grosso?
Movimentos de mistura - haustrações
Movimentos propulsivos - movimentos de massa
Explique os movimentos de mistura - haustrações
- São contrações combinadas de faixas circulares e longitudinais de musculos que fazem com que porcoes do intetsino grosso se inflem em sacos denominados hautrações
- Este movimento é de mistura e de exposição do conteúdo luminal à mucosa intestinal, otimizando a absorção de água e íons
- Resumindo: o material fecal no intestino grosso é lentamente revolvido, de forma que todo o material fecal é gradualmente exposto à superfície mucosa do intestino grosso, para que os líquidos e as substâncias dissolvidas sejam de maneira progressiva absorvidos
Explique os movimentos propulsivos - movimentos de massa
- ocorre 1 a 3 vezes ao dia
- Anel constritivo ocorre em resposta à distensão ou irritação em um ponto no cólon, o que costuma ser no cólon transverso -> haustrações desaparecem e o segmento passa a se contrair como unidade, impulsionando o material fecal em massa para regiões mais adiante no cólon -> A contração se desenvolve progressivamente por volta de 30 segundos, e o relaxamento ocorre nos próximos 2 a 3 minutos.
- Quando tiverem forçado a massa de fezes para o reto, surge a vontade de defecar. O movimento de massa resulta dos reflexos ortotáxico, gastrocólico e gastroileal.
- Quando tiverem forçado a massa de fezes para o reto, surge a vontade de defecar. O movimento de massa resulta dos reflexos ortotáxico, gastrocólico e gastroileal. O primeiro consiste em aumento da motilidade do cólon em resposta à mudança da posição horizontal para a vertical; os outros dois surgem ao despertar, em resposta ao aumento da atividade contrátil e secretora gástrica, desencadeado pela chegada do alimento ao estômago depois do desjejum.
Explique cólon absortivo e cólon distal
Grande parte da absorção no intestino grosso se dá na metade proximal do cólon, o que confere a essa porção o nome de cólon absortivo, enquanto o cólon distal funciona principalmente no armazenamento das fezes até o momento propício para a sua excreção e, assim, é denominado cólon de armazenamento.
Qual a importância do plexo intrínseco no reflexo de defecação?
O reflexo intrínseco, mediado pelo sistema nervoso entérico local na parede do reto, ocorre quando as fezes entram no reto, causando distensão da sua parede, o que desencadeia sinais aferentes que se propagam pelo plexo mioentérico para dar início a ondas peristálticas no cólon descendente, sigmoide e no reto, empurrando as fezes na direção do reto. À medida que a onda peristáltica se aproxima do ânus, o esfíncter anal interno se relaxa, por sinais inibidores do plexo mioentérico; se o esfíncter anal externo estiver relaxado consciente e voluntariamente, ocorre a defecação.
O que são divertículos?
Divertículos do cólon são evaginações pequenas, semelhantes a frascos, geralmente de 0,5-1 cm de diâmetro, que ocorrem em distribuição regular entre as taeniae coli.
O que são diverticulítes?
Inflamação do divertículo.
A estase fecal pode levar a contaminação bacteriana e inflamação (diverticulite), que pode evoluir com perfuração intestinal, abscessos pericólicos, peritonite, fístulas e hemorragia. A reparação do processo inflamatório pode causar estenose da luz intestinal e simular câncer obstrutivo do cólon.
Quais são as causas da doença diverticular?
Dietas com baixo teor de fibras
espasmo do cólon
anatomia exclusica do cólon
Qual a patogênese da doença diverticular?
- Fraqueza local da parede muscular
- Aumento da pressão intralumial
As causas de aumento da pressão intraluminal estão relacionadas com o padrão alimentar ocidental, pobre em fibras e vegetais. Em condições fisiológicas, as ondas peristálticas são estimuladas pelo volume fecal. Quando o conteúdo fecal é pequeno, ocorrem contrações segmentares, anômalas, que provocam grande aumento da pressão na luz e levam a herniação da mucosa nos pontos de fraqueza da parede intestinal.
acometem geralmente o sigmóide.
Qual a fisiopatologia da doença diverticular?
A fisiologia intestinal não sofre alterações dramáticas nesta doença, entretanto essas saculações aumentam a probabilidade para a estase fecal.
A estase fecal pode levar a contaminação bacteriana e inflamação (diverticulite), que pode evoluir com perfuração intestinal, abscessos pericólicos, peritonite, fístulas e hemorragia. A reparação do processo inflamatório pode causar estenose da luz intestinal e simular câncer obstrutivo do cólon.