TUTORIA 3 - Vesículas biliares e pâncreas Flashcards
Como se forma o cálculo de colesterol?
- A formação da bile é a única via importante para eliminação do excesso de colesterol do corpo, tanto como colesterol livre quanto como sais biliares.
- O colesterol torna-se solúvel em água pela agregação aos sais biliares e às lecitinas.
- Quando as concentrações de colesterol excedem a capacidade de solubilização da bile (supersaturação), o colesterol não pode mais ficar disperso e é nucleado em cristais sólidos de monoidrato de colesterol. A formação de cálculos de colesterol é acentuada pela hipomotilidade da vesícula biliar (estase), que promove a nucleação e a hipersecreção de muco, que consequentemente aprisionam os cristais, permitindo sua agregação em cálculos.
Como se forma o círculo de pigmento?
- A formação de cálculos de pigmentos ocorre mais frequentemente na presença de bilirrubina não conjugada em árvores biliares, como ocorre nas anemias hemolíticas e infecções biliares. Os precipitados são rastreados no cálcio da bilirrubina insolúvel.
- A formação dos cálculos pigmentares está associada a hiperbilirrubinemia, estase biliar e infecções. Em condições normais, uma quantidade de bilirrubina não conjugada na bile é pequena. Quando aumenta, principalmente nas anemias hemolíticas, pode iniciar a formação de cálculos, especialmente quando há infecções (bacterianas ou parasitárias) que causam microrganismos no β-glicuronidase; esta hidrolisa uma bilirrubina conjugada, reduz a concentração de bilirrubina não conjugada.
Qual ação da bile no intestino?
Os sais biliares desempenham duas ações importantes no intestino:
- A bile age portanto como um detergente e faz com que a gordura misture-se com agua, podendo assim ser quebrada pela lipase em ácidos graxos e depois ser absorvida no intestino delgado.
- Segundo, e até o mais importante, a função emulsificante, a bile emulsiona as gorduras fazendo com que o pequeno tamanho das partículas lipídicas formadas aumente a área superficial exposta à ação da lipase pancreática. Sem a presença de sais biliares no intestino, até 40% das gorduras ingeridas são perdidas nas fezes, e a pessoa muitas vezes desenvolve déficit metabólico decorrente da perda desses nutrientes.
Qual a principal ação digestiva da bile?
- A emulsificação amplia a área superficial das gorduras expostas às ações das enzimas lipolíticas pancreáticas. Esta é a principal ação digestiva da bile.
- Além disso, os produtos da hidrólise lipídica incorporam-se às micelas dos sais biliares e são transportados por elas, através da camada não agitada de água que recobre a borda em escova da membrana luminal dos enterócitos do delgado. Assim, a bile, além de ser importante na digestão dos lipídios, é necessária para a absorção dos produtos da sua hidrólise.
Quais são as fases de produção da bile?
- Bile é secretada pelos hepatócitos para os canalículos biliares (composição: ácidos biliares, colesterol, bilirrubina)
- Seguem para os ductos biliares, aonde um segunda porção de secreção hepática é adicionada (íos sódio e bicabornato - secretados pelas células epiteliais que revestem o ducto)
- Essa secreção é estimulada pela secretina -> leva a secrecao adicional desses ions para suplementar a secreção pancreática -> para neutralizar o ácido que chega ao duodeno.
- Chegam aos ductos hepáticos direito e esquerdo, que ao final formam o ducto hepático comum -> ducto colédoco -> vesícula
O que é colelitíase?
É a presença ou formação de cálculos nas vias biliares
Quais são as causas de colelitíase?
- Sob condições anormais, o colesterol pode se precipitar na vesícula biliar, resultando na formação de cálculos biliares de colesterol.
- A quantidade de colesterol na bile é determinada, em parte, pela quantidade de gordura ingerida
Quais sao os fatores de risco para colelitíase?
- sexo feminino
- obesidade
- dieta hipercalórica
- diabetes
- cirrose hepática
- doença de Crohn
O que é colecistite?
É a inflamação da vesícula biliar, pode ser devido à um cálculo no colo (ducto cístico), antes de chegar ao ducto colédoco
O que é coledocolitíase?
Presença de cálculos dentro do ducto colédoco
Qual a complicação da coledocolitíase?
pancreatite biliar (principal), obstrução e cólica biliar
Descreva a tecnica semiológica do sinal de Murphy
Na colelitíase e na colecistite crônica, embora a vesícula não seja palpável, é frequente o paciente relatar dor quando é exercida compressão sob o rebordo costal direito, no ponto cístico, durante a inspiração profunda.
- Paciente em decúbito dorsal
- Examinador coloca sua mão esquerda de modo que o polegar se insinue sob o rebordo costal direito no nível da borda interna do músculo reto anterior, enquanto a face palmar da mão apoia-se sobre o flanco.
- Sem afrouxar a pressão exercida pela mão palpadora, solicita-se que o paciente respire profundamente.
- Em caso de dor, o atendido interrompe o movimento respiratório ao mesmo tempo que reclama da sensação dolorosa.
O que causa icterícia por conta do cálculo?
Os cálculos obstruem o fluxo biliar, podendo ficar presos proxímos da ampola hepatopancreática, o que produz icterícia obstrutiva
Por que litíase causa colúria?
Colúria é um termo para descrever uma urina escura. Esta coloração é causada por uma acumulação de bilirrubina directa (bilirrubina conjugada) no sangue e a sua consequente excreção pela urina