CONF 2 - Metabolismo da bilirrubina Flashcards
O que é icteícia?
É a pigmentação amarelada da pele e mucosas por deposição de bilirrubina
Como é classificada o valor da bilirrubina?
BNormal: < 1mg/dL Hiperbilirrubina sem icterícia: 1 a 2 mg/dL Hiperbilirrubinemia com icterícia > 2 mg/dL
O que é hemocaterese?
As hemácias, por volta dos 120 dias de vida, acabam envelhecendo e são destruídas pelo baço, em um processo chamado hemocaterese
Como ocorre a hemocaterese?
No baço existem os capilares fenestrados, onde as hemacias mais novas conseguem passar pelas fenestrações, diferente das mais velhas que acabam ficando e sendo destruidas –> macrófagos engloba os fragmentos restantes das hemácias -> heme e globina -> grupo heme divide -> ferro e protoporfirina -> protoporfirina sofre duas transformações -> biliverdina e logo depois em bilirrubina livre.
Qual a origem da bilirrubina?
No baço existem os capilares fenestrados, onde as hemacias mais novas conseguem passar pelas fenestrações, diferente das mais velhas que acabam ficando e sendo destruidas –> macrófagos engloba os fragmentos restantes das hemácias -> heme e globina -> grupo heme divide -> ferro e protoporfirina -> protoporfirina sofre duas transformações -> biliverdina e logo depois em bilirrubina livre. Essa bilerrubina é lançada no plasma, mas ela é insolúvel -> albumina (BI).
O que acontece quando a bilirrubina indireta chega no fígado?
Quando a BI chega ela passa por três processos: Captação, conjugação e excreção
Explique o processo de captação que ocorre no fígado com a BI.
A albumina é extremamente importante, então ela é devolvida ao fígado
Explique o processo de conjugação que ocorre no fígado.
A BI é conjugada com ácido glicurônico, através da enzima glicuroniltranferase - BD (solúvel)
Explique o processo de excreção que ocorre no fígado.
Logo depois ela é secretada no lúmen intestinal, através da bile -> parte dessa BD é metabolizada por bacterias em urobilinogênio e a outra parte retorna à circulação intestinal e vai para a urina (quando oxidada a urina é conhecida como urobilina). Já a outra parte se transforma em estercobilinogênio (substância que da cor as fezes).
Qual a função da haptoglobina?
é uma proteina de fase aguda produzida pelo fígado, que se liga irreversivelmente à hemoglobina após a hemólise, formando um complexo que é removido pelas células de Kupffer. É o marcador mais sensível de hemólise em que geralmente seus níveis estão diminuidos. Lembrando que a hemoglobina livre é tóxica
Para que serve a haptoglobina?
Quando há lise da hemácia a haptoglobina se liga para que não haja produção de bilirrubina, uma vez que as vezes não é necessária sua produção
Por que na anemia hemolítica o paciente não possui urina escura e a colestase possui?
Na AH pacinete tem excesso de urobilinogênio na urina, que não a deixa escura, uma vez que so se transforma em contato com o meio externo. O estercobilinogenio é transformado em estercobilina no intestino, dando cor as fezes. Nas colestases a BD é hidrossolúvel e causa um quadro de colúria e acolia fecal.
Descreva o ciclo entero-hepático no RN . Relacione com o ritmo de evacuação. Relacione com a hipoalimentação O que tem a ver com o leite materno? Qual nome das primeiras fezes?
O ambiente IU era estéril então o bebe nasce sem uma microbiota. A BD chega ao intestino e é desconjugada por glicuronidases (presentes na parede do intestino e no leite materno) -> formando bilirrubina desconjugada (BI), que pode ser reabsorvida e aumenta ainda mais a oferta de BI no fígado (que já estava alta devida à intensa hemólise sofrida pelo RN, pois sua capacidade de conjugação hepática é muito menor)-> todo bebê tem icterícia ou bilirrubina aumentada – Se o bebê tiver um ritmo de evacuação normal, ele vai excretar essa bilirrubina normalmente. – Se ele for hipoalimentado ou tiver um ritmo baixo de evacuação, pode ter mais chances de ter ictéricia – O leite materno é muito mais doce, e o bebê possui pouca enzima lactase -> isso tem um efeito bom sobre as fezes, porque favorece a evacuação – Primeiras fezes: mecônio -> vai mudando de cor (fezes de transição: amarelo-esverdeadas), até adquirir as bactérias intestinais responsáveis por oxidar o estercobilinogênio em estercobilina.
Quais são as causas da icterícia?
Aumento de hemólise Defeitos de conjugação (doença de Criegler-najjar, incompatibilidade Rh); Colestase (aumento de BD)
O que causa icterícia em adulto? BI BD
BI: - Hiper hemólise (anemia falciforme e doença autoimune) - S. de Gilbert