Tireóide - Semana 13 Flashcards

1
Q

Quais são as funções da tireóide e suas células?

A

Ela é responsável pela regulação da taxa do metabolismo corpóreo, fundamental para o crescimento normal e desenvolvimento do SNC e esqueleto. A glândula na vida intrauterina independe de hormônios maternos, em casos de tireóides saudáveis. As células da tireóide são as células foliculares (produzem T3 e T4) e células C (produzem calcitonina).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como ocorre a síntese e a secreção dos hormônios tireoidianos?

A

Ocorre nos folículos tireoidianos, na necessidade de iodo (que provem da dieta, cerca de 400 Mg, mas cerca de 60 Mg só são aproveitados e formam iodetos). O iodo é colocado dentro das células do folículo pela bomba de iodeto (alta concentração na célula) e depois jogado no colóide passivamente, onde há a presença de tireoglobulina. A união de TG com I, pela ação da peroxidase (ela transforma iodeto em iodo e o liga na tirosina da TG, pode colocar 1 - forma MIT - ou 2 - forma DIT). Quando você tem T3 é MIT e DIT, e T4 é DIT e DIT.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais são os mecanismos existentes de regulação da tireóide?

A

1- EIXO HIPOTÁLAMO-HIPÓFISE
O TRH estimula a produção e liberação do TSH, e este estimula a síntese de tireoglobulina e peroxidase, acúmulo de iodeto, síntese de T3 e T4, endocitose de colóide, proteólise de trireoglobulina e secreção de T3 e T4. E sua hiperestimulação pode gerar hiperplasia e hipertrofia.

2- APORTE DE IODO
Efeito Wolff-Chaikoff (inibição da síntese de T3 e T4 por excesso de iodo).

3- TIREOGLOBULINA
Faz uma autorregulação feita pela concentração dessa proteína (regulação autócrina).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Sobre o TSH, qual sua composição, secreção e função?

A

O TSH tem duas subunidades, uma alfa e uma beta (codificadas por diferentes em cromossomos diferentes, mas ambas são estimuladas pelo TRH e inibidas por T3 e T4) que se ligam por ligações não covalentes. Primeiro se forma um pré-hormônio (com as subunidades separadas), depois as subunidades se combinam e então temos TSH.

SECREÇÃO
Também é estimulada pelo TSH, que se liga a um receptor de MP e utiliza AMPc como segundo mensageiro.

FUNÇÃO
Ela regula o crescimento e o metabolismo da glândula e a secreção de seus hormônios. Sua modulação ocorre principalmente em jejum (diminuindo) e exposição ao frio (aumenta). É inibido por: somatostatina, dopamina, cortisol e GH.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Sobre os hormônios tireoidianos, qual é a distribuição deles, como são transportados e suas principais funções?

A

A tireóide produz T4 (90%), T3 (10%) e T3r (<1%), porém no fígado, nos rins e dentro das células alvo a T4 é convertida em T3 (tem mais afinidade com os receptores), pela ação da deiodinase.
Seu transporte plasmático ocorre associada à globulina-ligadora de tiroxina (TBG) - cerca de 70%, albumina - cerca de 20%, transtirretina (TTR) - cerca de 15%, lipoproteínas - cerca de 3%, e livres (sendo que as bioativas são as livres.
*Os que são carreados servem de respiratórios, por até 7 dias, que compensam alterações agudas da glândula e impedem também a rápida degradação.
Possuem receptores nucleares que ativos se ligam ao DNA.
Como principais funções temos: aumento do AMPc, da eritropoietina, da hidroxiprolina, de GH, de ADH, entre outras, e diminui TSH, TR, proteína G inibitória, colesterol total e LDL-colesterol. Além disso, aumenta a taxa basal de consumo de O2 e a produção de calor. Além disso, tem efeitos respiratórios, efeitos cardíacos, efeitos metabólicos, efeitos no crescimento e desenvolvimento tecidual, efeitos no sistema simpático e efeitos no sistema nervoso central.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

No que consiste o bócio?

A

O bócio é o crescimento anormal e exagerado da tireóide, pode acontecer em casos de tipo e hipertireoidismo (e também sem eles), e decorre da deficiência de iodo (como não tem iodo e então não forma T3 e T4, a TSH continua estimulando cada vez mais e aumenta o tamanho). Hoje em dia é muito raro pela presença de Iodo no sal de cozinha.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Diferencie o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.

A

HIPOTIREOIDISMO
Como sintomas temos: sono, memória ruim, pele opaca, infiltração tem torno dos olhos (fáceis mixedematoso), etc. Pode ter seus sintomas confundidos com os da velhice e pode ser difícil de diagnosticar em crianças. Pode ser primária (defeito na tireóide - baixo T3 e T4 e alto TSH) ou secundária (defeito na hipófise - baixo TSH e baixo T3 e T4).

HIPERTIREOIDISMO
Como sintomas temos: bócio, olhos grandes e esbugalhados (você ve a esclera em cima e embaixo da íris). A doença de Davis é a principal causa que leva ao hipertireoidismo (o corpo produz um anticorpo para o receptor de TSH, que acaba por estimular esses receptores - atuando como TSH - e estimulando de maneira exagerada a tireóide). Também pode ser primária (da tireóide, com T3 e T4 alto e TSH baixo) e secundária (na hipófise, com TSH alto e T3 e T4 altos).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly