Sistema Reprodutor Feminino - Semana 12 Flashcards
Quais são as principais características da composição e secreção dos hormônios LH e FSH?
O LH e o FSH são hormônios glicoproteicos que regulam o desenvolvimento, crescimento, puberdade, reprodução e secreção de esteróides sexuais gonadais. Ambos são produzidos nos gonadotrofos (porém de diferentes subtipos) na adenohipófise pelo estimulo do hormônio hipotalâmico GnRH (de maneira pulsátil), as quantias de secreção variam até a puberdade, mas depois nos homens essa secreção é constante e nas mulheres tem ciclos, junto com a menstruação e diminuição com a menopausa. Os dois hormônios são dímeros, possuindo uma subunidade alfa e uma beta (sendo essa última que confere a especialidade de cada um), a transcrição de ambas é estimulada pelo GnRH. Além disso, os 2 hormônios recebem Feedback negativo de estradiol e testosterona, que diminuem a amplitude e frequência dos pulsos de GnRH pela diminuição de receptores.
Como se dá a diferenciação gonadal feminina?
A gônada indiferenciada bipotencial se diferencia em ovários na ausência do gene SRY e na presença dos genes DAX1 e Wnt4. Os ovários, diferentemente dos testículos, não precisam produzir nenhum hormônio para estimular o crescimento das outras estruturas femininas (e impedir as masculinas), apenas a presença já estimula o desenvolvimento das estruturas de Muller. Mas mesmo assim as células da teca produzem estrógeno e as células da granulosa produzem progesterona.
Cite as principais funções do FSH e do LH.
FSH
Ele é um folículo estimulante, então irá estimular as células de sertolli, dos testículos, e as células da granulosa, dos ovários, para produzir as substâncias necessárias à orogênese e espermatogênese.
LH
Estimula as células da teca, no ovário, e as células de Leydig, nos testículos, para secretar estradiol, testosterona e substâncias importantes para a reprodução.
Cite quais os locais e qual a ação que o estrogênio possui nos locais que atua.
O estradiol (ou estrogênio) atua em diversas áreas do corpo com diferentes efeitos:
ÓRGÃO SEXUAIS
Aumenta o tamanho, o epitélio vaginal passa de cubóide para estratificado, mudanças endometriais e nas tubas.
MAMAS
Desenvolve estroma, crescimento extenso dos dutos e deposição de gordura.
ESQUELETO
Aumenta a atv. osteoblastica e promove a união das epífises às diálises ósseas, além de inibir a até. osteoclástica.
FORMATO CORPORAL
Promove a deposição de proteínas e gorduras nos tecidos, homens tem formato de maçã e mulheres de pera.
PELE
Fica macia e lisa.
BALANÇO ELETROLÍTICO
Promove a retenção de sódio e água.
Diferencie: progesterona, inibina, activina e folistina.
PROGESTERONA
Produzida pelo corpo lúteo, pode tanto aumentar quanto diminuir os efeitos positivos do estradiol sobre o GnRH, e sua administração contínua (como em alguns anticoncepcionais) inibe a secreção de gonadotrofinas (utilizado em contraceptivos orais). Além disso, atua no ciclo menstrual, aumenta e prepara a mama para a lactação, entre outras coisas.
INIBINA
Ela regula a ação da secreção do FSH, é uma glicoproteína gonadal que é produzida pelas células da granulosa (e de sertolli), que irá inibir especificamente o FSH pela supressão da síntese da sua subunidade beta, inibição da sua liberação (dos que já foram produzidos) e inibição da liberação de GnRH pelo hipotálamo.
ACTIVINA
Muito semelhante à estrutura da inibida, porém estimula a síntese e liberação de FSH, sintetizada na hipófise, podendo ter ações tanto parácrinas quanto autócrinas.
FOLISTINA
Irá inibir a secreção de FSH, provavelmente pela inibição da activina.
No ciclo menstrua e endometrial, como ocorre a variação do FSH, LH e PROGESTERONA e quais os impactos de suas variações dentro desses ciclos?
Quanto a menstruação começa, temos uma baixa de estradiol e progesterona, porém uma alta de FSH e LH, que dura a até o fim da menstruação. Assim que acaba, os níveis de progesterona de mantém baixos, os níveis de estradiol sobrem, os de FSH e LH tem uma leve caída, tudo isso até a ovulação. Na ovulação ocorre um pico de LH, que estimula o aumento da progesterona, ocorre a caída brusca do estradiol e um aumento do FSH. Já na fase lútea (depois da ovulação), a progesterona continua subindo, o estradiol aumenta novamente, e os níveis de FSH e LH se mantém baixos, até a próxima menstruação.
Como se da o processo da ovulação nas mulheres?
O pico de LH estimula o aumento da progesterona que irá promover diversas etapas até a liberação do óvulo, como:
ativação de enzimas proteolíticas (enfraquece a parede folicular, aumenta o volume do folículo e degenera o estigma) e
hiperemia folicular e secreção de mais PG (transudação de plasma para o folículo aumentando-o de tamanho).
Tudo isso gera futura do folículo e evaginação do óvulo.