Neurotransmissores - Semana 2 Flashcards
Cite as classificações dos neurotransmissores.
Os neurotransmissores podem ser divididos em 6 grupos: aminoácidos (GABA, glicina e glutamato), acetilcolina, serotonina, histamina, peptídeos e catecolaminas (dopamina, noradrenalina e adrenalina).
Discorra sobre as principais características do neurotransmissor GABA.
O GABA é o principal neurotransmissor inibitório do SNC, é sintetizado a partir da glicose (que é metabolizada em glutamato no ciclo de Krebs), do piruvato e da glutamina, pela enzima glutamato-descarboxilase (que necessita do cofator piridoxal-fosfato derivado da vitamina B6). O GABA será removido da fenda sináptica pelas proteínas de membrana, presentes na pré-sináptica e nas células da glia, GATs e será degradado nas mitocôndrias, onde a GABA-amino transferase o transforma em succinato, voltando para o ciclo de Krebs.
Quais são os receptores do neurotransmissor GABA?
O GABA possui 2 tipos de receptores: GABA b (é metabotrópico - ligado à proteína G -, abre canis de K+ hiperpolarizando a célula ou inibindo canais de Ca++ v.d. inibindo a despolarização da célula - a subunidade beta-gama é a que atua nesses processos) e GABA a (é ionotrópico, permeável ao Cl-, promovendo uma hiperpolarização da célula - este tipo de receptor também possui sítios para etanol (alguns), neuroesteróides, benzodiazepínicos e barbitúricos).
O que ocorre com o GABA em neurônios corticais jovens?
Nesses neurônios o GABA, através de seus receptores ionotrópicos, tem função excitatória devido a existência de um transportador de Na+, K+ e Cl-, assim o gradiente do Cl- se inverte, saindo da célula pelos canais. Isso é muito importante para controlar a proliferação, migração, crescimento e maturação dos neurônios e da rede de conexões.
Discorra sobre as principais características do neurotransmissor GLUTAMATO.
O Glutamato é o principal neurotransmissor excitatório do SNC, é sintetizado a partir da glutamina, pela glutaminase mitocondrial, e do 2-cetoglutarato, por transaminação. O Glutamato é removido da fenda sináptica pelas proteínas de membrana, presentes na pré-sináptica e nas células da glia, TAAEs e é reconvertido em glutamina.
Quais são os receptores do neurotransmissor Glutamato?
O Glutamato possui 2 tipos de receptores: os metabotrópicos (ligados a proteína G), que são 8 e divididos em 3 grupos (grupo I - mGLU1, mGLU5 -, grupo II - mGLU2, mGLU3 -, grupo III - mGLU4, mGLU6, mGLU7, mGLU8), podem ter respostas inibitórias ou excitatórias, tem respostas lentas e duradouras, e os ionotrópicos, que possuem 3 subtipos excitatórios e catiônicos não seletivos de Na+, K+ e Ca++: AMPA (corrente rápida e menos duradoura), CAINATO (faz retroalimentação e tem corrente rápida e menos duradoura) e NMDA (precisa da glicina com coagonista, precisa que o AMPA se abra primeiro pois a membrana tem que estar despolarizada para o Mg++ que está bloqueando o canal saia e permita a passagem dos íons).
O que é o LTP e qual seu mecanismo?
O LTP é uma cascata que ocorre a partir da entrada de Glutamato na célula para aumentar a capacidade de realização de sinapses dessa célula para que com isso as memórias de longa duração sejam criadas.
PROCESSO: cálcio entra na célula e se liga à calmodulina cinase o que inficionai a cascata. Essa calmodulina promove a liberação de um mensageiro retrógrado (Óxido Nítrico - NO) que induzirá um aumento da liberação de Glutamato pela célula pré-sináptica, a calmodulina promove a ancoragem de mais canais AMPA na membrana pós-sináptica e ativa a adenilatociclase (que aumenta a produção de AMPc), que ativa o PkC, que entra no núcleo da célula e ativa fatores de transcrição de proteínas que fazem a síntese de estruturas da sinapse.
Discorra sobre as principais características do neurotransmissor ACETILCOLINA.
A Acetilcolina advém da síntese promovida pela colina acetiltransferase entre COLINA+ACETIL CoA. É degradada na fenda sináptica pela acetilcolinesterase (resulta em ACETATO+COLINA). Participa de funções cognitivas do hipocampo e desenvolvimento do córtex sensorial. Principal neurotransmissor na junção neuromuscular.
Quais são os receptores do neurotransmissor Acetilcolina?
A Acetilcolina possui 2 tipos de receptores: os nicotínicos, que sempre tem ação excitatória, é um canal iônico com 5 subunidades e ficam, principalmente na junção neuromuscular, medula da adrenal e SNC, e os muscarínicos, que podem ser excitatórios - ativando a fosfolipase C (M1, M3 e M5) - e inibitórios - inibindo a adenilato-ciclase (M2 e M4), são ligados à proteínas G e ficam, principalmente, no SNC (M1), no coração (M2), músculo liso e glândulas secretoras (M3).
Discorra sobre as principais características que os neurotransmissores catecolamínicos possuem em comum.
As catecolaminas são sintetizadas a partir da tirosina pela tirosina hidroxilase (TIROSINA - DOPAMINA - NORADRENALINA - ADRENALINA). A degradação delas é feita pelas proteínas MAO (a e b) e COMT, mas o principal mecanismo ainda é a recaptação neural.
Discorra sobre as principais características do neurotransmissor DOPAMINA.
A Dopamina é sintetizada na substância negra do SNC em direção ao corpo estriado, na região mesocortical e mesolímbica para o córtex pré-frontal e para estruturas límbicas e no sistema hipotálamo-hipófise. Ela regula o comportamento e a atividade motora e sua deficiência causa doenças como Parkinson e Esquizofrenia.
Quais são os receptores do neurotransmissor Dopamina?
A Dopamina possui 5 tipos de receptores: D1 (aumenta o AMPc - excitatório), D2 (diminui o AMPc - inibitório), D3 e D4 (relacionados ao D2) e D5 (da família do D1).
Discorra sobre as principais características do neurotransmissor NORADRENALINA.
A Noradrenalina é sintetizada no locus coeruleus e na área tegumentar da formação reticular e se projetam para o córtex cerebral e cerebelar, núcleos talâmicos e hipotalâmicos, bulbo olfatório e áreas espinhais.
Cite as principais funções fisiológicas das vias noradrenérgicas.
As principais funções são: no locus coeruleus integra a resposta neural e hormonal do estresse, controle da pressão arterial (reduz pelos alfa-2), controle dos estados afetivos (se inibir o hipocampo pode levar a depressão) e analgesia (ativa os alfa-2).
Discorra sobre as principais características do neurotransmissor ADRENALINA.
A Adrenalina central é sintetizada no hipotálamo e tronco encefálico com projeções para a medular e a região cortical, tendo um papel de inibição tônica do SNC. Já a Adrenalina periférica é sintetizada na medula da adrenal, atua como hormônio através da corrente sanguínea e tem papel excitatório frente ao estresse.