Hipófise Posterior - Semana 15 Flashcards
Sobre a neurohipófise, quais são os dois principais hormônios produzidos nela?
Os principais hormônios que são secretos pela neurohipófise são o ADH (hormônio antidiurético que regula a tonicidade dos fluidos corporais) e a Ocitocina (hormônio que promove a ejeção de leite das mamas e as contrações uterinas para o parto, também conhecido como hormônio do amor).
Quais são os estímulos, características e ações do ADH?
O ADH é responsável pela densidade dos fluidos corporais.
ESTÍMULOS
A osmolaridade extracelular aumentada e a redução de volume e pressão são os principais estimuladores da liberação de ADH, assim como estresse, angiotensina 2 (pelo sistema com a aldosterona que promove a maior perda hídrica), hipoglicemia, citocinas, dor, entre outros.
Já a diminuição da osmolaridade extracelular e o aumento do volume e da pressão inibem a secreção do ADH, assim como o cortisol, lítio, GABA, peptídeo natriurético atrial (diurético), entre outros fatores.
AÇÕES NO ORGANISMO
Promove a reabsorção de água do filtrado glomerular nos túbulos contorcidos distais e nos dutos coletores (receptores de mp - V2 - utilizando o AMPc como segundo mensageiro, abre canais de aquaporinas promovendo a difusão de água a favor do gradiente osmótico - para dentro da célula), faz vasoconstrição (pelos receptores V1a do músculo liso arteriolar), funciona como CRH, facilita memória e ejaculação.
Quais são os estímulos, características e efeitos da Ocitocina?
ESTÍMULOS
A sucção dos mamilos e estrogênios, principalmente o estradiol, estimulam sua liberação.
Já as catecolaminas, progesterona e os opióides inibem sua secreção.
EFEITOS NO ORGANISMO
nas mamas
A sucção irá estimular os receptores táteis que, por vias neurais vão até o hipotálamo, libera ocitocina que fará a ejeção do leite. A ocitocina se liga aos seus receptores específicos de MP e utiliza Ca++ e produtos do fosfatidilinositol como segundos mensageiros para contrair as células mioepiteliais ao redor dos alvéolos mamários.
no útero
A ocitocina vai estimular contrações rítmicas do músculo liso do útero auxiliando no parto, e depois irá ajudar na hemostasia após a saída da placenta, além de ajudar na ovulação e terminação do corpo lúteo.
nos homens
Irá aumentar durante o ato sexual, tendo seu pico na ejaculação e está relacionada a auto-confiança e a coragem para atividades de risco.
Como ocorre sua comunicação da neurohipófise com o hipotálamo?
A comunicação ocorre através da haste hipofisária, formada pelos axônios de neurônios que possuem seus corpos celulares no hipotálamo e seus terminais agonias na neurohipófise.
Uma lesão mecânica nessa área (por trauma, cirurgia ou tumor) pode levar à diabetes insípidos (por falta de ADH).
Como ocorre a produção desses hormônios (ADH e Ocitocina)?
A produção do ADH e da Ocitocina ocorre no soma dos neurônios que terminam na neurohipófise (ou seja, no hipotálamo), lá mesmo são colocados em vesículas juntamente com proteínas carregadoras chamadas de neurofisinas (a 1 carreia o ADH e a 2 a ocitocina) e são transportadas por microtúbulos até o terminal axonal.
A secreção ocorre com a entrada de Ca++ nos neurônios, levando à fusão das vesículas.