Sistema Reprodutor Masculino - Semana 12 Flashcards

1
Q

Quais são as estruturas que compõem o sistema reprodutor masculino?

A

As estruturas que compõem o sistema são: os testículos, epidídimo, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Explique como se da o processo da espermatogênese/espermiogênese.

A

O processo de produção dos espermatozóides leva cerca de 64 dias no total, é feita pelos homens, em média, até os 80 anos de vida, e ocorre nos testículos. As células que dão origem aos espermatozóides são chamadas de espermatogônias, com ajuda de sustentação das células de Sertolli. Essa células sofrem duas meioses (para que cada espermatozóide possua apenas metade das informações genéticas), formando um sincício de espermatozóides que sofrerão espermiogênese. Na espermiogênese eles sofrem diversas reações intracelulares até se tornarem espermatozóide maduros e se soltarem do sincício (espermiação), porém ainda sem motilidade. São então levados para o epidídimo, onde ficam armazenados por alguns dias para ganhar motilidade e com os estímulos sexuais saem do epidídimo pelo ducto deferente, percorrendo depois diferentes estruturas e se unindo com o líquido seminal e prostático, formando o sêmen que é ejaculado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Cite as principais características do espermatozóide.

A

O espermatozóide é dividido em uma cabeça (onde se localiza o núcleo e o acrossomo - que envolve parcialmente a região anterior do núcleo- possui as enzimas proteolíticas que permitem a entrada do espermatozóide no óvulo) e uma cauda, que pode ser dividida em 4 partes: colo (parte que conecta a cauda à cabeça), peça intermediária (alta concentração de mitocôndrias para gerar energia para a movimentação do flagelo), peça principal (mais longa) e peça terminal (microtúbulos desorganizados).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Como se da e quais são as etapas da fertilização do óvulo?

A

Primeiramente, após a entrada do sêmen no sistema reprodutor masculino ele coagula, mas depois ocorre a capacitação desses espermatozóides onde uma enzima presente nele próprio (quando em Ph adequado) faz a eliminação desses fatores inibitórios, depois ocorre o enfraquecimento do acrossomo (pela redução dos níveis de colesterol local), levando a um aumento de permeabilidade ao Ca++ no espermatozóide ativando seu flagelo e promovendo sua motilidade.
Depois disso tudo, ocorre a reação acrossomal (o acrossomo possui 2 enzimas: a hialuronidase e as enzimas proteolíticas) na qual o o acrossomo entra em contato com o óvulo liberando suas enzimas que irão, respectivamente, atuar na camada granulosa e na zona pelúcia do óvulo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais são os hormônios que possuem influencia sobre o sistema reprodutor masculino?

A

TESTOSTERONA
Estimula o crescimento e divisão das células germinativas.
LH
Estimula células de Leydig a secretar testosterona.
FSH
Estimula as células de sertoli para conversão de espermátide a espermatozóide (através da espermiogênese).
ESTRADIOL
É sintetizado pelas células de sertoli a partir da testosterona e tem grande importância na espermiogênese.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Explique quais as principais atuações da testosterona no corpo tanto masculino quanto feminino, destacando as diferenças no masculino.

A

A testosterona é um hormônio que possui efeitos em diversas partes do corpo, tanto em homens quanto em mulheres, podendo atual na forma de testosterona ou dihidrotestosterona ou estradiol. Ela irá promover, tanto em homens quanto em mulheres: crescimento ósseo, aumento das células vermelhas, aumento da massa muscular, distribuição da gordura pelo corpo e no fígado diminuindo o HDL e aumentando LDL. Já sua ação apenas nos homens promove: a voz masculina mais grave, a produção de espermatozóides, crescimento de barba, crescimento da próstata, desenvolvimento do pênis, comportamento mais masculino, etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como se dá a diferenciação gonadal masculina?

A

A diferenciação gonadal masculina ocorre na presença do gene SRY (cromossomo Y) que promoverá que a gônada indiferenciada bipotencial se desenvolva em testículos. Esses testiculos irão produzir hormônios como a testosterona (que determina o desenvolvimento das estruturas de Wolff, genitália interna masculina, e se converte em dihidrotestosterona promovendo a formação da genitália externa masculina) e o hormônio anti-mulleriano (que promove a involução das estruturas de Muller, que são as femininas internas).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Diferencie os processos de ereção, emissão e ejaculação.

A

EREÇÃO
Ocorre por meio de impulsos parassimpáticos (mediados por óxido nítrico e acetilcolina) que promove o preenchimento dos 3 corpos com sangue.
EMISSÃO
Ocorre também por ação parassimpática, compreende uma fase curta de junção dos líquidos que formam o sêmen. Tem ação simpática de contração dessas glândulas, do epidídimo e do ducto deferente.
EJACULAÇÃO
Ocorre por estímulos sensoriais e simpáticos, e compreende a expulsão forçada do sêmen pela uretra (reação reflexa da entrada desse sêmen na uretra membranácea).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly