Córtex da Adrenal - Semana 13 Flashcards
O que o CRH?
O CRH é o hormônio hipotalâmico (peptídio de 41 aa) que estimula a hipófise a sintetizar e secretar o ACTH e seus co-produtos. Existem receptores para ACTH na hipófise, no cérebro e na medula, além das células imunes. Tem funções de aumentar o alerta, a atividade simpática e a pressão arterial, e diminuir os níveis de GnRH, LH e FSH, de alimentação e de crescimento. É controlado pelo ciclo circadiano (o CRH é produzido no final do sono) e pelo feedback.
Sobre o ACTH, quais são suas características, sua regulação e ação no organismo?
O ACTH é estimulado pelo CRH, é secretado pela hipófise, e irá regular o crescimento e a secreção de hormônios pelo córtex da adrenal, sendo que o cortisol é o principal deles. O ACTH é um hormônio proteico de 39 aa, porém sua atividade biológica se encontra do 1 ao 24 (sendo a parte mais crítica do 5-10). Ele constitui um dos produtos da transcrição do gene estimulado pelo CRH (assim como a endorfina, MSH, etc).
Alguns ESTÍMULOS são: diminuição do cortisol (por Feedback positivo), estresse, ADH, serotonina, acetilcolina, etc. (ACTH sobe em casos de hipoglicemia - aumentam a glicose mesmo sem ingestão)
Alguns INIBITÓRIOS são: aumento do cortisol (por Feedback negativo), opióides, ACTH (autofeedback), somatostatina, GABA, etc.
Sua ação utiliza um receptor de MP, utilizando AMPc como segundo mensageiro, estimulando zonas específicas do córtex da adrenal ao crescimento (hiperplasia e hipertrofia), além da síntese e secreção de cortisol e outros hormônios esteróides. Tem ação neuromodulatória ou parácrina.
Qual a função da glândula adrenal e como ocorre a síntese dos hormônios que são nela produzidos, e como ocorre a metabolização desses esteróides?
A adrenal possui medula (cerca de 20%) e córtex. A medula faz parte do SNPS e secreta adrenalina e noradrenalina, e o córtex secreta corticosteróides (que são sintetizados a partir do LDL-colesterol), que são: mineralocorticóides (controlam os eletrólitos), glicocorticóides (aumentam a glicemia, agem sobre proteínas e gorduras) e androgênios (teroricamente fracos).
Principais: aldosterona, DHEA, androstenediona, cortisol, progesterona, etc.
METABOLIZAÇÃO
A transcortina ou a globulina de ligação ao cortisol são proteínas de transporte plasmático de cerda de 95% dos esteróis, e irão diminuir a eliminação do cortisol (aldosterona carregada mais livre). A metabolização deles ocorrerá no fígado à ácido glicurônico e sulfatos que podem ser eliminados pelas fezes (pela bile) e pela urina.
Explique as funções e a ação celular da aldosterona.
A aldosterona aumenta a reabsorção de sódio e excreção de K pelas células principais dos túbulos distais e coletores. Seu excesso leva ao aumento do volume extracelular, aumento da pressão arterial, leva a hipocalcemia (baixa de K+) e a alcalose sanguínea leve (falta de H+). Se muito tempo em excesso (por conta de tumor) ocorre a natriurese (Na+ na urina) e diurese (mais água na urina) por conta da grande pressão sanguínea, além do escape de aldosterona. Já sua ausência pode levar à um choque circulatório (por hipovolemia - grande perda renal de Na+ que leva água com ele) e hipercalemia.
Ela possui receptores de MP (tbm tem receptores dentro do núcleo, mas que não são chamados de nucleares).
A secreção de aldosterona é regulada por níveis de eletrólitos ( muito potássio e pouco sódio), pelo volume extracelular, pela pressão arterial (renina alta) e pelo ACTH (possui pouco efeito aqui).
Quais são os impactos dos glicocorticóides sobre o metabolismo das gorduras, das proteínas e dos carboidratos?
NO METABOLISMO DAS GORDURAS
Os glicocorticóides mobilizam ácidos graxos do tecido adiposo, potencializa a oxidação doa ácidos graxos, podendo levar a obesidade (por excesso de cortisol).
NO MESTABOLISMO DE PROTEÍNAS
Os glicocorticóides diminuem as reservas proteicas (principalmente no fígado), aumenta a concentração das proteínas hepáticas e plasmáticas, além do aumento dos aminoácidos sanguíneos e seu transporte para os hepatócitos (onde fazem gliconeogênese).
NO METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS
Os glicocorticóides aumentam a glicemia por ativação da gliconeogênese (parte dessa glicose gerada se transforma em glicogênio), diminuem a utilização de glicose pelas células, diminuição da sensibilidade doas tecidos à insulina (leva à hiperglicemia e diabetes adrenal) .
**Fortemente controlados pelo ACTH
***Oferece resistência ao estresse e à inflamação e inibe o tecido linfóide.
O que são os androgênios e quais são os principais e suas funções?
Os androgênios são hormônios são produzidos pela adrenal. Os principais são o DHEA e a ANDROSTENEDIONA (sendo que o o DHEA tem mais afinidade pelo receptor de androgênio). Eles irão promover o crescimento dos pelos no início da puberdade, e presentes em alta concentração podem ser convertidos em testosterona nos tecidos extradrenais.
No que consiste a insuficiência adrenal?
A insuficiência advém da produção de corticóides, podendo ser tanto primária (por problemas na adrenal) quanto secundária (por falta de estímulo da adrenal advindo da hipófise). Entre os sintomas temos a hipotensão, astenia, hiponatremia (baixo sódio), pode ou não ter o escurecimento da pele em mucosas (pelo excesso de MSH).
Explique as principais características da doença de Cushing, hiperaldosteronismo primário e síndrome adrenogenital.
CUSHING
Nessa doença ocorre o excesso da produção de corticóides. Possui sintomas como: rosto arredondado, rosto totalmente corado (vermelho, por conta do aumento da pressão arterial), presença de giba (gordura na cervical) e obesidade central. Pode ser primária (chamada de síndrome de Cushing, é um problema na própria glândula) ou ser secundária (chamada doença de Cushing, ocorre por excesso de ACTH - pode ser um tumor hipofisário).
HIPERALDOSTERONISMO PRIMÁRIO
Possui como sintomas: hipocalcemia, aumento do volume extracelular, hipertensão arterial e paralisia muscular (por conta da baixa concentração de K+). O principal exame pedido seria a renina que se apresenta abaixo do normal.
SÍNDROME ADRENOGENITAL
Possui como sintomas: masculinizarão, quando ocorre em mulheres (por excesso de testosterona), puberdade precoce (em bebês masculinos pode passar despercebido, mas pode gerar uma puberdade com 3-5 anos de idade), diagnóstico difícil no homem adulto (por dificuldade da identificação dos sintomas). Os exames pedidos para o diagnóstico são DHEA e Androstenediona, que devem estar aumentados.