Audição - Semana 4 Flashcards
Quais são as 3 partes que compõem as orelhas?
A orelha pode ser dividida em 3 partes: a orelha externa (que é composta pelo meato acústico externo do canal auditivo, pelo pavilhão auricular, possui várias glândulas secretoras de cera e vai até a membrana timpânica), a orelha média (cavidade preenchida por ar que contém os 3 ossículos - martelo, bigorna e estribo - que conectam a membrana timpânica à janela oval - tem a janela redonda que é coberta por membrana na conexão com a cóclea também) e a orelha interna (também conhecida como cóclea, possui um labirinto ósseo e membranoso em espiral - fica envolta do modíolo - e seu ápice fica para lateral, é na cóclea que acontece a transdução do sinal em impulso nervoso).
Quais são as rampas, ou escalas, presentes na cóclea?
A cóclea possui 3 rampas/escalas: a escala vestibular (que se liga a janela oval, é preenchida por perilinfa (líquido parecido com o líquor), se continua com a escala timpânica no helicotrema e é separada da escala média pela membrana de Reissener), a escala timpânica (que se liga a janela redonda, se comunica com a escala vestibular no helicotrema, tem perilinfa e é separada da escala média pela membrana basilar) e escala média (que é circundada pelo labirinto membranoso, preenchida por endolinfa (líquido com muito potássio e pouco sódio) que é produzida por uma de suas paredes, que não são as membranas, a estria vascular e possui o órgão de corti que é o real responsável pela transdução do sinal).
No que consiste o ajuste de impedância?
O ajuste de impedância ocorre através do sistema ossicular no qual há menor distância de movimento, mas há uma maior força (através do estribo) que será concentrado de uma área grande (membrana timpânica) para uma área pequena (janela oval) o que aumenta a pressão exercida sobre o líquido da cóclea (isso é importante pois a inércia do líquido é muito maior que a do ar).
No que consiste e para que serve a atenuação do som?
A atenuação do som é um mecanismo para a proteção da cóclea, que consegue mascarar sons de baixa frequência em ambientes de som intenso e diminuir a sensibilidade da audição para a nossa própria voz. Ela é um reflexo que ocorre com uma latência de 40-80 ms (porém essa demora pode levar a danos na cóclea em situações repentinas). Essa atenuação ocorre através da contração dos músculos estapédio e tensor do tímpano que vai aumentar o grau de rigidez da membrana timpânica e diminuir a mobilidade entre os ossiculos, o que irá reduzir a condução.
Qual a composição da membrana basilar e como suas fibras se distribuem e se comportam ao longo da cóclea?
A membrana basilar é fibrosa (possuindo de 20 a 30 mil fibras) que se distribuem por toda cóclea, estando fixada no modíolo. As regiões que possuem menos fibras são mais maleáveis que as regiões que possuem mais fibras. Os diâmetros dessas fibras diminuindo da base para o ápice, porém a membrana é mais larga em seu ápice que em sua base. A membrana/cóclea possui os valores de maior frequência na sua base e de menor frequência no ápice (pois estes último perde mais energia).
Qual a composição, função e localização dos órgãos de corti?
O órgão de corti é o responsável por transformar as ondas no líquido da cóclea em som que será transmitido ao SNC. Eles são cristas de epitélio que se distribuem ao longo de toda a membrana basilar. São compostos por: células ciliadas externas, células ciliadas internas (na proporção de 3 externas para 1 interna), células de sustentação e membrana tectorial fixa.
O que são e para que servem os estereocílios?
Os estereocílios são os prolongamentos apicais das células ciliadas externas e internas do órgão de corti, que ao entrarem em contato com a membrana tectorial se despolarizam gerando o impulso nervoso do som.
Qual é a inervação dos órgãos de corti?
Os órgãos de corti são inervados aferentemente pela nervo coclear, que irá compor o oitavo par craniano, o vestíbulo-coclear (o nervo coclear é formado por axônios dos gânglios expirais da cóclea). A inervação eferente fica por conta do nervo facial (ACHO QUE AFERENTE E EFERENTE ESTÃO TROCADOS).
Quais são os papéis das células ciliadas internas e externas?
As células ciliadas internas fazem 90% das transações de sinais em impulso nervoso. Já as células ciliadas externas são mais utilizadas para a afinação sonora, ou seja, seleção de uma determinada frequência e torná-la audível (ela faz isso prolongando seus estereocílios em direção a membrana tectorial, o que afasta os estereocílios das células ciliadas internas nas regiões que não estão sendo selecionadas, possibilitando assim que só as regiões selecionadas façam transdução do sinal - quem faz a seleção da frequência é o córtex). Essa células ciliadas externas também podem servir como amplificadoras em casos de estímulos de baixa intensidade.
Explique o processo de como ocorre a tradução do sinal em um impulso nervoso.
A presença de um estímulo sonoro navega pelo meato acústico externo do canal auditivo até chegar a membrana timpânica, que irá vibrar com essa chegada fazendo, consequentemente, vibrem os ossiculos (martelo, bigorna e estribo, nessa ordem) que aumentam a força dessa vibração e a transferem para uma área bem menor através do toque do estribo na janela oval. Essa janela oval está ligada a escala vestibular passando essa vibração para a perilinfa dessa região, a diferença de pressão entre esta escala e a escala timpânica criará movimento desse líquido, o que movimentará a membrana basilar. Quando essa membrana basilar se move ela pressiona os estereocílios das células ciliadas do órgão de corti contra a membrana tectorial, fazendo a deflexão desses, que por tocarem a cabeça de um na haste do outro, promover ligações IR que irão abrir canais iônicos mecânicos de K+ que irão despolarizar a célula, abrindo canais de Ca++ V.D., que promoverão a saída de neurotransmissores (principalmente glutamato) que se comunicaram com o nervo aferente/coclear.
Explique por que a endolinfa exerce um papel muito importante na despolarização das células do órgão de corti.
A endolinfa possui um potencial muito diferente do potencial existente dentro da célula, sendo assim cria uma diferença de potencial muito grande (cerca de -150mv) o que promove uma rápida passagem dos íons de potássio para dentro e, consequentemente, a rápida despolarização. Além disso, a endolinfa favorece o gradiente de potássio pois o gradiente se torna mais concentrado fora do que dentro da célula, possibilitando que a entrada de K+ na célula a despolarize.
Cite por quais estruturas do SNC a informação auditiva passa depois de deixar a cóclea e chegar no seu córtex primário.
Após deixar a cóclea os axônios formam o nervo coclear que formará o nervo vestíbulo-coclear. Este se dirige aos núcleos cocleares dorsal e ventral na ponte (onde encontram seu segundo neurônio), depois cruzam para o lado contralateral no corpo trapezóide, contornar o núcleo olivar superior e ascender através do lemnisco lateral, chegam ao colículo inferior (onde encontram seu terceiro neurônio), projetam-se para o núcleo genicupado medial do tálamo (onde encontram seu quarto neurônio) e depois atravessam a capsula interna e chegam ao córtex auditivo primário através das radiações auditivas. (durante todo o percurso algumas fibras são emitidas para o outro lado e para outras áreas, é por isso que há controle simultâneo de outras funções com a audição e quando há lesão no córtex auditivo não se perde a audição daquele lado, apenas a capacidade de localizar o som precisamente).