Memória e Aprendizado - Semana 3 Flashcards

1
Q

O que é aprendizagem?

A

É o processo de aquisição de conhecimento que pode até promover alterações comportamentais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é memória?

A

É o processo através do qual o conhecimento adquirido é codificado, retido e posteriormente evocado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais são as classificações das memórias?

A

As memórias podem ser classificadas em: imediata (só há consciência da informação por poucos segundos, normalmente registrada por modalidades sensoriais), operacional (mantém as informações conscientes durante o tempo para completar um objetivo comportamental, utiliza-se das memórias imediatas e de longo prazo) e de longo prazo (as informações são retidas por dias, semanas ou pela vida toda, pode ser dividida em declarativa e não declarativa).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais são as subdivisões presentes dentro das memórias declarativas e não declarativas?

A

As declarativas podem ser divididas em: semânticas (nomes de objetos, regras, fatos) e episódica (consegue dar data aos eventos). Já as memórias não declarativas podem ser dividias em: procedimentos (habilidades e hábitos), não associativa (habituação e sensibilização), associativa (condicionamentos) e priming (quando há influência inconsciente de uma informação).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Sobre a aprendizagem não associativa, explique o que é a habituação e quais são suas bases moleculares.

A

Habituação é o processo pelo qual a resposta a certo estímulo, geralmente inofensivo, diminui após se tornar repetitivo e perder a novidade. Sobre as bases moleculares, a estimulação repetitiva inativa canais de Ca++ do tipo N no neurônio pré-sináptico o que reduz TEMPORARIAMENTE a eficácia da sinapse, uma vez que menos neurotransmissores serão lançados na fenda sináptica. Para que esse fenômeno se torne de longa duração é necessária uma modificação estrutural no neurônio pré-sináptico (deve ter menos terminais axonais - fazer menos sinapses).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Sobre a aprendizagem não associativa, explique o que é a sensibilização e quais são suas bases moleculares.

A

Sensibilização é o processo pelo qual um estímulo inicial, geralmente nocivo, gera uma resposta subsequente maior, mesmo para outros estilos inofensivos. Sobre as bases moleculares, existe um interneurônio facilitador serotoninérgico que, através da serotonina, que ativa a adenilatociclase, que aumenta o AMPc, e a fosfolipase C, que aumenta o diacilcerol. O diacilglicerol e o AMPc ativam cinases que fecham os canis de K+ e abrem os canais de Ca++ do tipo N, promovendo assim maior liberação glutamatérgica. Para que esse fenômeno se torne de longa duração é necessária uma modificação estrutural no neurônio pré-sináptico (deve ter mais terminais axonais - fazer mais sinapses).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Sobre a aprendizagem associativa, explique o que é a condicionamento clássico (pavloviano) e quais são suas bases moleculares.

A

O condicionamento clássico é uma associação entre um estímulo não condicionado (estímulo que sempre causa uma resposta) e um estímulo condicionado (estímulo que sozinho não causa uma resposta). O estímulo condicionado der ser apresentado primeiro e o não condicionado logo em seguida (intervalo de até 0,5s), no fim há uma associação de que quando o condicionado aparecer virá o não condicionado, gerando assim a mesma resposta (porém esse reflexo desaparece se o estímulo condicionado é apresentado repetitivamente sem o não condicionado). Sobre as bases moleculares, existe um pulso de cálcio que coincide/precede a liberação de serotonina pelos interneurônios, que se liga ao seu receptor acoplado a proteína G que ativa adenilatociclase. Essa adenilatociclase é muito mais ativa em um meio com altas concentrações de cálcio, sendo assim ela produz muito mais AMPc, que ativa mais proteínas cintasse (PKa), que fosforila mais canais de K+ (inativando), o que permite que a despolarização da membrana dure mais tempo. O que difere esse processo da sensibilização é que este ocorre por um estímulo específico em uma área específica, já a sensibilização pode ocorrer quando qualquer segundo estímulo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Sobre a aprendizagem associativa, explique o que é a condicionamento operante (skineriano) e quais são suas bases moleculares.

A

O condicionamento operante é uma associação entre um comportamento (que deve vir antes do estímulo) e um estímulo (esse estímulo é um reforço positivo - recompensa - ou negativo - punição). Sobre as bases moleculares, não sei ainda.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que é e onde ocorre a LDP (depressão de longa duração)?

A

A LDP ocorre no cerebelo, hipocampo e córtex. Exemplificando com o cerebelo (para a aprendizagem de habilidades motoras pela repetição), temos que os dendrítos das células de Purkinje recebem ao mesmo tempo sinapses de baixa frequência advindas das fibras paralelas do córtex cerebelar e fibras trepadeiras do núcleo olivar inferior do bulbo. Contudo, isso diminui a eficiência das sinapses com as fibras paralelas, pois com a grande entrada de cálcio nas células de Purkinje ocorre a internalização dos canais do tipo AMPA da membrana da célula na área das sinapses com as fibras paralelas. A teoria é que essas sinapses das trepadeiras só ocorram quando há um erro no movimento, pois com a diminuição da eficiência da via que está utilizando a célula de Purkinje irá buscar outra e assim até encontrar a correta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais são os sistemas ou áreas encefálicas utilizadas para a produção da memória declarativa e onde ela é armazenada?

A

A memória declarativa utiliza estruturas do diencéfalo medial (corpos mamilares e tálamo anterior) e lobo temporal medial (hipocampo - principal local). As memórias são armazenadas espalhadas por todo o córtex cerebral, e acredita-se que elas se agrupem perto das regiões corticais correspondentes a sua natureza (exemplo: uma informação de linguagem pode ficar na área de Broca, na parte dorsolateral do lobo frontal, ou na área Wernicke, na parte dorso lateral na junção dos lobos parietal e frontal).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quais são os sistemas ou áreas encefálicas utilizadas para a produção da memória não declarativa e onde ela é armazenada?

A

A memória não declarativa utiliza estruturas dos núcleos da base, córtex pré-frontal (esses 2 principalmente para aprendizado motor complexo), amígdala, córtex associativo sensorial e cerebelo. As memórias são armazenadas espalhadas por todo o córtex cerebral, e acredita-se que elas se agrupem perto das regiões corticais correspondentes a sua natureza (exemplo: uma informação de linguagem pode ficar na área de Broca, na parte dorsolateral do lobo frontal, ou na área Wernicke, na parte dorso lateral na junção dos lobos parietal e frontal).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Explique o que ocorre no hipocampo para a produção de memórias declarativas.

A

O Hipocampo é adentrado por fibras perfurantes que se direcionam ao giro denteado. Nesse giro, existem células granulares que se conectam a área CA3 do hipocampo, essa área se comunica para fora do hipocampo e, também, com a área CA1, onde ocorrerão os processos de LTP e LDP.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais são as bases moleculares da produção de memórias declarativas?

A

São os processos de LTP e LDP.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual a importancia da amígdala?

A

É na amígdala que acontece a modulação do armazenamento de memórias emocionais, que são requeridas para a aprendizagem por contexto (exemplo: áreas de prazer). Alguns estímulos elétricos e glicocorticóides reduzem a retenção dessas memórias, já as catecolaminas (principalmente com os receptores beta) aumentam a consolidação das memórias afetivas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Por que o esquecimento acontece?

A

O esquecimento de algumas informações que são consideradas inúteis para o nosso cérebro é normal para que não sejamos sobrecarregados de informações. As informações que são consideradas inúteis dependem de fatores como: elementos distratares, falta de motivação ou interesse pelo assunto, ordem temporal, tempo após a retenção, etc.
Existem alguns casos que o esquecimento pode ser patológico, por exemplo na amnésia retrógrada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly