Pâncreas Endócrino - Semana 15 Flashcards
Sobre a insulina, quais são suas principais características, como se da o funcionamento dos seus receptores e quais são seus principais estímulos?
CARACTERÍSTICAS
A insulina é secretada pelas células beta das ilhotas pancreáticas em resposta à hiperglicemia, promove o armazenamento de energia em forma de glicogênio (no músculo e no fígado) e gordura (no tecido adiposo). O peptídeo C pode ser usado como marcador de insulina endógena. Circula livremente no plasma, meia-vida de 5 a 8 min, degradada no fígado e promove a expressão de GLUT4.
FUNCIONAMENTO DO RECEPTOR
Seu receptor de MP, é um dímero com 2 subunidades, a insulina se liga na alfa e promove a fosforilação por uma tirosina cinase da subunidade beta, assim fosforilada ela promove a ativação de várias vias intracelulares (dependendo do tecido) que promove desde o transporte de vesículas de GLUT4 para a membrana até a transcrição de proteínas, como a glicogênio síntese, além de promover o crescimento celular.
ESTÍMULOS
A hipoglicemia, o jejum, a somatostatina e as catecolaminas (principalmente ligadas as receptores alfa 2 adrenérgicos) inibem a secreção de insulina.
Já a hiperglicemia, o aumento de ácidos graxos livres, glucagon, GH, cortisol (contrareguladores que aumentam a glicemia) obesidade, sulfuniluréias, resistência a insulina, entre outros fatores promovem sua liberação.
Explique o efeito da insulina sobre o metabolismo dos carboidratos.
A insulina faz com que a glicose ingerida seja alocada em forma de glicogênio, promove a maior captação e metabolismo da glicose nos músculos esqueléticos, faz armazenamento de glicogênio (aumenta a atividade da glicogênio sintase, inativa a fosforilase hepática e ativa a glicocinase), inibe a gliconeogênese e promove a conversão de glicose em ácidos graxos.
Explique o efeito da insulina sobre o metabolismo das gorduras (lipídios).
A insulina aumenta o estoque de gordura, pois promove a síntese de ácidos graxos (ativa a lipoproteína lipase nos capilares para quebrar triglicerídeos), inibe as ligasse hormônios sensíveis e ativa a síntese de glicerol.
Na sua deficiência, ocorre uma forte ativação das ligasse hormônio sensíveis, aumentando os ácidos graxos livres, a conversão desses no fígado em fosfolipídeos e colesterol (podendo gera placas de ateroma) e a formação excessiva de ácido acetoacético e corpos cetônicos.
Explique o efeito da insulina sobre o metabolismo das proteínas.
A insulina promove a síntese e o armazenamento de proteínas, pois estimula o transporte de aa para dentro da célula, aumenta a transcrição, aumenta a tradução do RNAm e a síntese de novas proteínas, inibindo o catabolismo proteico e a gliconeogênese hepática.
Sobre o glucagon, quais são suas principais características, seus estímulos e seus efeitos sobre o metabolismos dos carboidratos?
CARACTERÍSTICAS
É secretado pelas células alfa das ilhotas pancreáticas, é também chamdo de hormônio hiperglicemiante, circula livremente no plasma e tem uma meia-vida de cerca de 6 minutos.
ESTÍMULOS
Exercícios, hipoglicemia, aumento sérico de aminoácidos e receptores beta 2 adrenérgicos estimulam a liberação de glucagon.
Já insulina, a somatostatina e hiperglicemia inibem sua liberação.
EFEITOS SOBRE OS CARBOIDRATOS
Aumenta a degradação de glicogênio hepático e promove aumento da gliconeogênese.
Quais são possíveis outros efeitos que o glucagon exerce no organismo?
Ele ativa enzimas necessárias para o transporte de aa, gliconeogênese, conversão de piruvato em fosfoenolpiruvato e ativação das ligasse, além de potencializar a contração miocárdica, aumentar o fluxo sanguíneo para alguns tecidos, aumentar a secreção da bile e inibir a secreção de ácidos gástricos.
Quais são outros hormônios que também atuam sobre a regulação da glicemia?
INCRETINAS
São produzidas no intestino e tem meia-vida curta. São elas:
-GLP-1 (Glucose-Like-Peptide): vai aumentar a secreção de insulina dependente de glicose e inibir a secreção de glucagon.
-GIP (Glucose-Dependent-Insulinotropic-Peptide): vai aumentar a secreção de insulina dependente de glicose e aumentar o metabolismo das gorduras.
AMILINA PANCREÁTICA
Ela é co-secretada com a insulina pelas células beta, limita a secreção de glucagon e a hiperglicemia pós-prandial, além de reduzir a ingesta alimentar por ação central (inibe o apetite no cérebro).