Músculo Liso e Esquelético - Semana 1 Flashcards
Cite as principais características de uma célula do músculo estriado esquelético.
Tem células grandes, alongadas, multinucleadas, formam um sincício, é composta por estriações transversais e por miofibrilas (cada uma envolta por uma bainha de tecido conjuntivo) e formadas por sarcômeros.
O que são os sarcômeros?
São as unidades funcionais das fibras do músculo esquelético, compostas por filamentos finos (actina) e filamentos grossos (miosina), ancorados à linha Z (estriações transversais) que deslizam uma sobre a outra (actina sobre a miosina) e promovem a contração daquela fibra.
ps: uma miofibrila possui vários sarcômeros.
O que é a placa motora?
A placa motora é a junção de um terminal axonal de um neurônio e a fibra muscular a qual este se conecta.
Como ocorre a contração dos sarcômeros?
Ocorre, primeiramente, a despolarização da membrana da fibra muscular, que é transmitida para sua partes mais internas através dos túbulos T. Nestes túbulos despolarizados, ocorre a ativação dos canais DHP sensíveis à voltagem e que mudam sua conformação e abrem os canais de RYR do retículo sarcoplasmático que liberam assim o cálcio para o citoplasma. Esse cálcio irá se ligar a subunidade C de troponina, o que fará com que a subunidade T da troponina puxe a tropomiosina a qual está ligada, expondo assim o sítio de ligação da actina para a miosina. Assim, a miosina se liga a este sítio da actina em ponte cruzada e depois a puxa em direção ao centro do sarcômero promovendo a contração deste.
Qual o papel do ATP após a contração?
Após a contração, é necessário que o ATP se ligue a cabeça da miosina para que essa o quebre e solte a actina (processo com gasto de energia), ficando com os produtos, ADP e Pi ligados a sua cabeça até que se ligue a actina novamente.
Cite os tipos de fibras musculares e suas características.
Temos as fibras lentas (tipo I) que possuem alta atividade oxidativo (muitas mitocôndrias), muito suprimento sanguíneo, baixa fadiga, maior velocidade de condução. (RESISTÊNCIA)
Já as fibras rápidas (tipos IIa e IIb) possuem alta atividade glicolítica (poucas mitocôndrias), pouco fluxo sanguíneo, maior velocidade de contração e mais fadiga. (EXPLOSÃO)
ps: as fibras tipo IIa ficam no meio do caminho entre os outros 2 tipos.
Cite as fontes de energia para a contração em sua ordem de prioridade.
ATP, fosfato de creatina (fosfocreatina), carboidratos (glicogênio muscular) e ácidos graxos e trigliceróis (só depois de bastante tempo).
Cite as principais características de uma célula de músculo liso.
São células menores, porém com uma maior contração, compõem os órgãos internos e vasos sanguíneos, tem poucas mitocôndrias (faz mais glicólise) e não possui estriações transversais visíveis.
Como ocorre a contração no músculo liso?
A contração ocorre da mesma forma, porém com isoformas diferentes de actina e miosina, as linhas Z são substituídas por corpos densos, depende diretamente dos canais de cálcio que importam o cálcio extracelular (são voltagem-dependentes), 1 miosina puxa de 5 a 10 actinas ao mesmo tempo e não possui troponina (utiliza um sistema com o segundo mensageiro calmodulina que ativa as pontes cruzadas através da cinese miosínica).
O que pode estimular a contração do músculo liso sem o potencial de ação?
Falta de oxigênio, excesso de gás carbônico, ácido lático, adenosina, concentração de K+ e Ca++, temperatura corpórea e alguns hormônios.
Como é o potencial de ação do músculo liso?
Ele pode ocorrer em ponta (como ocorre no músculo esquelético), mas também pode ocorrer em platô (quando há uma repolarização retardada e existe um platô no gráfico).