Termorregulação - Semana 9 Flashcards

1
Q

No que consiste a temperatura corporal e quais os parâmetros que adotamos como normais?

A

A temperatura corporal é um equilíbrio entre a produção e a perda de calor, conseguimos (até mesmo sem roupa) manter nossa temperatura constante. A temperatura normal oral é de 36,7 a 37 e retal é de 37,3 a 37,9 (axilar é mais baixa).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como ocorre a produção de calor pelos organismos?

A

A produção do calor se da, principalmente, através do metabolismo. Existe um metabolismo basal (que é o mínimo, em repouso) e qualquer atividade muscular irá aumentar essa intensidade, além de hormônios que aumentam essa intensidade (GH e testosterona) e estimulação simpática (ação da epinefrina e norepinefrina) causando aumento do metabolismo decorrente de atividade química celular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Como ocorre a perda de calor pelos organismos?

A

A perda de calor é necessária para que não haja uma hipertermia do organismo. Os órgãos internos conduzem seu calor para a pele, principalmente através do sangue, e por meio da pele perdemos esse calor. O sistema pele + tecidos subcutâneos + gordura formam um sistema de isolamento, mas também de condutância, quanto mais grossos mais difícil é a perda de calor.
A pele consegue perder calor através da grande rede de capilares que chega bem próximo a superfície e carrega o calor conduzido pelos órgãos. Quando se deseja minimizar a perda de calor é necessário realizar vasoconstrição (simpático) desses capilares e desviar o sangue por anastomoses para o plexo venoso, e quando se deseja perder mais calor ocorre o oposto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Fale sobre os mecanismos de perda de calor pela pele.

A

Existem 4 mecanismos de perda calor pela pele:
1- RADIAÇÃO
O corpo emite ondas de calor (raios térmicos infravermelhos) em todas as direções para o ambiente, condiz a 60% do calor perdido.
2- CONDUÇÃO
A pele conduz calor para o ar próximo a ela (a perda de calor quando a pele está com água ou com álcool é maior - você sente frio), mas como o ar é constantemente renovado por correntes de ar (convecção), o corpo está sempre fazendo condução, conduz a 15% do calor perdido.
3- EVAPORAÇÃO
Ocorre principalmente com a sudorese, permite a evaporação da água/substância em contato com a pele, quando o ambiente está quente está é a única forma de perda de calor, condiz a 22% do calor perdido.
4- CONDUÇÃO PARA OBJETOS EM CONTATO
A pele passa calor para objetos em contato com ela por um certo tempo, condiz a 3% do calor perdido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que á a sudorese, quais seus benefícios e relação com a Aldosterona?

A

Sudorese consiste na produção de suor pelas glândulas sudoríparas em resposta a estimulação simpática (através da acetilcolina - excessão) e da adrenalina e noradrenalina drenais. Ocorre uma filtragem inicial na glândula, formando uma secreção primária (plasma sem proteínas) e no ducto, que leva até a saída pela pele, ocorre a reabsorção de Na+ e Cl-, e também de água por osmose, formando um suor mais concentrado.
A aldosterona atua fazendo a aclimatação, que consiste em aumentar a sudorese, mas não perder uma grande quantidade de Na+ e Cl-. Dessa forma, ela atua aumentando a reabsorção desses eletrólitos, mas a água não sairá em maior volume, pois existe um limite para essa saída.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como ocorre a regulação da temperatura pelo hipotálamo?

A

O hipotálamo é uma estrutura do SNC que possui centros termorreguladores como os núcleos pré-ópticos e hipotalâmicos anteriores, que irão controlar a produção e a perda de calor (mecanismos de Feedback). Além do centro no hipotálamo posterior que é conhecidos como o termostato do corpo, pois percebe a temperatura corporal que estamos e comparar com a ideal). Para tal função, o hipotálamo recebe informações de termorreceptores (internos e cutâneos) para entender sua temperatura e a do ambiente (depende da porcentagem de cada neurônio, de frio ou calor, está sendo ativada ao mesmo tempo), esses receptores irão detectar mais frio do que calor, pois o corpo está mais preocupado com a hipotermia.
A temperatura corporal depende de outras coisas, além do hipotálamo, como: movimento do ar, do grau de umidade desse ar e da natureza do ambiente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Resumindo, quais são os mecanismos de diminuição e aumento da temperatura?

A

MECANISMOS DE AUMENTO DA TEMPERATURA
1- vasoconstrição cutânea
2- piloereção (pela ativação simpática, mais importante em animais - conserva parte do ar perto da pele e então diminuindo as trocas de calor com o ar)
3- aumento da produção de calor (calafrios, excitação simpática e secreção de tiroxina)
4- controle comportamental.
MECANISMOS DE DIMINUIÇÃO DA TEMPERATURA
1-vasodilatação cutânea
2- sudorese
3- diminuição da produção de calor (inibição dos calafrios e da termogênese química)
4- controle comportamental.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Sobre a febre, o que é, o que causa, quais são suas fases e quais são os benefícios/malefícios?

A

A febre consiste em uma resposta corporal a uma doença infeciosa, intermação (recebimento de calor externo, insolação), lesões cerebrais e, também, por exercícios intensos.
É causada por pirogênios, que são substancias que causam a doença febril infecciosa, pois são capazes de elevar o ponto de ajuste de temperatura do hipotálamo (você sente frio e calafrios pois seu hipotálamo entende que a temperatura correta seria 39-40) e são produzidos por agentes infecciosos (como: bactérias tóxicas, tecidos em degeneração ou pela interleucina 1- que atua na mesma função).
Possui 2 fases, uma fase dos calafrios (para produzir mais calor) e outra do rubor (quando a febre já está baixando e ocorre uma vasodilatação e sudorese).
A febre não é toda ruim, a elevação na temperatura pode provocar a morte de algumas bactérias e uma melhor ação dos leucócitos, mas não pode se elevar muito pois pode trazer prejuízos neurológicos por conta do aumento do fluxo de íons e da desnaturação de proteínas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que ocorre com a exposição ao extremo frio?

A

A exposição ao extremo frio, quando leva a uma temperatura interna menor que 29,5C leva a perda da capacidade que o hipotálamo possui de fazer a termorregulação corporal, ou seja, é irreversível. Quando a temperatura corporal chega próxima a hipotermia a pessoa sente sonolência e pode até entrar em coma.
Essa exposição pode causar ulceras (quando é não é uma mudança abrupta de temperatura e sim gradual), pois há a formação de cristais de gelo intracelulares que levam a lesão permanente.
Porém, existe também uma hipotermia induzida artificialmente para consequências terapêuticas, feita por mecanismos de resfriamento extracorpóreos invasivo e não invasivo (com auxílio de sedação) e é feita em pacientes de AVE, infarto e PCR. Pode levar a um menor dano tecidual, mas deve chegar ate uma temperatura ótima apenas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly