Sentidos Químicos - Semana 4 Flashcards
Sobre a gustação, no que consiste o paladar?
O paladar é uma união entre a função gustativa (dos botões gustativos ) e a função olfatória.
Quais são e no que consistem as sensações primárias de sabor?
São: azedo, amargo, doce, umami e salgado. Essas sensações consistem na combinação de diferentes receptores presentes nas papilas gustativas que são ativados conforme a substância presente na boca.
Quais são os receptores existentes?
Existem 2 receptores de Na+, 2 de K+, 1 de Cl-, 1 de adenosina, 1 de inosina, 1 de glutamato, 2 de doce, 2 de amargo e 1 de H+.
Quais outros receptores também fazem parte da constituição do paladar?
Os nociceptors (para coisas apimentadas, por exemplo) e os receptores táteis (para auxiliar com a sensação de textura).
Cite as principais substâncias que ativam os receptores de cada tipo de gosto primário (poucos exemplos).
Gosto azedo: ácidas (com H+).
Gosto salgado: sais ionizados (Na+, não exclusivamente).
Gosto amargo: cafeína, nicotina e substâncias orgânicas de cadeia longa e alcaloide.
Gosto umami: glutamato e GMS.
Gosto doce: açúcares, cenonas, amidos, aminoácidos, proteínas pequenas, etc.
Diferencie botões gustativos de poros gustativos e indique onde se localizam.
Os botões são conjuntos de várias células epiteliais modificadas em receptoras junto com células de sustentação. Já os poros são estruturas dos botões que fazem a comunicação entre os botões e a superfície da língua, é por onde passam as microvilosidades das células epiteliais modificadas que se ligarão as substâncias. Esses botões se localizam nas paredes das criptas que circundam as papilas cincunvaladas (posterior da língua), nas papilas fungiformes (anterior da língua), nas papilas foliácias (lateral da língua), no palato, pilares tonsilas e epiglote.
Como são compostos os outros gostos que sentimos que não são primários?
Essas sensações gustativas secundárias são resultado da combinação de diferentes gostos primários.
O que acontece com o número de papilas ao longo da vida humana?
O número de papilas é máximo quando somos crianças e vai diminuindo até morrermos.
Como ocorre a estimulação dos botões gustativos?
As proteínas receptoras, tanto canais iônicos quanto associados a proteína G, se ligam a substâncias específicas que desencadeiam (direta ou indiretamente) a despolarização do botão gustativo proporcional a concentração das substâncias gustatórias. A despolarização abre canais de cálcio que fazem com que substâncias (serotonina no salgado e azedo e ATP no doce, amargo e umami) sejam liberadas para a comunicação com os axônios sensoriais.
Depois da despolarização do botão gustativo, qual o percurso do impulso até chegar no córtex gustativo primário?
Após isso, a informação é transmitida pelo nervo facial e, principalmente, pelo nervo glossofaríngeo, que irão fazer sinapse no núcleo do trato solitário e depois outra no tálamo, da onde irá se dirigir para a ínsula, na qual se localiza a área gustativa primária, e depois irá passar para as áreas secundárias e terciárias, onde a informação se relaciona com sentimentos e memórias, respectivamente.
No que consiste a adaptação gustativa?
A adaptação gustativa é o processo pelo qual os receptores e/ou o SNC se adaptam, ou seja, ficam menos sensíveis a determinada sustância pela exposição excessiva. Os receptores fazem isso ao não se ativarem ou não gerar despolarização com baixas quantidades e o SNC faz isso através de ignorar a informação que chegou e/ou inibir que o informação chegue até ele.
Sobre a olfação, do que é composta a membrana olfatória?
A membrana olfatória é composta por células olfatórias (são células nervosas oriundas do SNC que forma o nervo olfatório), mucosa nasal (parte que entrar em contato com o ar), células de sustentação, glândula de Bowman e bulbo olfatório (começo do trato olfatório, onde as células mitrais fazem sinapse com os glomérulos).
Como ocorre a estimulação das células olfatórias?
As substâncias odorantes se difundem pela mucosa (necessitam ser voláteis, um pouco hidrossolúveis e lipossolúveis para isso), se ligam as proteínas de membrana presentes nos cílios das células, que ativa um proteína G, que produz AMPc, pela adenilatociclase, que abrem os canais de Na+ e despolarizam a célula. Chegam nos glomérulos do bulbo olfatóáio onde liberam neurotransmissores nas sinapses com as células mitrais.
Depois da despolarização da célula olfatória, qual o percurso do impulso até chegar no córtex olfatório primário?
A informação passa pelo nervo olfatório (as células formam ele), chega no glomérulo e faz sinapse com as células mitrais, no bulbo/trato olfatório e, sem passar pelo tálamo, chega a região primária no córtex piriforme, e depois se dirige as regiões secundária e terciária onde se associa a emoções e memórias, respectivamente.
Quais são as sensações olfatórias primárias?
Canforada, almiscarada, floral, mentolada, etérea, puente e pútrida (advém da combinação de diferentes receptores, que ainda não foram especificados).