Excitação/Condução na Fibra Nervosa - Semana 1 Flashcards
O que é o potencial de repouso/membrana?
É o estado no qual existe um equilíbrio entre as forças (gradiente e eletronegatividade/positividade) que promovem o influxo e o efluxo dos íons em seus respectivos canais, promovendo um potencial diferente entre o meio intra e extracelular (mais eletronegativo dentro) .
Explique a função e o funcionamento da bomba de Na+/K+.
A bomba de sódio e potássio tem a função de manter a polaridade da célula, ou seja, manter equilibrados os níveis de potássio e sódio dentro e fora da célula. Desse modo, a bomba atpase atua contra o gradiente de concentração, colocando 2 K+ para dentro e 3 Na+ para fora, permitindo que as polaridades se mantenham.
O que é o potencial de ação?
É a inversão rápida dos potenciais de dentro e fora da membrana, que ocorre para que haja a propagação de um impulso ou informação nervosa.
Explique todo o processo que ocorre para que a informação se propague.
Primeiramente, deve haver um estímulo maior do que o limiar (ou seja, deve haver um maior influxo de sódio do que o fluxo normal de potássio) para que o potencial de ação seja alcançado. Após isso, ocorre a despolarização, através de um maior influxo de sódio pelos canais de sódio voltagem-dependentes que se abriram, até chegar no pico de ultrapassagem (quando se invertem totalmente os potenciais), no qual ocorre a inativação nos canais de sódio v.d, e a abertura dos canais de potássio v.d, promovendo assim a repolarização. Tais canais de potássio demoram a fechar, o que causa uma hiperpolarização que antecede o retorno ao potencial de repouso.
Se o potencial de ação é retransmitido por conta do sódio que se espalhou por dentro da célula, provocando despolarização em sequencia, por que a propagação não consegue retornar?
A propagação não consegue retornar pois as partes anteriores que acabaram de passar pelo potencial de ação estão no período refratário, no qual ou esta parte não responde a nenhum estímulo (absoluto) ou precisa de um estímulo muito maior (relativo) por conta da inativação dos canais de sódio v.d.
Por que os neurônios mielinizados possuem uma transmissão muito mais rápida das informações?
Pois as bainhas de mielina (compostas por oligodendrócitos e por células de shwann) impedem a saída de sódio em sua extensão, podendo este sair apenas nos nodos de Ranvier, o que promove a maior rapidez na transmissão de impulso “saltatório”.