Neurotransmissão - Semana 2 Flashcards

1
Q

Quais são os tipos de sinapse existentes para que ocorra a neurotransmissão?

A

Existem 2 tipos de sinapses: as sinapses elétricas e as sinapses químicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Cite as principais características das sinapses elétricas que as diferenciam das sinapses químicas.

A

As sinapses elétricas possuem contato direto entre membrana pré e pós sináptica (o que permite um fluxo de íons entre elas e uma propagação da informação muito mais rápida) através de junções comunicantes entre canais chamados conéxons, formados por 6 conexinas cada, o fluxo de íons pode ser bilateral ou unilateral (é unilateral quando os conéxons tem uma conformação diferente) e por ter uma transmissão quase instantânea, permite a sincronização das populações neuronais em diferentes partes do corpo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Cite as principais características das sinapses químicas que as diferenciam das sinapses elétricas.

A

As sinapses químicas não possuem contato direto entre as membranas pré e pós, o que leva a um retardo no potencial de ação, então a transmissão da informação é feita por neurotransmissores liberados pela célula pré-sináptica na fenda sináptica para se ligarem aos seus receptores na membrana pós-sináptica (gera maior possibilidade de ações por possuir algumas variáveis, como: neurotransmissor, receptor, célula pós, etc.).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que caracteriza um neurotransmissor?

A

Os critérios para ser considerado um neurotransmissor são: ser sintetizado e armazenado no neurônio pré-sináptico, serem liberados em resposta à despolarização pré-sináptica e possuirem receptores específicos na membrana pós-sináptica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Diferencie os 2 tipos de neurotransmissores conforme sua síntese.

A

BPM: aparecem em imagens como vesículas pequenas e eletronlúcidas, são aminoácidos, ou derivados, sintetizados no próprio botão axonal, através de enzimas que vem do soma por microtúbulos, e ficam localizados mais próximos à membrana pré, pois mediam respostas mais rápidas e estímulos de baixa E alta frequência.
NEUROPEPTÍDEOS: aparecem em imagens como vesículas grandes e eletrodensas, são proteínas sintetizadas no próprio soma e trazidas com ajuda das cinesinas (se ligam aos microtúbulos e às vesículas) para o botão axonal, mediam ações mais lentas e estímulos de alta frequência apenas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como ocorre a liberação dos neurotransmissores na fenda sináptica das sinapses químicas?

A

O potencial de ação chega ao botão axonal, despolarizando a membrana pré-sináptica e abrindo os canais de cálcio voltagem-dependentes, ocorrendo um influxo de cálcio. Esse cálcio se liga a CALMODULINA (CAMKII) que quebra a sinapsina (que está prendendo as vesículas de neuropeptídeos ao citoesqueleto), as vesículas descendem até a membrana pré-sináptica, onde são ancoradas pela ligação do tipo zíper entre uma alfa-hélice da T-SNARE (está na membrana), uma alfa-hélice da V-SNARE (está na vesícula) e duas alfa-hélices da SNAPE-25. Depois disso, o cálcio do citoplasma se liga a sinaptogmina, que com ajuda da complexina, fusiona as membranas e promove a liberação dos neurotransmissores na fenda sináptica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Por que estímulos de baixa frequência não liberam as vesículas com neuropeptídeos?

A

Porque os estímulos de baixa frequência despolarizam a parte da membrana voltada para fenda, justamente onde se encontram as vesículas com neurotransmissores de bpm, e como a frequência é baixa o potencial não se espalha pelo restante da membrana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como ocorre a reciclagem das vesículas?

A

Após a fusão, a clatrina se liga esta parte da membrana e faz com que ela se curve novamente, formando um domo, que terá sua última ligação com a membrana pré-sináptica cortada pela dinamina. Depois, outras proteínas soltam essa clatrina, essas novas vesículas são estocadas nos endossamos que por brotamento geram novas vesículas. Para se preencherem novamente com neurotransmissores bpm, essas novas vesículas ativam suas bombas de prótons e se enchem com prótons que depois serão trocados pelos trocadores com os neurotransmissores.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Diferencie os tipos de receptores

A

Autorreceptores são aqueles que são receptores para os neurotransmissores da sua própria célula e são importantes para a retroalimentação e regulação.
Ionotrópicos são aqueles que são o próprio canal iônico.
Metabotrópicos são aqueles acoplados a proteína G (segundo mensageiro) e fiscalizam os canais iônicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly