Questões e Processos Incidentes Flashcards

1
Q

V ou F: Se a decisão sobre a existência da infração depender da solução de controvérsia, que o juiz repute séria e fundada, sobre o estado civil das pessoas, o curso da ação penal ficará suspenso até que no juízo cível seja a controvérsia dirimida por sentença passada em julgado, sem a possibilidade de inquirição das testemunhas e de outras provas de natureza urgente.

A

Falso. Art. 92: Se a decisão sobre a existência da infração depender da solução de controvérsia, que o juiz repute séria e fundada, sobre o estado civil das pessoas, o curso da ação penal ficará suspenso até que no juízo cível seja a controvérsia dirimida por sentença passada em julgado, sem prejuízo, entretanto, da inquirição das testemunhas e de outras provas de natureza urgente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A parte pede suspensão processual ao juiz criminal, pode questão que deve ser debatida em ação civil em andamento. Juiz indefere. Cabe recurso?

A

Art. 93, §2º Do despacho que denegar a suspensão não caberá recurso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A suspensão de uma ação criminal por questões que devam se debatidas em juízo cível pode ser proposta de ofício pelo juiz da ação criminal?

A

Art. 94. A suspensão do curso da ação penal, nos casos dos artigos anteriores, será decretada pelo juiz, de ofício ou a requerimento das partes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Sobre as exceções, quais podem ser opostas (5)?

A

Art. 95: I - suspeição;
II - incompetência de juízo;
III - litispendência;
IV - ilegitimidade de parte;
V - coisa julgada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

V ou F: A arguição de incompetência do juízo precederá a qualquer outra, salvo quando fundada em motivo superveniente

A

Falso. Art. 96. A arguição de suspeição precederá a qualquer outra, salvo quando fundada em motivo superveniente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual é o procedimento para quando recebendo o pedido de suspeição, o juiz nega o pedido? Ele tem qual prazo para dar sua decisão, deve encaminhar ao Tribunal? Se sim, em qual prazo legal?

A

Art. 100. Não aceitando a suspeição, o juiz mandará autuar em apartado a petição, dará sua resposta dentro em três dias, podendo instruí-la e oferecer testemunhas, e, em seguida, determinará sejam os autos da exceção remetidos, dentro em 24 vinte e quatro horas, ao juiz ou tribunal a quem competir o julgamento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

V ou F: Se for arguida a suspeição do órgão do Ministério Público, o juiz, depois de ouvi-lo, decidirá, sem recurso, podendo antes admitir a produção de provas no prazo de cinco dias.

A

Falso. Art. 104. Se for arguida a suspeição do órgão do Ministério Público, o juiz, depois de ouvi-lo, decidirá, sem recurso, podendo antes admitir a produção de provas no prazo de três dias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Pode haver oposição de suspeição contra delegado de polícia?

A

Art. 107. Não se poderá opor suspeição às autoridades policiais nos atos do inquérito, mas deverão elas declarar-se suspeitas, quando ocorrer motivo legal

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

V ou F: A exceção de incompetência do juízo deve ser oposta sempre por escrito.

A

Falso. Art. 108. A exceção de incompetência do juízo poderá ser oposta, verbalmente ou por escrito, no prazo de defesa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

V ou F: As exceções serão processadas em autos apartados e não suspenderão, em regra, o andamento da ação penal.

A

Verdadeiro. Art. 111 do CPP.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

No CPP, quando haverá conflito de jurisdição (2)?

A

Art. 114: I - quando duas ou mais autoridades judiciárias se considerarem competentes, ou incompetentes, para conhecer do mesmo fato criminoso;
II - quando entre elas surgir controvérsia sobre unidade de juízo, junção ou separação de processos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Se houver um conflito de competência, quem poderá suscitar esse conflito (3)?

A

Art. 115:
I - pela parte interessada;
II - pelos órgãos do Ministério Público junto a qualquer dos juízos em dissídio;
III - por qualquer dos juízes ou tribunais em causa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A autoridade policial e o juiz podem restituir coisas apreendidas ou somente o juiz?

A

Art. 120. A restituição, quando cabível, poderá ser ordenada pela autoridade policial ou juiz, mediante termo nos autos, desde que não exista dúvida quanto ao direito do reclamante.
§ 1o Se duvidoso esse direito, o pedido de restituição autuar-se-á em apartado, assinando-se ao requerente o prazo de 5 (cinco) dias para a prova. Em tal caso, só o juiz criminal poderá decidir o incidente.
§ 2o O incidente autuar-se-á também em apartado e só a autoridade judicial o resolverá, se as coisas forem apreendidas em poder de terceiro de boa-fé, que será intimado para alegar e provar o seu direito, em prazo igual e sucessivo ao do reclamante, tendo um e outro dois dias para arrazoar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

No pedido de restituição de coisas apreendidas, dispensa-se a menifestação do MP caso o Delegado de Polícia restitua logo a coisa?

A

Art.120 §3º: Sobre o pedido de restituição será sempre ouvido o Ministério Público.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Se o juiz tiver dúvidas sobre quem seja o verdadeiro dono da coisa objeto de pedido de restituição, o que deverá fazer?

A

Art. 120:
§ 4o Em caso de dúvida sobre quem seja o verdadeiro dono, o juiz remeterá as partes para o juízo cível, ordenando o depósito das coisas em mãos de depositário ou do próprio terceiro que as detinha, se for pessoa idônea.
§ 5o Tratando-se de coisas facilmente deterioráveis, serão avaliadas e levadas a leilão público, depositando-se o dinheiro apurado, ou entregues ao terceiro que as detinha, se este for pessoa idônea e assinar termo de responsabilidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

V ou F: Fora dos casos previstos nos artigos anteriores, se dentro no prazo de 60 dias, a contar da data em que transitar em julgado a sentença final, condenatória ou absolutória, os objetos apreendidos não forem reclamados ou não pertencerem ao réu, serão vendidos em leilão, depositando-se o saldo à disposição do juízo de ausentes.

A

Falso. Art. 123. Fora dos casos previstos nos artigos anteriores, se dentro no prazo de 90 dias, a contar da data em que transitar em julgado a sentença final, condenatória ou absolutória, os objetos apreendidos não forem reclamados ou não pertencerem ao réu, serão vendidos em leilão, depositando-se o saldo à disposição do juízo de ausentes.

17
Q

V ou F: Na hipótese de decretação de perdimento de obras de arte ou de outros bens de relevante valor cultural ou artístico, se o crime não tiver vítima determinada, poderá haver destinação dos bens a museus públicos

A

Verdadeiro. Art. 124-A

18
Q

Cabe sequestro de bem imóvel adquirido pelo indiciado com os proventos da infração mesmo quando em posse de terceiros?

A

Art. 125. Caberá o seqüestro dos bens imóveis, adquiridos pelo indiciado com os proventos da infração, ainda que já tenham sido transferidos a terceiro.

19
Q

V ou F: Para a decretação do seqüestro, bastará a existência de indícios suficientes da proveniência ilícita dos bens.

A

Falso. Art. 126 Para a decretação do sequestro, bastará a existência de indícios veementes da proveniência ilícita dos bens.

20
Q

V ou F: O juiz, de ofício, a requerimento do Ministério Público ou do ofendido, ou mediante representação da autoridade policial, poderá ordenar o sequestro, em qualquer fase do processo ou ainda antes de oferecida a denúncia ou queixa.

A

Verdadeiro. Art. 127.

21
Q

Sequestro deferido pelo juiz, terceiro opôs embargos, esses embargos podem ser julgados antes da sentença condenatória?

A

Art. 130, Parágrafo único. Não poderá ser pronunciada decisão nesses embargos antes de passar em julgado a sentença condenatória.

22
Q

Cite as (3) hipóteses onde o sequestrado será levantado.

A

Art. 131. O seqüestro será levantado:
I - se a ação penal não for intentada no prazo de sessenta dias, contado da data em que ficar concluída a diligência;
II - se o terceiro, a quem tiverem sido transferidos os bens, prestar caução.
III - se for julgada extinta a punibilidade ou absolvido o réu, por sentença transitada em julgado.

23
Q

Bens sequestrados levados a leilão, leilão feito, valor via de regra vai para a União ou fundo Penitenciário Nacional?

A

Art. 133, §2º O valor apurado deverá ser recolhido ao Fundo Penitenciário Nacional, exceto se houver previsão diversa em lei especial.

24
Q

V ou F: A hipoteca legal sobre os imóveis do indiciado poderá ser requerida pelo ofendido em qualquer fase do processo, desde que haja certeza da autoria..

A

Falso. Art. 134: A hipoteca legal sobre os imóveis do indiciado poderá ser requerida pelo ofendido em qualquer fase do processo, desde que haja certeza da infração e indícios suficientes da autoria.

25
Q

V ou F: O juiz determinará a alienação antecipada para preservação do valor dos bens sempre que estiverem sujeitos a qualquer grau de deterioração ou depreciação, ou quando houver dificuldade para sua manutenção

A

Verdadeiro. Art. 144-A.

26
Q

V ou F: Os bens deverão ser vendidos pelo valor fixado na avaliação judicial ou por valor maior. Não alcançado o valor estipulado pela administração judicial, será realizado novo leilão, em até 10 (dez) dias contados da realização do primeiro, podendo os bens ser alienados por valor não inferior a 70% (setenta por cento) do estipulado na avaliação judicial.

A

Falso. Na parte final é oitenta por cento e não 70. Art. 144-A, §2º.

27
Q

Arguida a falsidade de um documento pela parte, o juiz mandará oficiar a parte contrária, qual o prazo legal para a parte oferecer a resposta?

A

Art. 145, I: 48 horas.

28
Q

Arguida a alegação de falsidade documental pela parte, qual o prazo para fazer prova de suas alegações?

A

Art. 145, II: Três dias.

29
Q

A arguição de falsidade de documento exige procuração com poderes especiais?

A

Art. 146. A argüição de falsidade, feita por procurador, exige poderes especiais

30
Q

Juiz nomeia exame de insanidade mental no acusado, processo fica suspenso?

A

Art. 149, §2º: O juiz nomeará curador ao acusado, quando determinar o exame, ficando suspenso o processo, se já iniciada a ação penal, salvo quanto às diligências que possam ser prejudicadas pelo adiamento.

31
Q

Qual o prazo para realização do exame de insanidade mental no acusado?

A

Art. 150, §1º: O exame não durará mais de quarenta e cinco dias, salvo se os peritos demonstrarem a necessidade de maior prazo.

32
Q

Se o exame de insanidade mental apontar que a insanidade é anterior ao cometimento do crime, qual a solução? e se apontar que foi após o cometimento do crime, qual a solução?

A

Art. 151. Se os peritos concluírem que o acusado era, ao tempo da infração, irresponsável nos termos do art. 22 do Código Penal, o processo prosseguirá, com a presença do curador.
Art. 152. Se se verificar que a doença mental sobreveio à infração o processo continuará suspenso até que o acusado se restabeleça, observado o § 2o do art. 149.