Inquérito Policial Flashcards
O que é o arquivamento indireto?
Denomina-se arquivamento indireto a manifestação do promotor de justiça no sentido de que o juízo é incompetente para conhecer da matéria, quando requer, então, a remessa do inquérito policial (ou algum outro procedimento investigativo) ao juízo que, segundo seu ponto de vista, é competente para o julgamento.
O que é o arquivamento implícito objetivo e subjetivo?
Arquivamento implícito objetivo: promotor recebendo o inquérito deixa de promover a ação penal relativa a um dos crimes; arquivamento implícito subjetivo: promotor recebendo o inquérito deixa de promover a ação penal contra um dos indiciados.
Pode o delegado indicar testemunhas no relatório que não foram inquiridas?
Sim, mencionando o local que elas se encontrem.
Delegado pode solicitar diretamente dados cadastrais da vítima ou do suspeito? em quais crimes? Prazo para a empresa fornecer dados?
Sim, Sequestro e cárcere privado; redução à condição análoga à de escravo; tráfico de pessoas; extorsão; extorsão mediante sequestro; envio de criança ao exterior. Prazo: 24 horas.
Delegado pode solicitar COM autorização judicial sinais e informações que permitam localizar vitima e suspeito? se sim, em quais delitos e qual o prazo?
Sim, no delito de tráfico de pessoas, empresa tem ate 72 horas, empresas fornecem as informações por ate 30 dias (prazo prorrogavel). Caso o delta peça ao juiz a autorização e ele não dê a resposta em 12 horas, ele solicita diretamente à empresa e depois comunica ao juiz.
Investigado policial por uso excessivo de força letal deve ser citado ? pode constituir defensor? Se não constituir defensor o que acontece?
Deve ser citado com prazo de 48 horas para constituir defensor, se nao constituir, o órgão é citado para constituir defensor.
Se a vítima ao receber a comunicação do arquivamento do IP não concordar com a decisão, o que pode fazer?
Se a vítima, ou seu representante legal, não concordar com o arquivamento do inquérito policial, poderá, no prazo de 30 (trinta) dias do recebimento da comunicação, submeter a matéria à revisão da instância competente do órgão ministerial, conforme dispuser a respectiva lei organica.
Pode ser decretada a incomunicabilidade do indiciado? qual o procedimento?
Sim, por interesse da sociedade ou conveniência da instrução. . Não pode exceder 3 dias, juiz que decide, ressalvado o direito do advogado de sempre comunicar.
Réu confessar o delito na fase de inquerito é condição necessária para proposição do ANPP ?
Não.
se houver excesso de prazo inquérito pode ser solicitado trancamento do inquerito? qual via eleita e para quem endereçar?
Sim, habeas corpus, . Delta o coator»_space; juiz de primeira instância julgará.
2. Juiz o coator»_space; tribunal julga o HC.
3. STJ for coator»_space; STF julga o HC
Qual é o prazo dado pelo STF para se implementar o juiz das garantias?
12 meses prorrogáveis por mais 12 meses.
A competência do juiz das garantias termina com o oferecimento ou recebimento da denúncia?
oferecimento
Qual é o prazo, no caso de réu preso, para que o juiz da instrução reavalie a prisão?
Em até 10 dias após o oferecimento da denúncia ou queixa, o juiz da instrução e julgamento deverá reexaminar a necessidade das medidas cautelares em curso.
Se a investigação não acabar no prazo legal, relaxa-se a prisão de forma automática?
Foi afastada a regra que previa o relaxamento automático da prisão caso as investigações não fossem encerradas no prazo legal. Segundo a decisão, o juiz poderá avaliar os motivos que motivaram sua declaração.
“Se o investigado estiver preso, o juiz das garantias poderá, mediante representação da autoridade policial e ouvido o Ministério Público, prorrogar, uma única vez, a duração do inquérito por até 15 (quinze) dias, após o que, se ainda assim a investigação não for concluída, a prisão será imediatamente relaxada.”
Juiz das garantias se aplica a todos os processos ?
As normas relativas ao juiz das garantias não se aplicam aos processos de competência originária do STF e do Superior Tribunal de Justiça, regidos pela Lei 8.038/1990, aos processos de competência do Tribunal do Júri, aos casos de violência doméstica e familiar e às infrações penais de menor potencial ofensivo. O juiz das garantias atuará nos processos criminais da Justiça Eleitoral.