Poder Executivo Flashcards
A eleição para os cargos de Presidente e vice-presidente, bem assim para os demais cargos eletivos, está definida na Constituição como sendo:
I - primeiro turno: ocorrerá no ___(3x), do último ano anterior ao término do mandato vigente.
II - Segundo turno: será realizado no ___(3x), do último ano anterior ao término do mandato vigente.
I - primeiro domingo de outubro
II - último domingo de outubro
Tanto a disputa para a Presidência da República quanto aquela atinente aos governos estaduais e distrital são regidas pelo sistema majoritário complexo, que é aquele no qual se prevê a disputa em 2o turno.
Já nas eleições para prefeito, a possibilidade de 2o turno é prevista tão somente para as cidades nas quais o número de eleitores seja superior a?
200 mil.
Havendo o impedimento do Presidente da República por motivo de viagem ou doença, caberá ao vice-presidente assumir o cargo interinamente. Nas hipóteses em que o Vice também não puder ocupar a cadeira presidencial, quem são os legitimados pela Constituição Federal, na ordem correta, a assumirem o cargo em sua ausência? (3x)
I - Presidente da Câmara dos Deputados;
II - Presidente do Senado Federal; e
III - Presidente do STF.
Se o presidente ou o vice-presidente não tomarem posse, sem motivo de força maior, no prazo de ___, o cargo será declarado vago.
10 dias
Se o presidente ou o vice-presidente forem se ausentar do País por mais de ___(prazo), haverá à necessidade de autorização do Congresso Nacional.
15 dias
É atribuição do Presidente da República vetar projetos de lei, total ou parcialmente. Optando o chefe do Executivo pelo veto, deverá ele comunicar as razões de sua decisão ao presidente do Senado dentro do prazo de?
48 horas.
É atribuição do Presidente da República vetar projetos de lei, total ou parcialmente. Ocorrerá a sanção tácita do projeto de lei caso o Presidente da República não se manifeste no prazo de?
15 dias úteis.
É atribuição do Presidente da República vetar projetos de lei, total ou parcialmente. O Presidente não pode vetar só uma palavra ou expressão dentro de um texto.
Ex.: Se não concorda com uma expressão dentro do artigo, tem de revogar artigo completo. O Judiciário, ao contrário, pode vetar somente a expressão indesejada. Mais que isso, pode fazer a declaração de inconstitucionalidade sem redução de texto.
Correto.
Como são chamados os decretos que são atos normativos secundários, prestando-se para regulamentar as leis. Portanto, sujeitam-se a controle de legalidade, e não de constitucionalidade?
Decretos REGULAMENTARES.
Como é chamado o decreto que seu nome se da pelo fato de ele não regulamentar lei alguma. Ele se submete diretamente a controle de constitucionalidade. É, então, considerado um ato normativo primário?
Decreto autônomo.
É atribuição do Presidente da República prestar, anualmente, ao Congresso Nacional, dentro de ___(prazo) após a abertura da sessão legislativa, as contas referentes ao exercício anterior.
60 dias
É atribuição do Presidente da República sancionar, vetar, promulgar e publicar emendas à Constituição.
Errado. ( O Presidente não sanciona, não veta, não promulga e não publica emendas à Constituição.)
É atribuição do Presidente da República dispor sobre a extinção de funções ou cargos públicos mediante LEI. Porém, quando se tratar de extinção de funções ou cargos públicos VAGOS, então não será necessária a edição de lei podendo o Presidente da República dispor a respeito destes mediante outro instrumento legislativo. Qual é esse instrumento?
Decreto autônomo.
Conceder indulto e comutar penas é uma atribuição delegável ou indelegável do Presidente da República?
Delegável.
É atribuição do Presidente da República, passível de delegação, prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei.
Errado. ( Só é passível de delegação a atribuição de PROVER os cargos públicos federais. Já EXTINGUIR os cargos públicos federais NÃO é passível de delegação.)
Algumas atribuições do Presidente da República podem ser delegadas a certas autoridades. As atribuições do PR delegáveis são: I - dispor, mediante decreto (autônomo) sobre A) a organização e o funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos; sobre B) a extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos; II - conceder indulto e comutar penas; e III - prover os cargos públicos federais, na forma da lei.
Quais são as autoridades que o PR pode delegar essas atribuições? (3x)
I - Procurador Geral da República;
II - Advogado Geral da União; e
III - Ministros de Estado.
Indulto, graça e anistia são formas de extinção da punibilidade, ou seja, são benefícios concedidos aos presos, uma espécie de “perdão, que acaba com as punições. Essas formas de perdão são concedidas pelo Presidente da República com exceção de uma que é concedida pelo Poder Legislativo. Qual é ela?
ANISTIA.
Assim como acontece com o Presidente da República, é necessária autorização legislativa para a abertura de processo contra governador de Estado por crime comum ou de responsabilidade.
Errado. (STF entendeu que no caso do governador não há a necessidade de autorização legislativa para abertura de processo.)