**Partograma Flashcards
O que é o partograma?
É uma representação gráfica da evolução do trabalho de parto.
Quais as fases da dilatação cervical?
Latente: inicia-se com o aparecimento das contrações uterinas dolorosas, provocando amolecimento e dilatação lentos do colo uterino. Acaba quando o diâmetro do colo uterino apresenta 4 cm, quando inicia-se o trabalho de parto propriamente dito.
Fase Ativa: Três períodos: 1. Aceleração (dilatação inicial); 2. Inclinação máxima (dilatação linear e rápida); 3. Desaceleração (dilatação em velocidade constante). Na desaceleração ocorre, normalmente, a descida da apresentação.
Como é a variedade do padrão de descida de acordo com a paridade?
Em multíparas, a descida ocorre mais tardiamente (próximo da dilatação total), enquanto que em nulíparas ocorre mais precocemente.
Do que consiste o partograma?
Dilatação cervical, variedade de posição e altura da apresentação, registro das horas do exame, FCF, contrações uterinas, estado da bolsa das águas, adm de medicamentos e procedimentos efetuados durante o parto.
Como é representada a variedade de posição no partograma?
Apresentação cefálica fletida: três linhas confluentes.
Apresentação cefálica defletida de 1o grau: bregma como um losango e 2 linhas saindo dele (metópica menor e sagital maior).
Uso das siglas da variedade de posição.
Como é feita a interpretação do partograma em relação às linhas de alerta e de ação?
Se a dilatação for lenta (menor que 1 cm/h), as anotações deverão ser feitas próximas à linha de alerta, implicando a necessidade de melhor observação clínica. Se a dilatação parar ou desacelerar ainda mais, a marcação será feita à direita da linha de alerta, indicando necessidade de correção do problema (parto disfuncional).
Qual a velocidade de dilatação normal do colo uterino?
1,2-1,5 cm/h.
Quando deve ser inciado o partograma?
Quando a parturiente estiver na fase ativa do trabalho de parto (2-3 contrações eficientes em 10 minutos e dilatação cervical mínima de 3 cm). Caso haja dúvida, realizar o toque para verificar a velocidade de dilatação: se estiver em 1 cm/h, é a fase ativa do trabalho de parto.
Qual a relevância de um parto disfuncional?
Evidencia um sinal de que existe alguma anormalidade no andamento do parto, que deve ser identificada e, se possível, corrigida.
Quando é identificada uma distocia funcional (fase ativa prolongada)?
Quando a dilatação está menor que 1 cm/h, ocorrendo, geralmente, por contrações uterinas (metrossístoles) ineficientes (falta de motor).
Como é feita a correção de uma distocia funcional?
Deambulação e, se houver necessidade, administração de ocitocina ou rotura artificial da bolsa das águas.