Endometriose Flashcards
Qual a definição de endometriose?
Presença de glândulas e estroma endometrial em localização extrauterina. É uma doença inflamatória com intensa relação hormonal (estrogênio).
Qual a localização da endometriose?
A maioria (98%) ocorre nos órgãos pélvicos e peritônio (ovários, ureter, septo retovaginal). Raramente (muito) é encontrado em outras localidades, como pleura, pericárdio, cérebro, retina e nervos.
Qual a epidemiologia da endometriose?
Acomete predominantemente mulheres na menacme (entre a menarca e a menopausa - período fértil), mas pode ocorrer em adolescentes e pós-menopausadas com uso de terapia hormonal. A incidência é de cerca de 10%, podendo chegar a 90% em mulheres com dor pélvica ou infertilidade.
Qual a etiologia da endometriose?
É desconhecida, existindo teorias para explicar a doença, sendo que nenhuma é totalmente aceita e provavelmente elas se completam para explicar os casos.
Quais as teorias que explicam a origem da endometriose?
Teoria da Implantação (menstruação retrógrada, transplante, refluxo menstrual), teoria imunológica, teoria da metaplasia celômica, teoria da indução, teoria iatrogênica e teoria da disseminação linfática.
Explique a teoria da implantação?
Também chamada de teoria da menstruação retrógrada, ela afirma que o efluente menstrual contém células endometriais viáveis, que por refluxo transtubário atinge os sítios pélvicos e lá se implanta. Não esclarece o motivo de nem todas mulheres com refluxo menstrual apresentarem endometriose (o refluxo ocorre em 90% das mulheres) e não explica os implante extrapélvicos.
O endométrio tópico é igual ao ectópico?
Não, eles diferem em termos morfológicos e funcionais, dificultando a aceitação da teoria da implantação.
Explique a teoria imunológica.
Afirma que as células da endometriose escapam do sistema imunológico, permanecendo viáveis em seu sítio de implantação. É descrito anormalidades imunológicas em mulheres com endometriose, corroborando com a teoria. Essa teoria funciona de forma complementar à da implantação.
Explique a teoria da metaplasia celômica.
O mesotélio do peritônio contém células totipotentes. Com isso, essa teoria afirma que esse mesotélio origine a endometriose. Explica a endometriose raríssima em mulheres antes da menarca e em homens que ingeriram altas doses de estrógeno.
Explique a teoria da indução.
É um prolongamento da metaplasia celômica, afirmando que existe um fator bioquímico endógeno que induz o desenvolvimento das células endometriais a partir de células indiferenciadas. Corroborado por experimentos em coelhos, mas não em humanos/primatas.
Explique a teoria iatrogênica.
Afirma que a endometriose ocorra por um transporte iatrogênico de células endometriais para outros locais fora do útero, como ocorre em cirurgias cesarianas. Corroborado por endometriose em cicatriz após cesárea, episiotomia, amniocentese.
Explique a teoria da disseminação linfática.
Diz respeito à disseminação de células endometriais pela circulação linfática. Explica a rara presença em tecidos extrauterinos (retina, cérebro, nervos, pleura, pericárdio). Comprovado em coelhos.
Qual a patogenia da endometriose?
Propensão familiar (risco 7x maior quando ocorre em parentes de 1° grau - herança poligênica associada à susceptibilidade ambiental), fatores imunológicos (as células imunes, ao invés de removerem a endometriose, liberam citocinas e fatores de crescimento que estimulam a proliferação, adesão e angiogêneses do endométrio ectópico), fatores hormonais (desenvolv e cresc depende do estrogênio, e a prod e metab desse hormônio estão alteradas na endometriose - há produção de estrogênio no endométrio em um feedback positivo que promove produção contínua desse hormônio) e fatores ambientais.
Quais os FR para endometriose?
História familiar, malformações uterinas (útero bicorno e didelfo - aumento do refluxo menstrual), menarca precoce, ciclos menstruais curtos, duração do fluxo menstrual aumentada, estenoses cervicais, baixo IMC, gestação tardia, nuliparidade, consumo exagerado de café e álcool.
Qual o aspecto macroscópicos das lesões da endometriose?
As lesões típicas são consideradas de acordo com a evolução e idade: vermelhas (muito ativas - “petéquias”), pretas (menos ativas, queimadura por pólvora, nódulos pretos, marrom-escuros ou azulados) e brancas (inativas, cicatrizes).