Endometriose Flashcards

1
Q

Qual a definição de endometriose?

A

Presença de glândulas e estroma endometrial em localização extrauterina. É uma doença inflamatória com intensa relação hormonal (estrogênio).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual a localização da endometriose?

A

A maioria (98%) ocorre nos órgãos pélvicos e peritônio (ovários, ureter, septo retovaginal). Raramente (muito) é encontrado em outras localidades, como pleura, pericárdio, cérebro, retina e nervos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual a epidemiologia da endometriose?

A

Acomete predominantemente mulheres na menacme (entre a menarca e a menopausa - período fértil), mas pode ocorrer em adolescentes e pós-menopausadas com uso de terapia hormonal. A incidência é de cerca de 10%, podendo chegar a 90% em mulheres com dor pélvica ou infertilidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual a etiologia da endometriose?

A

É desconhecida, existindo teorias para explicar a doença, sendo que nenhuma é totalmente aceita e provavelmente elas se completam para explicar os casos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais as teorias que explicam a origem da endometriose?

A

Teoria da Implantação (menstruação retrógrada, transplante, refluxo menstrual), teoria imunológica, teoria da metaplasia celômica, teoria da indução, teoria iatrogênica e teoria da disseminação linfática.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Explique a teoria da implantação?

A

Também chamada de teoria da menstruação retrógrada, ela afirma que o efluente menstrual contém células endometriais viáveis, que por refluxo transtubário atinge os sítios pélvicos e lá se implanta. Não esclarece o motivo de nem todas mulheres com refluxo menstrual apresentarem endometriose (o refluxo ocorre em 90% das mulheres) e não explica os implante extrapélvicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O endométrio tópico é igual ao ectópico?

A

Não, eles diferem em termos morfológicos e funcionais, dificultando a aceitação da teoria da implantação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Explique a teoria imunológica.

A

Afirma que as células da endometriose escapam do sistema imunológico, permanecendo viáveis em seu sítio de implantação. É descrito anormalidades imunológicas em mulheres com endometriose, corroborando com a teoria. Essa teoria funciona de forma complementar à da implantação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Explique a teoria da metaplasia celômica.

A

O mesotélio do peritônio contém células totipotentes. Com isso, essa teoria afirma que esse mesotélio origine a endometriose. Explica a endometriose raríssima em mulheres antes da menarca e em homens que ingeriram altas doses de estrógeno.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Explique a teoria da indução.

A

É um prolongamento da metaplasia celômica, afirmando que existe um fator bioquímico endógeno que induz o desenvolvimento das células endometriais a partir de células indiferenciadas. Corroborado por experimentos em coelhos, mas não em humanos/primatas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Explique a teoria iatrogênica.

A

Afirma que a endometriose ocorra por um transporte iatrogênico de células endometriais para outros locais fora do útero, como ocorre em cirurgias cesarianas. Corroborado por endometriose em cicatriz após cesárea, episiotomia, amniocentese.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Explique a teoria da disseminação linfática.

A

Diz respeito à disseminação de células endometriais pela circulação linfática. Explica a rara presença em tecidos extrauterinos (retina, cérebro, nervos, pleura, pericárdio). Comprovado em coelhos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual a patogenia da endometriose?

A

Propensão familiar (risco 7x maior quando ocorre em parentes de 1° grau - herança poligênica associada à susceptibilidade ambiental), fatores imunológicos (as células imunes, ao invés de removerem a endometriose, liberam citocinas e fatores de crescimento que estimulam a proliferação, adesão e angiogêneses do endométrio ectópico), fatores hormonais (desenvolv e cresc depende do estrogênio, e a prod e metab desse hormônio estão alteradas na endometriose - há produção de estrogênio no endométrio em um feedback positivo que promove produção contínua desse hormônio) e fatores ambientais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais os FR para endometriose?

A

História familiar, malformações uterinas (útero bicorno e didelfo - aumento do refluxo menstrual), menarca precoce, ciclos menstruais curtos, duração do fluxo menstrual aumentada, estenoses cervicais, baixo IMC, gestação tardia, nuliparidade, consumo exagerado de café e álcool.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Qual o aspecto macroscópicos das lesões da endometriose?

A

As lesões típicas são consideradas de acordo com a evolução e idade: vermelhas (muito ativas - “petéquias”), pretas (menos ativas, queimadura por pólvora, nódulos pretos, marrom-escuros ou azulados) e brancas (inativas, cicatrizes).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual a evolução das lesões?

A

50% segue um curso natural com transformação de vermelhas para brancas em 7-10 anos.

17
Q

Qual o aspecto microscópico das lesões?

A

Células endometriais com ou sem macrófagos com hemossiderina.

18
Q

Quais os sítios de envolvimento da endometriose?

A

Ovários (principal), Ligamentos uterossacros, Fundo de saco posterior, Ligamento largo e Fundo de saco anterior -> são os mais comuns.

19
Q

Quando deve ser suspeitada endometriose extrapélvica?

A

Apesar de ser assintomática na maioria das vezes, deve-se suspeitar quando houver dor e/ou massa palpável fora da pelve com padrão cíclico de aparecimento.

20
Q

Qual o QC geral da paciente com endometriose?

A

Dismenorreia, Dispareunia, Dor pélvica crônica, Infertilidade.

21
Q

Qual o QC da endometriose no TGI?

A

Distensão e desconforto abdominal, constipação ou diarreia, náuseas e vômitos, hematoquezia cíclica.

22
Q

Qual a prevalência da endometriose no TGI?

A

Ocorre em cerca de 25-37% dos casos de endometriose, se localizando principalmente no retossigmoide.

23
Q

Qual o QC da endometriose ovariana?

A

A lesão típica é o endometrioma, cisto com conteúdo espesso e achocolatado e cercado de áreas de fibrose.
Estão presentes em 17-44% das endometrioses.

24
Q

Explique a dismenorreia na endometriose.

A

Progressiva (aumenta com o passar do tempo), aparecimento após longo tempo de menstruações indolores (muito indicativo de endometriose).

25
Q

Explique a dispareunia.

A

Início recente (não está presente desde o 1° ato sexual), maior intensidade com a penetração profunda, antecede a menstruação.

26
Q

Explique a dor pélvica crônica.

A

Ocorre por inflamação peritoneal local, formação de aderências, espessamento fibroso e coleção de sangue liberado pela endometriose.

27
Q

Explique a infertilidade.

A

20-40% das mulheres inférteis possuem endometriose, ocorrendo por distorção da anatomia anexial dificultando a captação oocitária, interferência no desenvolvimento do oócito e redução da receptividade endometrial.
*O fluido peritoneal da paciente com endometriose apresenta diversas citocinas inflamatórias e fatores de crescimento, o que promove um ambiente hostil para os sptz ou embrião.

28
Q

O que pode ocorrer com a endometriose caso a gravidez ocorra?

A

Apesar de a endometriose dificultar a fecundidade, após a gravidez, é possível observar regressão e até resolução completa da endometriose.

29
Q

Quais os achados de exame físico na endometriose?

A

Visão direta de nódulos azulados ou marrons na vagina ou colo de útero, palpação de grandes endometriomas dor à palpação profunda.
*Vale ressaltar que, geralmente, não existem alterações no exame físico, portanto este deve ser realizado, preferencialmente, à época da menstruação.

30
Q

Como é feito o diagnóstico da endometriose?

A

Anamnese, exame físico (toque combinado/bimanual), videolaparoscopia (é o método de escolha e definitivo -> visualizar os implantes e realizar a biópsia e, ainda, retirar os implantes no mesmo tempo operatório).
*Pode-se usar o CA-125, mas apresenta baixa sensibilidade (está elevado em outras condições). A USGTV é útil para diagnosticar endometrioma, doença vesical e retovaginal.

31
Q

O que deve ser considerado antes de escolher a forma de tto?

A

A idade da paciente, a gravidade da endometriose e a paridade.