Assistência Clínica ao Parto Vaginal Flashcards
Quais as 3 fases clínicas do parto?
Período de dilatação: contrações uterinas de frequência, intensidade e duração suficientes para apagar e dilatar o colo uterino até 10 cm.
Período expulsivo: inicia-se quando o período de dilatação se conclui e termina com o desprendimento fetal.
Dequitação/Dequitadura/Decedura/Secundamento/Delivramento: inicia-se após o desprendimento fetal e termina com a saída da placenta e membranas fetais.
Quando e o que ocorre no período Premonitório ou Pré-parto?
Da 30-36s de gravidez, não sendo uma fase clínica do parto. Ocorre a descida do fundo uterino com a acomodação da apresentação ao canal do parto, contrações irregulares, aumento das secreções cervicais (muco, pode haver raias de sangue) - é chamado de “sinal” do parto -. As contrações se tornam cada vez mais intensas e frequentes, porém sem dilatação do colo, até que dão início ao trabalho de parto.
O “sinal” de parto é um parâmetro preciso de início do trabalho de parto? Por quê?
Não, pois antecede o trabalho de parto de horas a dias, não sendo muito preciso.
Qual a duração do período de dilatação? O que marca o fim desse período?
Varia de nulíparas (10-12h) para multíparas (6-8h). Acaba quando o colo apresenta 10 cm ou quando ocorre rotura da “bolsa das águas” (membrana ovular que se forma através do colo).
Quando ocorre o início do trabalho de parto?
É de difícil identificação, porém são as contrações uterinas que promovem apagamento e dilatação do colo uterino. Segundo o Ministério da Saúde, ele tem início quando há contrações uterinas regulares e dilatação de 4 cm.
Qual a duração do período expulsivo?
50 minutos em primíparas e 20 minutos e multíparas, mas pode variar até 2,5h nas primeiras e 1h nas segundas.
Como é feito o diagnóstico do período expulsivo?
A forma mais precisa é através do toque vaginal, quando percebe-se que não há mais colo uterino (dilatação total). As contrações atingem seu máximo de 5 em 10 minutos, com duração de 60-70s. A gestante apresenta esforços expulsivos e desejo de defecar.
Qual a duração do secundamento?
10-20min após o período expulsivo, sendo que 30min já é prolongado.
Quais os mecanismos de descolamento da placenta?
Baudelocque-Schultze: 75% dos casos, em que a placenta encontra-se no fundo uterino. Desprende-se pela face fetal em forma de guarda-chuva, com o sangramento se exteriorizando após a retirada.
Baudelocque-Duncan: 25% do casos, em que a placenta encontra-se nas paredes laterias uterinas. Desprende-se pela borda inferior, com o sangramento precedendo a saída.
Qual o quarto período do parto e qual sua duração?
É o período principal em que ocorrem as hemorragias maternas, se estendendo do secundamento até 1h após esse período. Representa a hemostasia do sítio de inserção placentário.