MEDIDAS ASSECURATÓRIAS Flashcards
É cabível o sequestro de bens imóveis adquiridos pelo acusado com os proventos da infração, desde que haja indícios veementes da proveniência ilícita dos bens e que estes ainda não tenham sido transferidos a terceiro.
FALSO. MESMO QUE TRANSFERIDOS PARA TERCEIROS AINDA PODEM SER OBJETOS DE SEQUESTRO
Não legitima o levantamento do sequestro a prestação de caução por parte de terceiro idôneo, a quem tiverem sido transferidos os bens.
FALSO. PODE SIM
A sentença irrecorrível de extinção da punibilidade não autoriza o levantamento do arresto ou o cancelamento da hipoteca, mas somente a sentença absolutória irrecorrível.
FALSO. AUTORIZA SIM O LEVANTAMENTO DO SEQUESTRO
A sentença irrecorrível de extinção da punibilidade não autoriza o levantamento do arresto ou o cancelamento da hipoteca, mas somente a sentença absolutória irrecorrível.
FALSO. CABE NOS IMÓVEIS E MÓVEIS
Uma vez ordenado judicialmente o sequestro, poderá ele ser levantado se a ação penal não for intentada no prazo de sessenta dias, contados da data da conclusão da diligência
CERTO
Apenas mediante requerimento do ministério público, do ofendido, ou de seu representante legal, poderá o juiz ordenar o sequestro em qualquer fase do processo ou do inquérito.
FALSO. JUIZ PODE DE OFICIO NA FASE DO PROCESSO, MAS NÃO NO INQUERITO
O sequestro somente será levantado nas hipóteses taxativas legais, em que a ação penal não for intentada em sessenta dias, contados da diligência constritiva; quando o réu for absolvido; ou o terceiro prestar fiança idônea.
FALSO. SÃO 4 HIPOTESESS, OU NO JULGAMENTO PROCEDENTE DOS EMBARGOS
Sequestro é medida assecuratória incidente sobre os bens móveis e imóveis do indiciado ou acusado, ainda que em poder de terceiros, quando adquiridos com proveito da infração penal.
CERTO
O juiz, de ofício, poderá ordenar o sequestro, em qualquer fase do processo ou ainda antes de oferecida a denúncia ou queixa.
CERTO. Todavia, o artigo não foi considerado inconstitucional e permanece vigente e o artigo 3-A está com eficácia suspensa conforme decisão proferida no julgamento das ADIs 6.298, 6.299, 6.300 e 6305. Veja a redação do artigo 127, do CPP.
Para a decretação do sequestro basta a existência de indícios veementes da proveniência ilícita dos bens.
CERTO
da decisão que concede ou nega o pedido de sequestro, cabe apelação.
CERTO
se o responsável não possuir bens imóveis ou os possuir de valor insuficiente, poderão ser arrestados bens móveis suscetíveis de penhora, nos termos em que é facultada a hipoteca legal dos imóveis.
CERTO
Não acarreta nulidade o deferimento de medida cautelar patrimonial de sequestro sem anterior intimação da defesa.
CERTO
Em se tratando de hipoteca legal, arresto e alienação antecipada de bens, O depósito e a administração dos bens arrestados ficarão sujeitos ao regime do processo civil.
certo
O arresto será levantado ou cancelada a hipoteca, se, por sentença recorrível, o réu for absolvido ou julgada extinta a punibilidade.
falso. irrecorrível