Aplicação Da Lei Processual No Tempo, No Espaço E Em Relação Às Pessoas Flashcards
A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, com prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior.
falso. sem prejuízo
O Código de Processo Penal adota o princípio da extraterritorialidade incondicionada, nos mesmos moldes do Código Penal.
ERRADO. Ensina a doutrina processual penal que, “A aplicação da lei processual penal pátria é informada pelo princípio da territorialidade absoluta. Logo, tem aplicação a todos os processos em trâmite no território nacional (locus regit actum).
Aplica-se a lei processual penal somente aos processos em andamento, salvo para beneficiar o acusado.
ERRADO. Conforme dispõe o artigo 2, caput, do Código de Processo Penal:
CPP: “Art. 2o A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior.”
Miguel está sendo processado pela prática de roubo majorado. Portanto, é correto afirmar que, caso haja mudança nas normas processuais que regulamentam o procedimento comum ordinário, os atos praticados pela lei anterior são válidos.
certo
O processo penal reger-se-á, em todo o território brasileiro, pelo Código de Processo Penal, não havendo qualquer ressalva prevista neste diploma.
falso. Art. 1º O processo penal reger-se-á, em todo o território brasileiro, por este Código, ressalvados:
I - os tratados, as convenções e regras de direito internacional;
II - as prerrogativas constitucionais do Presidente da República, dos ministros de Estado, nos crimes conexos com os do Presidente da República, e dos ministros do Supremo Tribunal Federal, nos crimes de responsabilidade (Constituição, arts. 86, 89, § 2º, e 100);
III - os processos da competência da Justiça Militar;
Aplica-se o princípio da extraterritorialidade na aplicação da lei processual penal brasileira.
RRADO. Ao processo penal aplica-se o princípio da territorialidade.
Ao processo penal não são aplicáveis tratados e convenções internacionais.
ERRADO. Em desacordo com o previsto no artigo 1º, do CPP:
“Art. 1º O processo penal reger-se-á, em todo o território brasileiro, por este Código, ressalvados:
I - os tratados, as convenções e regras de direito internacional;”
O processo penal reger-se-á, em todo o território brasileiro, pelo Código de Processo Penal, ressalvados os processos da competência da Justiça Militar.
CORRETO. O CPP não se aplica aos crimes militares, porquanto estes se encontram submetidos ao Código de Processo Penal Militar e respectiva legislação específica.
O CPP orienta-se pelo princípio da territorialidade, que determina a exclusão da lei processual penal estrangeira em território brasileiro.
certo
Aplica-se o princípio da extraterritorialidade no processo penal, quando o crime ocorre no exterior.
ERRADO. Ao processo penal aplica-se o princípio da territorialidade.
O CPP orienta-se pelas mesmas regras de aplicação da lei penal no espaço que o CP.
ERRADO. Como se sabe, o Código de Processo penal, adotou o princípio da territorialidade (art. 1º, caput do CPP). Por outro lado, o Código Penal Brasileiro, no que dispõe a aplicação da lei penal no espaço orienta-se pelos princípios da territorialidade e da extraterritorialidade (arts. 5º e 7º do CP).
Em razão da aplicação do princípio tempus regit actum, lei nova que venha a suprimir determinado recurso não afasta o direito à recorribilidade subsistente pela lei anterior, quando o julgamento tiver ocorrido antes da entrada em vigor da lei nova.
CERTO
A lei processual penal posterior mais favorável ao agente aplicar-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
ERRADO. Não se aplica à lei processual penal o princípio da retroatividade da lei penal benéfica, aplicável em sede de direito penal material.
Lei nova mais benéfica, quando modifica procedimentos no processo penal, retroage e impõe a renovação dos atos já praticados.
Incorreto. A lei processual penal tem aplicação imediata, sem prejuízo dos atos realizados sob a vigência da lei anterior , conforme artigo 2º, do Código de Processo Penal: “A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior.”
A lei processual penal admitirá interpretação restritiva e aplicação analógica, bem como o suplemento dos princípios gerais de direito.
FALSO. A lei processual penal admitirá interpretação extensiva e aplicação analógica, bem como o suplemento dos princípios gerais de direito”