Interpretação E Aplicação Da Lei Processual Penal Flashcards
Não se admite a aplicação dos princípios gerais do direito para integrar lacuna em direito processual penal.
ERRADO. Os princípios gerais do direito servem como suplemento da lei processual penal.
CPP: “Art. 3o A lei processual penal admitirá interpretação extensiva e aplicação analógica, bem como o suplemento dos princípios gerais de direito.”
Os princípios gerais do direito correspondem a critérios de interpretação legislativa.
ERRADO. Os princípios gerais do direito, previsto no art. 3º do CPP como formas de integração da norma, criação de regras gerais que decorrem da aceitação do ordenamento jurídico como um todo.
Os princípios gerais do direito, assim como a interpretação analógica são critérios de integração legislativa.
FALSO.
Os princípios gerais do direito correspondem ao emprego de valores ínsitos ao sistema, dedutíveis do ordenamento encarado de forma sistêmica, embora não revestidos de normatividade expressa
CORRETO. Os princípios gerais do direito, previsto no art. 3º do CPP como formas de integração da norma, criação de regras gerais que decorrem da aceitação do ordenamento jurídico como um todo
Os princípios gerais do direito correspondem aos princípios específicos e normativos previstos para o direito processual penal.
ERRADO. Os princípios gerais de direitos referidos no art. 3º não se confundem com os princípios específicos e normativos previstos para o direito processual penal, dentre os quais estão o devido processo legal, juiz natural, inadmissibilidade de provas ilícitas, contraditório e ampla defesa.
A interpretação teleológica busca a real vontade/finalidade manifestada na lei.
Correto. A interpretação teleológica busca a real vontade/finalidade manifestada na lei ao dispor desta ou daquela forma.
A interpretação gramatica á única admite no direito processual penal.
Incorreto.A interpretação gramatical ou literal: considera a letra fria da lei, vale dizer, o sentido literal dos termos incorporados ao texto legal. Contudo, o direito processual penal não adota apenas a interpretação literal, admitindo interpretação teleológica, restritiva, ampliativa, declarativa entre outros modelos.
Como exemplo de interpretação extensiva tem-se as hipóteses de cabimento do recurso em sentido estrito (RESE) previstas no art. 581 do CPP.
CERTO
Na legislação processual penal a repristinação não é permitida.
falso. somente se aplicará se houver expressa determinação legal.
a lei processual penal não admite aplicação analógica.
falso. admite
a lei processual penal não admite interpretação extensiva
falso. admite
a lei processual penal admite a possibilidade de interpretação extensiva, como se dá na hipótese de admissibilidade do uso de recurso em sentido estrito contra a decisão que rejeitar o aditamento da denúncia.
certo
A interpretação extensiva ocorre quando o intérprete está autorizado a alargar uma hipótese de incidência da norma. É possível a sua utilização no processo penal.
certo
A lei processual penal admite o suplemento dos princípios gerais de direito.
certo
Diante da falta de norma expressa na legislação processual penal o julgador deve se valer da interpretação analógica.
falso. o julgador deve buscar suplementação normativa no Código de Processo Civil.