Linfoma Flashcards
Sx da veia cava superior
conjunto de sinais (dilatação das veias do pescoço, pletora facial, edema de membros superiores, cianose) e sintomas (cefaleia, dispneia, tosse, edema de membro superior, ortopneia e disfagia, entre outros) decorrentes da obstrução do fluxo sanguíneo através da veia cava superior em direção ao átrio direito
Os linfomas constituem a segunda maior causa neoplásica da síndrome
Sx de Lise tumoral
complicação oncológica relativamente comum que afeta, em sua maioria, estes pacientes com doença de alto burden tumoral em início de quimioterapia. É fundamentada basicamente na destruição aguda de uma grande quantidade de células neoplásicas e, consequentemente, distúrbios eletrolíticos secundários. Nesse sentido, pode-se ver hipercalemia, hiperuricemia, hiperfosfatemia e, consequente, hipocalcemia. A desidrogenase lática auxilia a considerar a possibilidade de SLT na medida em que constitui fator de risco à mesma.
clínica: pode-se ter lesão renal, arritmias cardíacas e quadro neurológicos.
diagnóstico: critérios de Cairo Bishop
Tto: prevenção da SLT com hidratação venosa e uso de rasburicase/ alopurinol e correção dos distúrbios eletrolíticos
avaliação inicial de linfonodomegalias, sendo dados que podem nos alarmar para a possibilidade de doença maligna:
? tamanho > 3cm;
? ausência de involução em 4-6 semanas (ou sem retornar ao tamanho original em até 12 semanas);
? aderido a planos profundos;
? consistência endurecida;
? localização, pois algumas delas são menos acometidas por doenças benignas: supraclavicular, epitroclear, pré-auricular e poplíteo
Linfoma de Hodgkin
1-definicao
2-epidemio
3-etiologia
4-clinica
5-dx
6-subtipos
1-Decorrente de um distúrbio na maturação dos linfócitos B
2-Jovens entre 20-30 anos(mulheres) e uma efundo pico idosos entre 50-60 anos(homens); predomínio general no sexo masculino.
3-EBV
Genética
Imunossupressão
4-cadeia cervical ocorre em até 70% dos casos (o mediastino, por sua vez, em 50-60%), e classicamente evoluem por contiguidade; associado a sintomas constitucionais (febre, perda ponderal, sudorese noturna) e pode apresentar manifestações imunes como a encefalite(Sx de ophelia), Sx hematofagocitica,etc.
Um achado clássico e rarode anamnese é a dor em região nodal após libação alcoólica!
O que caracteriza o LH é o infiltrado celular em volta da célula de Reed-Sternberg(“olhos de coruja”- tb pode parecer na mononucleose e outras neoplasias), de forma que o celularidade mista apresenta aspecto heterogêneo, com linfócitos, macrófagos, células epitelióides, eosinófilos, plasmócitos…
5-Dx por biópsia excursionai do linfonodo guiado por exame de imagem (PET-CT) + imunohistoquimica da amostra, a qual determina um linfócito B clonal característico
6-o subtipo esclerose nodular é o mais comum, e classicamente é representado por mulheres jovens com massa mediastinal.
Associação com EBV é elevada!
Laboratório - linfma de hodgkin
? Hipercalcemia: mais comumente causada pelo aumento na produção do calcitriol e menos frequentemente por dano direto à matriz óssea.
? Anemia:pode ter diversas causas, como substituição das células da medula óssea por células de Hodgkin, hiperesplenismo, anemia de doença crônica inflamatória e mais raramente devido à anemia hemolítica.
? Eosinofilia: achado relativamente comum no Linfoma de Hodgkin, ocorre por produção de citocinas como a interleucina-5, que atua na recrutamento e/ou estímulo à produção de eosinófilos
os linfomas que são doenças definidoras de AIDS são:
? Primário de efusão;
? Primário de SNC;
? Burkitt;
? Difuso de grandes células B;
? Plasmablástico
Leucemia mieloide crônica
Definição
Clinica
Tto
Relacionada com t(9;22) levando a transcrição d tirosina quinaste BCR-ABL(que leva a neutrofilia p/esquerda).
anemia, sintomas constitucionais e esplenomegalia.
Inibidor de tirosina quinase,p.ex. Imatinib, dasatinib e nilotinib.