Improbidade Administrativa. ] Flashcards
Se houver mais de um réu na ação de improbidade, a somatória dos valores declarados indisponíveis não poderá superar
O montante indicado na petição inicial como dano ao erário ou como enriquecimento ilícito.
Os veículos de via terrestre, bens imóveis, bens móveis em geral, semoventes, navios e aeronaves, ações e quotas de sociedades simples e empresárias, pedras e metais preciosos e, apenas na inexistência desses, o bloqueio de contas bancárias será admitida, de forma a garantir a subsistência do acusado e a manutenção da atividade empresária ao longo do processo pois deverá ser priorizado pela
Ordem de indisponibilidade de bens.
A (…) de terceiro dependerá da demonstração da sua efetiva concorrência para os atos ilícitos apurados ou, quando se tratar de pessoa jurídica, da instauração de incidente de desconsideração da personalidade jurídica, a ser processado na forma da lei processual.
Indisponibilidade de bens
A (…) poderá ser decretada sem a OITIVA PRÉVIA DO RÉU, sempre que o contraditório PRÉVIO puder comprovadamente frustrar a efetividade da medida ou houver outras circunstâncias que recomendem a proteção liminar, não podendo a urgência ser presumida.
Indisponibilidade de bens
Em regra é vedada a decretação de indisponibilidade do bem de família do réu, exceto se comprovando que
O imóvel seja fruto de vantagem patrimonial indevida no enriquecimento ilícito.
Em regra os (…) não respondem pelo ato de improbidade que venha a ser imputado à pessoa jurídica, EXCETO se, comprovadamente, houver participação e benefícios diretos, caso em que responderão nos limites da sua participação.
Os sócios, os cotistas, os diretores e os colaboradores de pessoa jurídica de direito privado
A ação ou omissão decorrente de divergência interpretativa da lei, baseada em jurisprudência
Não configura improbidade administrativa ainda que não pacificada, mesmo que não venha a ser posteriormente prevalecente nas decisões dos órgãos de controle ou dos tribunais do Poder Judiciário
O termo inicial da PRESCRIÇÃO de ação por ato de improbidade administrativa ocorre a partir da data (…) ou, no caso de infrações permanentes, do dia em que (…)
De ocorrência do fato/Cessou a permanência.
A nova Lei 14.230/2021 aplica-se aos atos de improbidade administrativa culposos praticados na vigência do texto anterior da lei, porém sem (…) em virtude da revogação expressa do texto anterior; devendo o juízo competente analisar eventual dolo por parte do agente”.
CONDENAÇÃO TRANSITADA EM JULGADO
OBS1: Ato culposo SEM trânsito em julgado: A lei DEVERÁ retroagir (o juiz deverá avaliar se há dolo ou culpa). Se houver culpa, o processo será EXTINTO em favor do réu.
OBD2: Norma benéfica que revogou a modalidade culposa do ato de improbidade administrativa é IRRETROATIVA para os processos de execução das penas, pela eficácia da coisa julgada. (trânsito em julgado)
A LIA descreve tipos de atos de improbidade administrativa, ou seja, atos que importam enriquecimento ilícito e os atos que causam prejuízo ao erário e ambos apresentam um rol
EXEMPLIFICATIVO
A ação para a aplicação das sanções previstas na LIA prescreve em (…), contados a partir da (…) ou, no caso de infrações permanentes, (…).
8 ANOS;
Da ocorrência do fato;
Do dia em que cessou a permanência
São (…) as ações de ressarcimento ao erário fundadas na prática de ato doloso tipificado na Lei de Improbidade Administrativa.
IMPRESCRITÍVEIS
No que se refere a recursos de origem pública, sujeita-se às sanções previstas na LIA o PARTICULAR/PESSOA FÍSICA ou JURÍDICA, que celebra com a administração pública
Convênio, contrato de repasse, contrato de gestão, termo de parceria, termo de cooperação ou ajuste administrativo equivalente.
A indisponibilidade só pode ser decretada mediante
A demonstração no caso concreto de perigo de dano irreparável ou de risco ao resultado útil do processo.
Na ação por improbidade administrativa poderá ser formulado, em caráter antecedente ou incidente, pedido de (…), a fim de garantir a integral recomposição do erário ou do acréscimo patrimonial resultante de enriquecimento ilícito
Indisponibilidade de bens dos réus
A penas será deferido mediante a demonstração no caso concreto de perigo de dano irreparável ou de risco ao resultado útil do processo, desde que
O juiz se convença da probabilidade da ocorrência dos atos descritos na petição inicial com fundamento nos respectivos elementos de instrução, após a oitiva do réu em 5 (cinco) dias.