Estatuto do Desarmamento Flashcards
Todos os crimes do Estatuto do Desarmamento são
considerados de perigo abstrato.
C
Diante da ofensividade inerente à
natureza da arma de fogo.
A faca é uma arma branca própria.
Errado
Imprópria
Armas brancas próprias: produzidas com a finalidade específica de ataque e defesa (ex.: cacetete).
Impróprias: produzidas para um objetivo específico não vinculado a ataque ou defesa, mas que podem assim também serem utilizadas, como martelos e facas.
O crime de posse de arma de fogo não admite tentativa.
C
Pois é permanente.
É atípica a condutar de conduta de manter em sua
residência arma com registro vencido.
C
Se a arma é registrada, mas venceu, o agente não tem o dolo de manter a arma de forma ilegal, pelo contrário, a arma está registrada em seu nome, mas o prazo expirou, tratando-se de mera infração administrativa
Esse entendimento é apenas para POSSE de arma de fogo de USO PERMITIDO!
É típica a conduta de portar arma de fogo com o registro vencido.
C
A posse (ou seja, manter em casa) é atípica. Mas o porte (circular com a arma) é típico, pois está circulando irregularmente, com o registro vencido. (2020, Info 671)
A apreenção de armas ou munições de uso permitido e de uso restrito no mesmo contexto fático configura crime único.
Não
CONCURSO FORMAL
Configura mero ilícito administrativo a conduta de policial civil que, mesmo autorizado a portar ou possuir arma de fogo, não observa as imposições legais previstas no Estatuto do Desarmamento, que impõem registro das armas no órgão competente.
E
STJ: É típica e antijurídica a conduta de policial civil que, mesmo autorizado a portar ou possuir arma de fogo, não observa as imposições legais previstas no Estatuto do Desarmamento, que impõem registro das armas no órgão competente. 2017 (Info 597).
É cabível a suspensão condicional do processo no crime de posse de arma de fogo de uso permitido.
C
Posse de uso permitido (art. 12) e omissão de cautela (art. 13) são os únicos que admitem sursis e são apenas com detenção.
O porte de arma branca não é tipificado no Estatuto do Desarmamento.
C
STJ: O porte de arma branca é conduta que permanece típica na Lei das Contravenções Penais. 2020 (Info 668).
Não obstate o porte de arma de fogo seja crime de perigo abstrato, há a possibilidade de
atipicidade, caso trate-se de arma de fogo absolutamente ineficaz, uma vez que haverá crime impossível.
C
Embora formalmente típica, a conduta de possuir apenas duas munições, desacompanhadas de armamento capaz de deflagra-las, não enseja perigo de lesão à incolumidade pública, permitindo-se o reconhecimento da atipicidade material da conduta.
C
STJ
Mas, a regra é que não se aplica o princípio da insiginicânica nos crimes do estatuto do desarmamento por se tratarem de crime de perigo abstrato.
A apreensão de ínfima quantidade de munição desacompanhada da arma de fogo não implica, por si só, a atipicidade da conduta.
C
Deve-se analisar o caso concreto.
O fato de o réu ser flagrado com pouca quantidade de munição em um contexto de tráfico de droga impede, em regra, o reconhecimento da insignificância.
C
No caso concreto, embora o réu tenha sido preso com apenas uma munição de uso restrito,
desacompanhada de arma de fogo, ele foi também condenado pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfic, o que afasta o
reconhecimento da atipicidade da conduta, por não estarem demonstradas a mínima ofensividade da ação e a ausência de periculosidade social exigidas para tal finalidade.
O depoimento de testemunha, de forma coesa, no sentido de que o autor portava arma de fogo, é suficiente para a caracterização do delito, ainda que a arma não seja apreendida.
C
STJ
Porte de arma de fogo de uso restrito e proibido são crimes hediondos.
Não
Após o Pacote Anticrime, apenas de uso proibido.