Endometriose Flashcards
Os sintomas clássicos da endometriose são
a dismenorreia, a dispareunia, a infertilidade e a dor pélvica crônica. Sintomas cíclicos, relacionados com o período menstrual também são sugestivos da doença e sintomas com disúria, hematúria, disquezia e tenesmo podem estar relacionados com o acometimento do trato urinário e intestinal pela doença.
Achados no exame físico
O encontro no exame físico de dor ao toque bimanual, nodulação dolorosa no fundo de saco, útero fixo e massa anexial (endometrioma) também são sinais desta doença.
Método diagnóstico padrão ouro e indicados para investigação diagnóstica
O método diagnóstico padrão ouro para o diagnóstico da endometriose é a videolaparoscopia com biópsia das lesões endometrióticas. Outros exames indicados para a sua investigação diagnóstica são o ultrassom transvaginal com preparo intestinal e a ressonância magnética.
O tumor que mais frequentemente se desenvolve a partir do endometrioma é
é o carcinoma endometrióide, que se apresenta como imagem sólido-cística ao ultrassom. Em segundo lugar o carcinoma de células claras, que se mostra cístico uniloculado, com componente sólido.
Endometriose profunda (definição; locais de acometimento)
Profundidade de invasão acima de 5 mm é considerado endometriose profunda.
Estas lesões geralmente estão localizadas nos ligamentos uterossacros e no fundo de saco de Douglas, podendo atingir o septo retovaginal, as paredes da vagina, de reto e do sigmóide e obliterar o fundo de saco.