Complicações do DM Flashcards
Os critérios diagnósticos de CAD na pediatria são os seguintes:
Glicemia > 200 mg/dL;
Acidose metabólica (pH venoso < 7.3 OU bicarbonato sérico < 15 mmol/L);
Cetose - cetonemia (beta-hidroxibutirato ≥ 3 mmol/L) OU cetonúria.
A queixa de dor abdominal na CAD é mais comum na faixa etária pediátrica e pode ser intensa a ponto de simular um quadro de abdômen agudo. É válido solicitar amilase e lipase para investigação?
De nada nos adiantaria solicitar os níveis séricos de amilase e lipase, pois o paciente com CAD experimenta aumento transitórios dessas enzimas sem nenhum significado patológico.
Pricipal tipo de catarata no pct diabético
Catarata subcapsular
O ——- é a principal causa de baixa visual em pacientes com retinopatia diabética.
Edema macular
Uma das principais causas de descolamento de retina tracional é a retinopatia diabética ——–
Proliferativa
A neovascularização do disco é um achado fundoscópico presente em pacientes com retinopatia diabética ——-.
proliferativa
A retinopatia diabética é dividida clinicamente em dois tipos: retinopatia diabética não proliferativa (RDNP) e retinopatia diabética proliferativa (RDP), sendo a última uma evolução mais grave da primeira, apresentando como diferencial o surgimento de ——.
Neovasos retinianos. Os neovasos apresentam-se como capilares dilatados, retorcidos, aglomerados em tufos. Podem ocorrer no disco óptico ou em qualquer outra região.
A retinopatia diabética não proliferativa pode ser classificada nas formas leve, moderada e avançada, sendo que a manifestação inicial de todas as formas é o achado de ——– no fundo de olho.
microaneurismas
As formas leve e moderada da RDNP caracterizam-se pela presença de —–.
microaneurismas (dilatação focal da parede capilar), hemorragias intraretinianas, exsudatos duros (pequenos nódulos amarelados de material lipoproteináceo extravasado), manchas algodonosas (correspondem ao sofrimento isquêmico retiniano em zonas de não perfusão capilar) e edema macular.
A forma avançada da RDNP inclui, além dos achados anteriores, a presença de —– e ——-.
veias em rosário e alterações microvasculares intraretinianas (IRMA) – são derivações arterio-venulares (shunts) que contornam o leito capilar, sendo observadas, normalmente, adjacentes à áreas de hipoperfusão capilar.
Complicações graves da forma avançada de RDNP?
hemorragia vítrea e descolamento de retina.
O —— e —— são, respectivamente, os dois fatores mais importantes relacionados ao desenvolvimento e à gravidade da retinopatia.
tempo de duração do dm e o controle glicêmico
Além do efeito renoprotetor comprovado dos —- e —–, a classe de medicações dos inibidores do SGLT-2 também foi comprovadamente eficaz em retardar a progressão da nefropatia diabética, principalmente nos pacientes proteinúricos e é recomendada, em conjunto com as primeiras drogas citadas, para o manejo da nefropatia diabética.
iECA e BRA
O diagnóstico infecções de partes moles do pé é primariamente clínico e pode ser feito através da presença de dois ou mais dos fatores abaixo:
• Hiperemia. • Aumento de temperatura. • Dor. • Edema ou enduramento. • Saída de secreção purulenta. A presença de sinais sistêmicos como febre, calafrios e taquicardia sugerem gravidade e nesses casos há indicação de tratamento de urgência.
O tratamento cirúrgico das lesões em pé diabético deve ser considerado nas seguintes situações:
- Sepse persistente, a despeito do tratamento clínico.
- Incapacidade de receber ou tolerar antibioticoterapia apropriada.
- Progressão da osteomielite ou da infecção de partes moles apesar da antibioticoterapia apropriada.
- Necrose com acometimento ósseo ou de planos profundos.
- Obstrução arterial crônica com comprometimento à irrigação arterial do pé.
- Necessidade de reconstrução da área ulcerada.