Climatério e menopausa Flashcards
_____ _____é o teste mais confiável para estimativa da reserva ovariana, com o objetivo de avaliar a paciente para o tratamento de reprodução assistida. Estima-se que a reserva ovariana esteja baixa e a paciente esteja perto da menopausa quando o AMH está abaixo de 1,0 ng/mL.
hormônio anti-mülleriano
Que hormônio deve ser avaliado e seu respectivo nível sérico para confirmar o diagnóstico de transição menopausal?
FSH - elevado
Relação da TH e CA de mama
O aumento de risco encontrado na maior parte dos estudos é de menos de 0,1%. A Associação Brasileira de Climatério considera que não há duração máxima para o tratamento, devendo ser individualizado cada caso, com seus riscos e benefícios. No estudo WHI, houve redução do número de casos de câncer de mama nas mulheres que utilizaram estrogênio isoladamente.
Relação da TH e CA de endométrio
Sabe-se que o uso de estrogênio isoladamente em mulheres com útero aumenta em pelo menos três vezes o risco de câncer de endométrio. Tal regime terapêutico é empregado apenas em pacientes histerectomizadas. Quando associado o uso da progesterona, demonstra-se uma redução do risco dessa neoplasia.
Relação da TH e CA colorretal
os estudos demonstram redução do risco com a TH.
a associação de _____ à terapia hormonal reduz o risco de câncer de endométrio, porém aumenta o risco de câncer de mama.
progestagênio
Contraindicações ao uso da TH
Doença hepática descompensada, CA de mama, lesão precursora para CA de mama, CA de endométrio, sangramento vaginal de causa desconhecida, porfíria, DAC, doença cerebrovascular, doença trombótica ou tromboembólica venosa, LES, meningeoma (apenas para progestágeno
Mulher submetida a histerectomia e ooforectomia bilateral está associado a qual condição?
o hipoestrogenismo aumenta o risco de síndrome metabólica. Somado a isso, perde-se a atividade protetora do estrogênio em relação ao endotélio vascular e o perfil lipídico torna-se mais aterogênico (aumento de LDL e triglicerídeos e redução de HDL). Também observa-se aumento da glicemia e dos níveis de insulina. Todos esses fatores aumentam o risco cardiovascular em mulheres pós-menopausicas.
Consequências do hipoestrogenismo?
- aumento da adiposidade central, levando a aumento de peso;
- efeito pró-trombótico e, portanto uma mulher com menor nível circulante desse hormônio apresenta menor risco de trombose;
- reduz o risco de neoplasia mamária, pois o tumor mamário é estrogênio dependente.
Vaginite atrófica (Achados ao exame físico; Qd clínico?)
pode se manifestar com corrimento ou não associada a prurido ou dor vaginal. Ao exame físico nota-se paredes vaginais atróficas e hiperemiadas. Os marcadores de atrofia vaginal incluem pH maior que 5,0, predominância de células basais e presença de bactérias patogênicas incomuns no trato vaginal.
Na menopausa, o hipoestrogenismo leva a uma perda do mecanismo de defesa, ocorrendo a proliferação de bactérias atípicas no trato genital. Como funciona esse mecanismo?
O estrogênio estimula a produção de glicogênio pelas células epiteliais vaginais. Os lactobacilos, predominantes na vagina, promovem a degradação do glicogênio em ácido lático, o que promove redução do pH vaginal. O pH baixo funciona como uma defesa contra patógenos associados à vulvovaginites e infecções urinárias.
Tratamento padrão-ouro para atrofia urogenital
Estrogênio tópico, como o estriol.
Relação da TH e doença cardiovascular
TH promove aumento da síntese de HDL, diminuição do LDL e do colesterol total e redução dos níveis pressóricos, apresentando efeito positivo na prevenção de doenças cardiovasculares em mulheres com IOP.
Relação de insuficiência ovariana precoce (IOP) e TH
Nos casos de insuficiência ovariana precoce ela é mandatória, pois o hipoestrogenismo a longo prazo está associado à ocorrência de doenças cardiovasculares, osteoporose e aumento do risco de morte prematura. Em geral, as complicações observadas para TH em mulheres com menopausa em idade normal não são vistas em mulheres com IOP.
existência de cistos é comum nos ovários das adolescentes, e oligo/anovulação é um dos critérios diagnósticos para a SOP na adolescente (desde que persistente de 1 a 2 anos) V ou F?
Verdadeiro