Artropatias Flashcards
A artrite reumatoide não está associada à formação de osteófitos e calcificação periarticular (V ou F)
Verdadeiro
Artropatia por hemocromatose (etiologia)
Na hemocromatose hereditária (HH), a prevalência de artropatia fica entre 40 a 80%. Supõe-se que isso esteja de alguma forma relacionado à ferritina e sua ação pro-inflamatória e à relação entre HH e doença por depósito de pirofosfato de cálcio (CPPD).
Artropatia por hemocromatose (clinica e achados radiográficos)
O acometimento mais característico da HH é o de 2 e 3ª metacarpofalangeanas, com formação dos típicos osteófitos em gancho. Pensando na CPPD, o joelho é a articulação mais envolvida e na radiografia, são característicos a condrocalcinose (calcificação da cartilagem), calcificação de estruturas peri-articulares, acometimento patelo-femoral isolado e osteófitos bem evidentes.
Pseudogota
Artrite aguda associada à doença por deposição de pirofosfato de cálcio (CPPD) e, apesar de poder afetar qualquer articulação, se manifesta mais frequentemente como uma monoartrite de joelho, punho, tornozelo ou ombro, com duração de horas.
Artrite Gotosa em mulheres
A gota se manifesta de forma atípica em mulheres idosas e pode se apresentar com menos sinais flogísticos e afetar as pequenas articulações das mãos,
A artrite reumatoide não afeta as interfalangeanas distais (V ou F)
Verdadeiro
Em 15% dos casos o quadro articular precede o quadro cutâneo. O envolvimento de interfalangeanas distais. A dor da paciente tem características mecânicas (melhora com repouso, piora com movimento e com rigidez de menos de 30 minutos) e as provas de atividade inflamatória podem ser consideradas normais ou discretamente elevadas. Dor de caráter mais inflamatório e elevação de PCR e VHS, ainda que discreta. Fator reumatoide positivo em 10% dos casos.
Artrite psoriásica
Condição caracterizada pelo baqueteamento digital, artrite e periostite de ossos tubulares que pode ser primária (idiopática) ou secundária. Dentre os casos secundários, se destacam os relacionados à neoplasia, em especial as intratorácicas.
Osteoartropatia hipertrófica
Droga sintética de primeira escolha na AR?
Metrotrexato
Mão com desvio ulnar dos dedos e edema das metacarpofalangeanas (MCFs) com deslocamento articular (subluxação). As mãos são afetadas na grande maioria dos pacientes e o acometimento das estruturas periarticulares, como tendões e ligamentos, e as erosões ósseas são os responsáveis pelas deformidades típicas da doença.
Artrite Reumatóite
Deformidades em pescoço de cisne
Hiperextensão da interfalangeana proximal e flexão da interfalangeana distal AR
Botonnière ou botoeira
Flexão da interfalangeana proximal e hiperextensão da interfalangeana distal AR
Hiperextensão da interfalangeana do 1º dedo com abdução anormal da 1ª MCF?
Polegar do caroneiro AR
Edema de punhos e MCFs associados à atrofia de musculatura interóssea
Mão em dorso (ou corcova) de camelo AR
Utilizamos os demais DMARDs sintéticos, como a Leflunomida, caso haja contraindicação ao uso do Metotrexato ou falha dessa medicação na AR (V ou F)
Verdadeiro
Artrite oligoarticular assimétrica, poliartrite simétrica, artrite com envolvimento predominante das interfalangianas distais, artrite mutilante e doença axial predominante
Apresentação clínicas da Artrite Psoriásica segundo Moll e Wright
Espondiloartrite caracterizada pelo acometimento inflamatório de articulações periféricas e axiais, além de entesite, tenossinovite e dactilite
Artrite Psoriásica
Sinal de Auspitz (ou do orvalho sangrento)
Consiste na saída de pequena quantidade de sangue quando raspamos a lesão de psoríase
Sinal da Vela
Consiste na saída de escamas de forma estratificada
Placas eritematosas com atrofia, tampão de ceratina nos folículos pilosos e telangectasias. Acomete preferencialmente a região da cabeça levando a placas de alopecia cicatricial. Outro local típico de acometimento são os pavilhões auriculares. Até pode haver acometimento de outras áreas fora da cabeça, porém as lesões tendem a se localizar nas áreas fotoexpostas como a região do colo.
Lúpus Eritematoso Cutâneo Crônico
Lesões cutâneas típicas de AR
Nódulos reumatoides, vasculite e dermatose neutrofílica.