DOS CONTRATOS Flashcards
Contrato de prestações certas e determinadas no qual as partes possam antever as vantagens e os encargos, que geralmente se equivalem porque não envolvem maiores riscos aos pactuantes, é classificado como comutativo.
certo
O contrato de fiança é uma espécie de contrato acessório.
O item julgado está certo. A fiança é um contrato acessório que normalmente garante uma locação principal. Tem, portanto, sua existência subordinada à existência do contrato principal.
Nas relações contratuais privadas, prevalece, em regra, a possibilidade da revisão contratual.
O item julgado está errado. De acordo com o art. 421, parágrafo único, do Código Civil, nas relações contratuais privadas, prevalecerão o princípio da intervenção mínima e a excepcionalidade da revisão contratual.
A possibilidade de as partes pactuarem contratos atípicos ilustra o princípio da autonomia privada.
certo
Nas relações contratuais privadas, prevalecerão o princípio da intervenção mínima e a excepcionalidade da revisão contratual.
certo
A alteridade é um dos requisitos de validade objetivos dos contratos.
O item julgado está errado. Os requisitos de validade objetivos dos contratos encontram-se no art. 104 do Código Civil, segundo o qual a validade do negócio jurídico requer agente capaz; objeto lícito, possível, determinado ou determinável; e forma prescrita ou não defesa em lei. A alteridade, sendo a necessidade de constituição por duas ou mais pessoas, é um dos elementos essenciais dos contratos, segundo Maria Helena Diniz.
Nos contratos civis e empresariais, a revisão contratual somente ocorrerá de maneira excepcional e limitada.
certo
A função social do contrato representa um limite à liberdade de contratar.
certo. a liberdade contratual será exercida nos limites da função social do contrato.
Os contratos civis e empresariais presumem-se paritários e simétricos até a presença de indícios que justifiquem o afastamento dessa presunção, ressalvados os regimes jurídicos previstos em leis especiais.
O item julgado está errado. De acordo com o art. 421-A, III, do Código Civil, os contratos civis e empresariais presumem-se paritários e simétricos até a presença de elementos concretos que justifiquem o afastamento dessa presunção, ressalvados os regimes jurídicos previstos em leis especiais.
Os princípios da probidade e da confiança são de ordem pública, sendo obrigação da parte lesada apenas demonstrar a existência da violação.
certo
O princípio da boa-fé objetiva deve ser observado pelas partes durante a execução do contrato e, também, após a sua conclusão.
certo
No Código Civil, presente o vício redibitório, em regra o adquirente decai do direito de obter a redibição ou o abatimento do preço no prazo de trinta dias se a coisa for móvel, e de um ano se for imóvel, contado da entrega efetiva.
certo
O adquirente, se optar pela ação redibitória, deverá observar o prazo prescricional fixado em lei.
falso. prazo é decadencial
O vício somente é caracterizado como redibitório se o alienante da coisa tiver conhecimento dele.
falso. o alienante não precisa conhecer- se ele conhecia responde também por perdas e danos.
Para que o vício seja redibitório, é indispensável que ele torne a coisa imprópria ao uso a que é destinada, não se admitindo a sua caracterização em outra hipótese.
falso. ou diminua o seu valor.
para o exercício do direito de evicção, é suficiente que a parte fique privada do bem em decorrência de ato administrativo.
certo.
é necessária a comprovação do trânsito em julgado da sentença que reconhece a evicção para que o evicto possa exercer os direitos dela resultantes.
falso. não precisa do transito em julgado
nos contratos onerosos e gratuitos, o alienante responde pela evicção.
falso. tem que ser contrato oneroso
o que ´evicção?
é a perda de um bem após decisão judicial ou adm, que atribui o bem a 3 pessoa. (precisa ser contrato oneroso).
o adquirente decai do direito de obter a redibição ou abatimento no preço no prazo de trinta dias se a coisa for móvel, e de um ano se for imóvel, contado da entrega efetiva; se já estava na posse, o prazo conta-se da alienação, reduzido à metade.
certo
Renato adquiriu imóvel e assinou contrato no âmbito do qual foi excluída, por cláusula expressa, a responsabilidade pela evicção. A cláusula é nula, porque fere preceito de ordem pública.
falso. podem as partes, por cláusula expressa, reforçar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evicção.
Na resolução do contrato por onerosidade excessiva, segundo a lei, os efeitos da sentença que a decretar retroagirão ao momento da ocorrência dos acontecimentos tidos por extraordinários e imprevisíveis.
errado. retroage a data da citação da parte contrária.
a exceção do contrato não cumprido é aplicada aos contratos unilaterais?
Não, pq é só nos contratos bilaterais - aquele que não cumprir sua obrigação não tem como exigir que o outro cumpra a obrigação tbm.
A resilição unilateral de um contrato pode se operar independentemente de denúncia notificada à outra parte, mas somente nas hipóteses em que a lei expressamente permita tal forma de extinção dos contratos.
A alternativa está errada, pois, de acordo com o 473 do Código Civil, a resilição unilateral, nos casos em que a lei expressa ou implicitamente o permita, opera mediante denúncia notificada à outra parte.