CASAMENTO Flashcards
O casamento é nulo quando contraído por enfermo mental sem o necessário discernimento para a vida civil.
FALSO. PESSOA COM DEFICIÊNCIA E MESMO COM DOENÇA MENTAL PODE SIM SE CASAR, SEM GERAR NULIDADE.
o casamento religioso, que atender às exigências da lei para a validade do casamento civil, equipara-se a este, desde que registrado no registro próprio, produzindo efeitos a partir da data de sua celebração.
certo
O casamento religioso, celebrado sem a prévia habilitação perante o Oficial do Registro Público, poderá ser registrado desde que apresentados pelo celebrante ou pelos nubentes com o requerimento de registro, a prova de celebração do ato religioso e os documentos exigidos pelo Código Civil, suprindo eles eventual falta de requisitos no termo da celebração.
falso. APRESENTADOS PELOS NUBLENTES
O casamento nuncupativo poderá ser celebrado na presença de três testemunhas livres de parentesco em linha reta, ou na colateral, até o segundo grau com os nubentes.
falso. NUNCOPATIVO - QUANDO A PESSOA TA TÃO A BEIRA DA MORTE Q PRECISA SE CASAR LOGO. 6 TESTEMUNHAS
o casamento do incapaz de consentir ou manifestar de modo inequívoco o consentimento é Anulável
certo
Ao casar, o marido pode adotar o sobrenome da mulher, sem que a mulher adote o seu sobrenome.
certo.qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro. Dessa forma, é permitido ao marido adotar o sobrenome da mulher, sem que a mulher adote o seu sobrenome.
O casamento religioso terá efeitos civis se, a requerimento do casal, for registrado, no prazo máximo de dez dias, no registro civil, mediante prévia habilitação dos nubentes.
falso. pode ser requerido a qualquer tempo, não tem prazo.
Expedido o certificado de habilitação, o casamento deve ser celebrado no prazo máximo de 30 dias.
falso. 90 dias
No caso de moléstia grave de um dos nubentes, o presidente do ato irá celebrá-lo onde se encontrar o impedido, sendo urgente, ainda que à noite, perante três testemunhas que saibam ler e escrever.
falso. 2 testemunhas
Marta, com dezessete anos de idade, casou-se com Marcos, filho de sua tia materna, solteiro e capaz, com trinta anos de idade. Nesse caso, é correto afirmar que O casamento é nulo, porque Marta e Marcos são impedidos de casar pela existência de parentesco.
falso. podem se casar. sao colaterais de 4 grau.
Inexiste impedimento matrimonial entre os parentes por afinidade, de modo que é permitido o casamento de ex-sogro com ex-nora, por exemplo.
errado.
De acordo com o art. 1.521, II, do Código Civil, não podem casar os afins em linha reta. Ainda, segundo o art. 1595, §2º do Código Civil, na linha reta, a afinidade não se extingue com a dissolução do casamento ou da união estável. Assim, não é permitido o casamento de ex-sogro com ex-nora.
De acordo com o Código Civil, o casamento de quem ainda não atingiu dezesseis anos de idade é proibido, em qualquer hipótese.
certo
não podem casar o adotante com quem foi cônjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante.
certo
as causas suspensivas da celebração do casamento podem ser arguidas por qualquer interessado.
falso. as causas suspensivas da celebração do casamento podem ser arguidas pelos parentes em linha reta de um dos nubentes, sejam consanguíneos ou afins, e pelos colaterais em segundo grau, sejam também consanguíneos ou afins.
Os primos estão impedidos de contrair matrimônio entre si.
falso. podem sim
É nulo o casamento do menor em idade núbil, quando não autorizado por seu representante legal.
falso. é anulável o casamento.
É anulável o casamento realizado pelo mandatário, sem que ele ou o outro contraente soubesse da revogação do mandato, e não sobrevindo coabitação entre os cônjuges.
certo