Doenças Gastrintestinais Do RN Flashcards
Qual é o maior fator de risco para enterocolite necrosante?
Prematuridade
Qual é a fisiopatologia da ECN?
Isquemia intestinal- lesão da mucosa- edema- ulceração- passagem de ar ou bactérias pela parede da viscera, ID ou cólon.
A asfixia neonatal prejudica a vascularização esplancnica, pois o corpo prioriza as vascularizações cerebral e cardíaca.
Quais os seguimentos mais acometidos na ECN?
Íleo terminal, seguido de colo e jejuno
Qual é a emergência GI adquirida mais comum nos RN’s?
ECN
Qual é a tríade da ECN?
Isquemia intestinal, alimentação (substrato metabólico) e MO
Qual é o período mais comum de ocorrência da ECN?
Duas primeiras semanas de vida, com pico no terceiro dia
Quais são os sinais e sintomas da ECN?
Distensão abdominal, resíduos gástricos, hematoquezia franca ou sangue oculto positivo (25%), palidez, apneia, hipoatividade, distermia, sinais de choque, bradicardia, hipotensão, acidose metabólica, CIVD, redução da perfusão, podendo evoluir para peritonite (flegmão periumbilical), pneumoperitônio e choque.
Como é feito o dx da ECN?
Rx de abdome com PNEUMATOSE INTESTINAL (gás H2 dentro da parede da alça intestinal = necrose), gás no sistema porta (sinal de gravidade. Pode aparecer no US mesmo com RX nl) e pneumoperitônio (ar na cav abdominal fora das alças por perfuração. Indica gravidade). Além de sinais de distensão e edema de alças intestinais, ausência de ar no reto e sinais de evidência de peritonite.
Fale sobre a classificação de Bell para ECN:
I- SUSPEITA: distensão abdominal, enterorragia, resíduo gástrico, vômitos e RX com íleo paralítico e edema de alça
II-DEFINIDA: peritonite, eritema/ celulite de parede abdominal, ascite, acidose metabólica, trombocitopenia e RX com pneumatose intestinal ou pneumoportograma
III- COMPLICADA: choque e/ou CIVD, RX com pneumoperitônio.
Qual é a incidência de ECN?
3-4/ 1000 NV. 75-90% ocorrem em RN pré-termo, e é frequentemente associada a baixo peso (45% com <1000g)
Quais os fatores de risco para ECN?
Prematuridade, baixo peso, asfixia, choque endotoxico/ hipovolêmico e persistência do canal arterial. Nos RN’s a termo temos RCIU, asfixia perinatal, dç cardíaca congênita, gastrosquise, policitemia, hipoglicemia, sepse, exsanguineotransfusão, cateteres umbilicais, alergia ao leite, rotura prematura de membranas e uso materno de cocaina.
Qual é o prognostico da ECN?
O quadro é multifocal, com necrose em diversos segmentos da alça intestinal. Cerca de 10% desenvolvem bridas (aderências) no local de necrose intestinal, que pode se desenvolver anos após o quadro.
Qual é o achado histopatológico da ECN?
Necrose de coagulação
Como podemos diferenciar se o sangramento é proveniente do RN ou de deglutição de sangue de fissura do seio materno (Sd do sangue deglutido- eliminação de sangue/ fezes com sangue no segundo/ terceiro dia de vida)?
Teste de Apt= mistura-se fezes/ vomito a uma substância alcalina-se róseo= HbF (álcali resistente= nada ocorre) se amarelo-amarronzado (hemaglutina)= HbA (materna). Então se tem alteração quer dizer q o sangue é da mãe
Como é feito o ttmto da ECN?
Jejum completo por 7-14 d, descompressão por SNG, nutrição parenteral precoce, reposição hídrica com 100-150% da manutenção prevista (monitorar débito urinário e balanço hídrico), adm de ATB com cobertura para G+, G- e anaerobios (incluir vanco), retirar cateter umbilical, avaliação de cx pediatrico e RX a cada 6-12 h na fase aguda (se pneumoperitônio tem q operar- mortalidade de 20-50%), e se necessário DVA, suporte ventilatorio, correção de anemia, plaquetopenia e distúrbios da coagulação.