Direito Internacional Do Trabalho Flashcards
Um dos marcos históricos do direito internacional do trabalho no século XIX são a ação de industriais como Robert Owen e Daniel Le Grand, que defendiam ações internacionais para melhorara vida dos trabalhadores.
Certo.
Apesar do seu forte desenvolvimento informal no século XIX, o direito internacional do trabalho não chegou a ser formalizado por meio de conferências ou declarações até o século XX.
Errado. Em 1890 houve a I Conferência Internacional do Trabalho, em Berlim.
O princípio do tripartismo no direito internacional do trabalho surgiu na Conferência Internacional do Trabalho em Berlim (1890), onde de fato participaram Estado, empregadores e empregados.
Certo.
O Tratado de Versalhes de 1919, além de por fim à I Guerra Mundial, também criou a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Certo.
A OIT, criada em 1919, não fazia parte formalmente da Liga das Nações, apesar de suas relações bastante próximas.
Errado. Ela era parte sim.
A Organização Internacional do Trabalho é, atualmente, uma agência especializada da ONU.
Certo.
A noção de que a OIT era autônoma em relação a qualquer outra entidade se consolidou em 1946, com a reforma da Constituição da OIT, que lhe atribui explicitamente personalidade jurídica.
Certo. Mesmo assim, ela é agência especializada da ONU.
A OIT não estende sua competência sobre temas mais amplos como econômicos e financeiros, restringindo sua atuação ao direito do trabalho.
Errado. Estende sim.
Mesmo não sendo membro da ONU, um Estado pode ser parte da OIT?
Sim. Basta aprovação de 2/3 dos delegados presentes à reunião da Conferência Internacional do Trabalho (CIT).
Por aprovação de 2/3 dos seus membros, um Estado pode ser suspenso ou expulso da OIT por descumprimento de convenções trabalhistas das quais são parte.
Errado. Não há previsão na Constituição da OIT referente à suspensão ou expulsão de seus membros.
O tripartismo é característica marcante da OIT, que permeia seus diversos órgãos e delegações dos Estados.
Certo.
A Declaração sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho (1998) da OIT qualifica alguns direitos como a liberdade sindical e a eliminação da discriminação em matéria de emprego como direitos fundamentais.
Certo.
Qual é o órgão central, supremo e plenário da OIT?
A Conferência Internacional do Trabalho (CIT).
Tem assento no plenário da Conferência Internacional do Trabalho (CIT) quatro delegados de cada Estado membro. Pelo tripartismo, como eles se dividem?
Dois representantes do Estado, um do empregador e um do trabalhador.
Atualmente (2019), o Brasil é parte dos países de “maior importância industrial” do Conselho de Administração da OIT.
Certo.
Um organização de empregados pode dirigir a qual órgão da OIT uma Reclamação de que um Estado membro está descumpridor uma convenção trabalhista?
À Repartição Internacional do Trabalho (RIT).
Pode um Estado enviar uma queixa à Repartição Internacional do Trabalho (RIT) da OIT contra outro Estado que, em sua opinião, está descumprindo convenção trabalhista?
Não pode.