Direito Internacional Do Meio Ambiente Flashcards
Um principio basilar do direito internacional do meio ambiente é a proibição do “dano ambiental transfronteiriço”, que afeta outro Estado ou área pertencente ao domínio público internacional.
Certo.
Pelo princípio da solidariedade no direito internacional do meio ambiente, não existe fronteira para o dano ambiental.
Certo.
Os Estados devem contribuir para a proteção do meio ambiente independente de sua responsabilidade na degradação ambiental e dos meios que dispõe.
Errado. É na proporção de sua responsabilidade e dos meios que dispõe. É o princípio da responsabilidade comum.
O direito internacional do meio ambiente é antropocêntrico: a dignidade humana é o centro das suas preocupações.
Certo.
Pelo princípio da precaução, a ausência de certeza cientifica sobre a ameaça de um dano ao meio ambiente não deve adiar a tomada de medidas cabíveis para preveni-lo.
Certo.
Qual a conferência da ONU que foi marco inicial para o direito internacional ambiental?
A Conferência de Estocolmo (1972).
A Conferência de Estocolmo (1972) lançou diretrizes para a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), criado três anos mais tarde.
Errado. Foi criado em 1972 mesmo, no âmbito da conferência.
A Declaração de Estocolmo (1972), do Rio (1992) e a Agenda 21 não são tratados internacionais propriamente ditos, mas funcionam na prática como soft law.
Certo.
Uma premissa da Declaração de Estocolmo (1972) é que o meio ambiente equilibrado é essencial para o gozo dos direitos humanos, inclusive o direito à vida.
Certo.
A Declaração de Estocolmo (1972) estatuiu que os problemas ambientais são causa fundamental do subdesenvolvimento nos países em desenvolvimento.
Errado. É o contrário: o subdesenvolvimento é causa da maioria dos problemas ambientais dos países em desenvolvimento.
A Declaração de Estocolmo (1972) consagrou o princípio do antropocentrismo no direito ambiental internacional, princípio este que foi relativizado pela Declaração do Rio (1992).
Tudo errado. O princípio não apareceu em Estocolmo, mas sim no Rio 92.
Na Declaração do Rio (92), não houve distinção entre a responsabilidade dos Estados na preservação ambiental, independente de suas contribuições para a degradação ambiental.
Errado. Foi firmado o princípio da responsabilidade comum porém diferenciada.
Pela Declaração do Rio (92), as normas ambientais internas dos países devem refletir seus contextos, não havendo modelo universal a ser aplicado a todos os países em diferentes estágios de desenvolvimento.
Certo.
A Declaração do Rio (92) consagrou o princípio da precaução no direito ambiental internacional.
Certo.
A Agenda 21 foi aprovada na Eco 92, no Rio de Janeiro, e visa a garantir o desenvolvimento econômico em condições equitativas para a humanidade.
Certo.