CRÉDITO PÚBLICO - Limites da dívida Flashcards
Qual é a vedação, contida no artigo 167 da CF, em relação às operações de crédito público?
A CF, no inciso III do art. 167, proíbe expressamente que o Estado realize operações de crédito envolvendo valores que superem aquilo que ela tenha de despesas de capital, com uma ressalva: o caso de créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.
É possível a vinculação de receita pública para garantir operações de crédito público?
Art. 167, IV, da CF: é possível apenas para o caso de crédito por antecipação de receita.
Antecipação de receita é, justamente, o empréstimo em que se dá como garantia de pagamento a futura arrecadação de impostos.
A Antecipação de receita é o empréstimo em que se dá como garantia de pagamento a futura arrecadação de impostos. A LRF, buscando evitar abusos, criou condições para tal operação. Quais são?
- Os juros não podem superar a taxa SELIC
- Somente podem ocorrer se as anteriores da mesma natureza estiverem quitadas
- São proibidas no último ano de mandato do chefe do executivo, a fim de evitar “empurrar dívidas” ao próximo mandato
A quem incumbe, de acordo com a CF/1988, legislar sobre operações de crédito, dívida pública e emissão de curso forçado? Lei ordinária ou complementar?
Ao Congresso Nacional (art. 48), por meio de Lei Complementar. Políticas de crédito são disciplinadas por lei ordinária.
Leis orçamentárias e a fixação do limite da dívida mobiliária federal, também por lei ordinária. Outros limites (que não da dívida mobiliária federal), resolução do Senado (incluindo a dívida mobiliária dos demais entes federados).
As resoluções do Senado, em matéria de crédito público, podem regular e versar sobre 5 grandes questões. Quais são elas?
- Autoriza operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios
- Fixa, por proposta do Presidente, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios
- Dispõe sobre os limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno dos entes federados, suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Público Federal
- Dispõe sobre limites e condições para a concessão de garantia da União em operações de crédito externo e interno
- Estabelece limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos ESTADOS, DO DF E DOS MUNICÍPIOS.
O que ocorre com o descumprimento da vedação a créditos que excedam o montante das despesas de capital ou, ainda, com a tomada de empréstimo não autorizada em lei ou o descumprimento de resolução do Senado?
Ente público deve devolver o dinheiro recebido (princípio da vedação do enriquecimento ilícito) e deve haver apuração da responsabilidade por descumprimento da legislação de direito financeiro.