Colo uterino normal e definições Flashcards

1
Q

Resumo da anatomia do colo uterino:

A

O colo uterino é um Cilindro muscular que comunica o utwro ao canal vaginal que possui duas extremidades: extremidade superior é chamada de orificio cervical interno (OCI) e a extremidade inferior é chamado de orificio cervical externo (OCE). O epitélio que fica dentro do útero é o epitélio endocervical. O epitélio que reveste a parte externa do utero que fica em comunicação com a vagina é chamada de ectocérvice. O que delimita os dois tipos de epitélio é o orificio cervical externo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Características histológicas do epitélio endocervical:

A
  • Epitélio simples, com uma única camada de células colunares.
  • Contem estruturas glândulares produtoras de muco
    • Muco serve para capacitar os espermatozóides (retirada de glicoproteinas do espermatozóide)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Características histológicas do epitélio ectocervical:

A
  • Epitélio estratificado escamoso
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Como é chamado o fenômeno de transformação do epitélio simples do endocérvice para o epitélio estratificado escamoso encontrado no ectocérvice causado pela adaptação do epitélio às agressões do canal cervical?

A

A mudança começa ocorrer a partir do orificio cervical externo, pois esse é o epitélio que tem contato com a acidez do canal vaginal e que sofre agressões desse microambiente, então ele passa pelo processo de METAPLASIA, se transformando em epitélio estratifcado escamoso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

VERDADEIRO ou FALSO:

A metaplasia sofrida pela epitélio do colo uterino, em que há mudança do epitélio simples para o epitélio estratificado, é um processo fisiológico que não confere maior risco para malignização.

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A zona de transformação epitelial cervical, isto é, de metaplasia, possui células com alto turn-over. Como é chamado essa área de mataplasia que está em constante transformação?

A

Junção Escamo-Colunar (JEC).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais são os tipos de epitélio presente no colo uterino?

A
  • Epitpelio colunar simples:
    • Endocervice
  • Epitélio Escamoso Estratificado:
    • Ectocérvice
  • Epitélio de transição:
    • Junção escamo-colunar (JEC)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual dos três epitélios presentes no colo uterino é mais suscetível à malignização?

A

O epitélio de transição da JEC, pois está em constante transformação e possui alto turn-over.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Em nível macroscópico, como identificar a JEC?

A

A linha que delimita o epitélio rosa (ectocérvice) do epitélio vermelho (endocérvice).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O exame de citologia oncótica deve conter células do epitélio mais sucetível à malignização. Quais células são essas?

A

O exame deve conter células da JEC.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual é o exame utilizado para fazer o rastreamento de cancer de colo de útero?

A

Citologia oncotica (papa nicolau).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual a rotina para rastreio de cancer de colo de utero no Brasil?

A
  • A partir de 25 até 64 anos
    • Primeiro com 25 e o segundo 1 ano após
    • Após 2 anuais negativos (com representação da JEC) - segue de 3 em 3 anos até 0s 64 anos de idade
  • Para encerrar o rastreamento com 64 anos deve ter:
    • 2 exames negativos no intervalo dos últimos 5 anos
  • Se perda do seguimento maior de 3 anos:
    • Recomeça do zero, então faz dois anuais e, caso exames sejam negativos, volta a rotina de seguimento de 3 em 3 anos
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Paciente feminina, com 25 anos, virgem comparece a consulta ginecológica em UBS. Necessita coletar papa nicolau como rastreamento?

A

o AGENTE CAUSADOR de cancer de colo uterino é o HPV, que possui transmissão sexual. Então se a paciente é virgem, ela não teve relação sexual e, portanto, não está vulnerável a desenvolver cancer de colo.

Em suma, não é necessário fazer rastreio para Ca de colo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Paciente feminina, 28 anos, homossexual, nega relação heterossexual em sua vida. É necessário fazer rastreio de câncer de colo uterino para essa paciente?

A

Se houver tido penetração com objetos, dedos ou lingua é necessário sim, pois podem ser vetores de HPV.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Pacientes histerectomizadas necessitam fazer o rastreio para cancer de colo uterino?

A

DEPENDE:

  • NÃO necessita se ela for histerectomizada por causa benigna, e possui no intervalos dos últimos 5 anos 2 exames negativos.
  • Mas se histerectomia for por causa maligna, a paciente precisa continuar fazendo o papa nicolau, mas com o intuito de follow-up e não de rastreamento.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual a rotina de rastreamento em paciente imunossuprimida?

A
  • Coleta de exame semestral no 1º ano
  • Após esses exames negativos, seguir com coleta de exames anual
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Em paciente imunossuprimida, quando iniciar o rastreio de CA de colo?

A

No momento em que a paciente iniciar a atividade sexual.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Paciente 35 anos, HIV+, com AIDS e CD4 < 200. Qual a rotina de rastreamento de CA de colo para essa paciente?

A
  • Se CD4 < 200 = Rastreio semestral
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Por que não rastrear CA de colo antes dos 25 anos de idade, mesmo paciente relatando ter tido diversos parceiros sexuais em sua vida?

A

Apesar de haver pequena possibilidade de ter NIC e CA de colo nessa faixa etária (pois após a infecção viral, as lesões costumam ocorrer após 10 anos da infecção), pois a contaminação das mulheres costumam ser por volta dos 15 anos (quando inicia-se a vida sexual), a evolução dessas doenças é bem conhecida e sabe-se que quando contraída o HPV nessa faixa etária há uma grande probabilidade de haver um clareamento viral fisiologicamente.

Isto é, dos 15 aos 25 anos de idade é a faixa etária em que o sistema imune mais consegue eliminar o vírus HPV espontaneamente. Após os 25 anos essa capacidade cai e comporta-se em um platô, então a partir desse momento é indicado o rastreamento.

Conclusão: Antes dos 25 anos há baixa incidencia de NIC’s e CA de colo e o rastreamento pode causar overdiagnosis e overtreatment pois há um clearence fisiológico das lesões causadas pelo HPV; mas após essa idade a capacidade do sistema imune em clarear as lesões causadas pelo HPV cai, e comporta-se como um platô, tendo a necessidade de se rastrear essas lesões.

20
Q

O exame de papa nicolau para estar adequado necessita conter três tipos de células:

A
  • Células metaplásicas
  • Células escamosas
  • Células glandulares
21
Q

O que fazer diante de um laudo de exame de papa nicolau com avaliação satisfatória, negativo para lesões de NIC e CA, porém com ausência das células da JEC?

A

Tranquilizar a paciente e Repetir o exame em 1 ano;

Mesmo não mostrando a JEC, sabe-se que as células da JEC sofrem bastante descamação, então provavelmente as células dessa áera também foram analisadas.

22
Q

Que tipo de estratégia de prevenção é o exame de papa nicolau:

  • a) primordial
  • b) primária
  • c) secundária
  • e) terciária
A

c) secundária:

Pois faz o diagnóstico precoce.

23
Q

Qual é a estratégia de prevenção primária para o cancer de colo?

A

Vacinação contra o HPV

24
Q

Quais são os tipos de HPV’s oncogênicos?

A
  • 16 (MAIS ONCOGÊNICO)
  • 18
  • 31
  • 33
  • 35
  • 45
  • 52
  • 58
25
**O que é uma célula coilocitótica?**
Célula com o vírus HPV (com vacuolização).
26
O que é NIC 1?
É neoplasia intraepitelial cervical em 1/3 do epitélio.
27
**O que é NIC 2?**
Neoplasia intraepitelial cervical em 2/3 do epitélio.
28
**O que é NIC 3?**
Neoplasia intraepitelial cervical em 3/3 do epitélio.
29
VERDADEIRO ou FALSO: As NIC's podem metastizar para outros sítios.
FALSO!!! As NIC's são neoplasias restritas ao epitélio cervical.
30
**Qual o diagnóstico anatopatológico da lâmina abaixo:**
Epitélio cervical normal (ectocérvice com epitelio escamoso).
31
**Qual o diagnóstico desse exame citopatológico do colo uterino:**
NIC 1 - Neoplasia envolvendo 1/3 do epitélio cervical.
32
**Qual o diagnóstico desse exame citopatológico do colo uterino:**
NIC 2 - Neoplasia intracervical em 2/3 do epitélio cervical.
33
**Qual o diagnóstico desse exame citopatológico do colo uterino:**
NIC 3 - Neoplasia intracervical em 3/3 do epitélio cervical.
34
**A NIC pode ser considerada cancer?**
Não, pois não invade amembrana basal e, portanto, não consegue invadir outras estruturas. Contudo é uma lesão pré-maligna.
35
**As NIC's são dividas em lesões de baixo grau e em lesões de alto grau. Classifique as NIC's conforme essa divisão.**
* Lesões intraepiteliais de baixo grau: * NIC I * Lesões intraepiteliais de alto grau: * NIC II e III
36
**Qual é a tríade diagnóstica da patologia cervical?**
* **CP (papanicolau):** se alteração paciente prossegue com: * **Colposcopia**: se visualizada lesão é feito: * **Biópsia**
37
**Qual o padrão ouro para o diagnóstico de NIC's:** * a) exame de citologia oncótica * b) Biópsia (lâmina)
**b) Biópsia**
38
**Como é feito o exame de colposcopia?**
Utiliza-se de ácido acético para coagular as proteínas citoplasmaticas das células com lesão, para faciliatar a identificação destas. É um exame com alta sensibilidade (96%), mas baixa especificidade (48%): então tem muito falso positivo.
39
**Quais são os padrões das lesões evidenciadas na colposcopia que devem ser submetidas a biópsias (5)?**
* Epitélio acetobranco * Epitélio Pontilhado * Epitélio em mosaico * Epitélio com leucoplasia (tipo um epitélio aceto branco mas com releco) * Epitélio com vasos atípicos (MUITO PREDITOR DE NEOPLASIA - GERALMENTE CARCINOMA INVASOR)
40
**Para que serve a colposcopia?**
Para orientar a biópsia de áreas com lesões.
41
**Conduta diante NIC 1 evidenciada em biópsia?**
* **NIC 1 - 60 a 85% das lesões regridem** * **CP + Colpo de 6/6 meses** * Lesão não regrediu em 2 anos: * Conização: incisão circular do colo uterino. Há possibilidade de cauterizar a NIC 1 = pode, mas atualmente opta-se por conduta expectante e se não houver regressão opta-se pelo cone.
42
**Conduta diante NIC 2 e 3 evidenciada em biópsia?**
CONIZAÇÃO: retira-se a JEC da paciente A Jec se refaz após a conização.
43
**Paciente com diagnóstico em biópsia de NIC III, com prole definida, questiona se melhor conduta não é a histerectomia. O que dizer?**
NÃO é a melhor conduta!!! Pois ao retirar o útero com o colo e a paciente tinha, na verdade, um carcinoma invasor diagnosticado na peça tirada, o tratamento foi um subtratamento pois a cirurgia indicada seria de wertheim-meigs. NÃO SE FAZ HISTERECTOMIA PARA NIC 2 E NIC 3.
44
**O CAF LEEP pode ser feito ao invés de conização?**
Pode, inclusive sangramenos e pode ser feito ambulatorialmente. _Contudo, a lesão inteira deve ser visualizada_.
45
**Como é feito o seguimento das pacientes com os seguintes achados na conização: margens da peça cirurgica livres ou com NIC I?**
* CO e colposcopia de 6/6m por 1 ano; * após, CO anual na UBS por 5 anos * Se tudo normal, de 3/3 anos conforme a rotina.
46
**Como é feito o seguimento das pacientes com os seguintes achados na conização: margens da peça cirurgica comprometidas ou com NIC II ou III?**
* Margens comprometidas: * CP e colposcopia 6/6 meses por 2 anos; * Após anual na UBS por 5 anos; * Se normal, volta para a rotina de 3 em 3 anos Porque há alta probabilidade do resquício de NIC II ou III residual ter sido destruído no processo de conização.
47
**Se Gestante diagnosticada com NIC II ou III, qual a conduta?**
CONDUTA CONSERVADORA: aguardar o término da gestação, pelo risco de abortamento ao fazer conização ou CAF LEEP. REAVALIAÇÃO APÓS 90 DIAS APÓS O PARTO: pois muitas vezes a NIC some no trabalho de parto.