AFO Flashcards

1
Q

Se, no cumprimento do programa orçamentário de capacitação externa dos servidores, o MPU tiver pago, no orçamento de 2017, diárias aos seus servidores, essas despesas deverão ser classificadas como outras despesas correntes.

A

CERTO!

Classificação por natureza das despesas:

1) pessoal em cargos sociais (despesas correntes)
2) juros em carga da dívida
3) outras despesas correntes ( todas as despesas que não entrarem no 1 e no 2, mas são despesas correntes. ): ex: diárias;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Segundo a natureza da despesa, amortização e juros da dívida deverão ser classificados na despesas de capital.

A

ERRADO!
Despesas correntes: juros relacionado a essa dívida. (GND 1 )
Despesas de Capital: amortização da dívida, resgate, pagamento do principal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Conforme determinações constantes na CF, a LOA deve compor-se de três orçamentos: fiscal, previdência social e de investimento das empresas estatais.

A

ERRADO! A LOA é composta por 3 orçamentos: fiscal, seguridade social e de investimento das empresas estatais.

Seguridade social: previdência, saúde e a assistência social.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O planejamento orçamentário federal observa o princípio da unidade elaborando única lei composta pelo orçamento fiscal, o orçamento da seguridade social e o orçamento de investimentos das estatais de todos os entes da Federação.

A

ERRADO! Cada ente tem seu próprio orçamento.

O princípio da unidade: deve existir um orçamento por exercício financeiro por ente da federação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O superávit financeiro apurado no balanço financeiro do exercício anterior não constitui fonte de recursos para a abertura de créditos especiais e suplementares.

A

CERTO!

Superávit financeiro é uma das fontes de recurso para a abertura de créditos adicionais, especiais e suplementares.
Ele é apurado no balanço patrimonial. Não é no balanço financeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A LRF estabelece que até final de junho os estados e municípios encaminhem suas contas ao Poder Executivo da União, para efeito de consolidação das contas dos entes da Federação, estabelece restrições em caso de descumprimento, dentre as quais o recebimento de transferências voluntárias e contratações de operações de crédito para refinanciar a dívida mobiliária.

A

ERRADO!

Até o final de junho, os estados encaminham suas contas para a União, e para que isso seja feito um mês antes (até 31 de maio) os municípios devem encaminhar suas contas aos Estados.
Estabelece restrições em caso de descumprimento. Existe a restrição de operações de crédito. Mas para operações de crédito para refinanciar a dívida mobiliária é uma das exceções.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Se os créditos suplementares e especiais forem autorizados e promulgados nos últimos quatro meses de um exercício, eles podem ter sua vigência prorrogada para o exercício financeiro subsequente, através de um novo ato da administração pública, enquanto perdurar o saldo correspondente.

A

ERRADO!
Os créditos especiais e extraordinários que forem autorizados nos últimos 4 meses do exercício , podem ter a sua vigência prorrogada para o exercício financeiro subsequente, pelo o seu saldo.

Os créditos suplementares só tem vigência adstrita ao exercício financeiro. Não podendo passar para o exercício subsequente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O projeto da Lei Orçamentária anual deverá ser encaminhado ao Legislativo quatro meses antes do término do exercício financeiro e devolvido ao executiv o até o encerramento da sessão legislativa do exercício de sua elaboração.

A

CERTO! O poder executivo responsável pela consolidação, elaboração e envio ao poder legislativo, tem até 4 meses antes do encerramento do exercício financeiro para envio da LOA (tem até 31 de agosto). Chegou ao Congresso Nacional tem até o final da sessão legislativa do exercício da sua elaboração para a devolução, neste período terá a discussão e votação do LOA. (22 de dezembro).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O orçamento- programa é um instrumento de planejamento da ação do Governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, com estabelecimento de o bjetivos e metas a serem implementados e previsão dos custos relacionados.

A

CERTO! Orçamento-programa é diferente de orçamento clássico.

Orçamento clássico: instrumento contábil.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O relatório resumido de execução orçamentária deve conter demonstrativo específico dedicado aos restos a pagar, evidenciando- se os valores inscritos, os pagamentos realizados e o mo ntante a pagar.

A

CERTO!
2 relatórios:
1º) relatório de gestão fiscal(RGF): é publicado por todos os poderes e órgãos. Vigência quadrimestral.
2º)relatório resumido de execução orçamentária(RREO): é apenas do poder executivo. Vigência bimestral.

De acordo com art 53, da LRF, acompanharão o RREO demonstrativos relativos:

  • apuração da receita líquida e sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho ato final do exercício;
  • receitas e despesas previdenciárias;
  • resultados nominal e primário;
  • despesas com juros;
  • restos a pagar, detalhando, por poder e órgão, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A lei que instituir o Plano Plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração predeterminada.

A

ERRADO! Programas de duração continuada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Com relação ao Orçamento Público no Brasil, a lei dos orçamentos anuais é o instrumento utilizado para a consequente materialização do conjunto de ações e objetivos que foram planejados visando ao atendimento e bem- estar da coletividade.

A

CERTO!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Supo nha que o Chefe do Executivo tenha encaminhado à Assembleia Legislativa projeto da lei orçamentária relativa ao exercício de 2019 e que o mesmo contenha, entre as dotações consignadas, uma de caráter global destinada a suportar possíveis majorações de cust os em contratos de infraestrutura em curso. Considerando os preceitos constitucionais e legais que regem o orçamento público, bem como os princípios que o informam, tal circunstância afigura- se inadequada, pois afronta o princípio da discriminação ou especialização, que veda o estabelecimento de dotações inespecíficas.

A

CERTO! “Afronta o princípio (…)”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O princípio orçamentário, o qual estabelece que a Lei Orçamentária Anual − LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e as despesas de todos os Poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo poder público é denominado de totalidade.

A

ERRADO! Conter todas as receitas e as despesas na LOA => é o princípio da UNIVERSALIDADE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A execução do orçamento do MPU necessitou da abertura de crédito adicional para reforço de dotação orçamentária. Nesse caso, deverá ser aberto um crédito especia l, autorizado por decreto do executivo.

A

ERRADO! Reforço de dotação orçamentária => deve ser aberto um crédito SUPLEMENTAR. É para Créditos insuficientes!
Ele é aberto por decreto poder executivo. Autorizado por uma LEI ESPECÍFICA OU PELA PRÓPRIA LOA.

O crédito ESPECIAL é para as despesas que NÃO se encontram na LOA. Despesas novas!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Compatibiliza-se com as normas da Constituição Federal em matéria orçamentária a edição de lei complementar federal proibindo que a lei orçamentária de todos os entes da Federação autorize a abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito por antecipação de receita.

A

ERRADO! Princípio da exclusividade: LOA precisa ter receita e despesas. Mas em caráter de exceção pode ter autorização para abertura de créditos suplementares e para a contratação de operações de crédito por antecipação de receita.

Uma LCF NÃO pode alterar o que está na CF/88. Não pode proibir! Seria necessário uma alteração constitucional!

17
Q

As seguintes informações referentes à receita orçamentária realizada no exercício financeiro de 2017 foram extraídas do Balanço Orçamentário de uma determinada entidade pública, em reais:
1)Alienação de Bens Móveis ………………………… 200.000,00 2)Amortização de Empréstimos Concedidos ….. 155.000,00 3)Contribuição de Melhoria ….. ……………………. .. 65.000,00 4)Operações de Crédito Internas…. . …. ………….. 240.000,00 5)Receitas de Multas ……………… … ………………… 50.000,00 6)Receitas Imobiliárias ………………………………… 600.000,00 7)Serviços de Transporte …………… ……. …………….50.300,00 8)Serviços Financeiros……………………… .. …………. 7.300,00
Os totais da receita orçamentária de capital realizada no exercício financeiro de 2017 foram de 595.000,00 reais.

A

CERTO!
Receita orçamentária de capital:
1) origem alienação de bens +
2) o ente é o credor e está recendo aquele valor resgatado (o devedor está pagando o que deve ao ente público) +
4)operações de crédito(é quando o ente público é o devedor. Quando pega um empréstimo. Mas quando este entra, ele vai ser operação de crédito dentro de receita de capital =
_________________________________________________________________________
595.000.00 reais.

*3) operação corrente
*5 e 6)receitas patrimoniais
*7 e 8) receita de serviços
As 3,5,6,7e8 seriam receitas correntes!

18
Q

O valor dos recursos recebidos por meio de cota- parte do fundo de participação dos Estados e do Distrito Federal, sob o aspecto orçamentário, é classificado na origem da receita corrente em outras receitas correntes.

A

ERRADA!

Lei 4.320
COTA-PARTE do fundo de participação dos Estados e do DF são transferências correntes.

19
Q

De acordo com Lei de Responsabili dade Fiscal, as contas apresentadas pelo Chefe do Poder Executivo ficarão disponíveis, para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições da sociedade durante todo o exercício, no respectivo poder legislativo e no órgão técnico responsável pela sua elaboração.

A

CERTO! NA LRF

20
Q

De acordo com as disposições da Constituição Federal que disciplinam os Orçamentos, a realização de operações de crédito que excedam o montante das despesas de capital é vedada, salvo quando aprovada mediante créditos suplementares ou espe ciais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.

A

CERTO! Regra de ouro das finanças públicas: é vedada a realização de operações de crédito que excedam o montante das despesas de capital. Exceção: quando aprovada mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo poder LEGISLATIVO por MAIORIA ABSOLUTA.

21
Q

Os entes poderão conceder garantia em operações de crédito internas ou externas, observados o disposto na LRF e, no caso da União, também os limites e as condições estabelecidos pelo Senado Federal.

A

CERTO! Art. 40, caput da LRF. (Lei seca!)

22
Q

A dívida pública mobiliária é a obrigação financeira estatal assumida em virtude de operação de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses.

A

ERRADO! Esse é o conceito de dívida pública fundada.

A dívida pública mobiliária é a dívida pública representada por títulos emitidos pela União, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e municípios.

Divida pública consolidada ou fundada corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de créditos, para amortização em prazo superior a 12 meses.

23
Q

De acordo com o princípio da unidade, os orçamentos das três esferas da Administração deveriam ser unificados em um orçamento nacional.

A

ERRADO! Princípio da Unidade: deve ter um orçamento por ente da federação por exercício financeiro.

24
Q

Conforme a legislação as receitas extraorçamentárias são utilizadas para a abertura de créditos adicionais.

A

ERRADO! Receitas extraorçamentárias=> não pertencem ao órgão público.São de caráter transitório.

Abertura de créditos adicionais:

  • superávit financeiro apurado em balaço patrimonial do exercício anterior;
  • excesso de arrecadação;
  • operações de crédito;
  • anulação parcial ou total de dotações.;
  • reserva de contingência;
  • recursos sem despesas correspondentes.
25
Q

A classificação econômica da despesa é feita por categoria econômica, elementos de despesas e subitem.

A

ERRADO! Sub elemento. E não subitem.

Categoria econômica
Grupo de natureza de despesa
Modalidade de aplicação 
Elemento de despesa
Desdobramento facultativo do elemento (sub elemento)
26
Q

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, constituem instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público as prestações de contas e o respectivo parecer prévio.

A

CERTO!

27
Q

Na elaboração do orçamento tradicional, os principais critérios classificatórios são as unidades administrativas e elementos. No orçamento- programa o principal critério classificatório é o funcional- programático.

A

CERTO!

28
Q

A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo a despesa capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orç amentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária.

A

CERTO! Conceito de LDO.

29
Q

A elaboração da proposta orçamentária pelo Executivo, a ser submetida ao Poder Legislativo, pode conter as previsões de abertura de crédito suplementar e contratação de operações de crédito

A

CERTO! Princípio da exclusividade: na lei orçamentária não pode ter dispositivo estranho a previsão de receita e fixação de despesas. Não se proibindo, abertura de crédito suplementar e contratação de operações de crédito ainda que por antecipação de receita.

30
Q

Poderão ser pagos como despesas de exercícios anteriores os restos a pagar com prescrição interrompida.

A

CERTO!