Administração Flashcards
Gestão de Processos:
Processo: tipologia
Processo primário: Finalístico, chave, principal ou central: que leva diretamente ao cliente. Ponta a ponta. Ex: O processamento do pedido de produtos. Estão ligados diretamente com a cadeia de valor.
Processo de suporte: processo de apoio, periférico ou secundário: existe para prover suporte aos processos primários. Mas também pode prover suporte a outros processos de suporte. Ex: a aquisição de insumos para a produção.
Processo de gerenciamento: processo gerencial: tem o propósito de desenhar, implementar, administrar o presente e o futuro. EX: quanto lucrei. A elaboração do balanço patrimonial e financeiro.
Fluxo de trabalho, na maioria das vezes, é representado por:
Fluxograma.
Ferramentas de gestão de processos:
Diagrama de Ishikawa (causa e efeito ou espinha de peixe ou 6M’s):
Observa causas
Ferramentas de gestão de processos:
Blueprinting:
Separa aquelas atividades que tem contato direto com o cliente daquelas que não possuem contato direto.
O modelo de administração gerencial puro é voltado para os impactos gerados na sociedade, ou seja, a efetividade.
ERRADA! Se falar que: “administração gerencial é voltado para a efetividade” está correto. Mas falou que administração gerencial PURO que é o 1º tipo de modelo gerencial que é voltado para o melhor uso das ferramentas de gestão adaptadas do setor privado para o setor público, buscando uma melhor governança e portanto mais EFICIÊNCIA do que o modelo burocrático. E não a maior efetividade, que vai acontecer com os outros modelos de administração pública gerencial.
A administração pública burocrática prega uma maior eficiência nos processos.
CERTO! A administração burocrática envolve processos internos da administração. Padronizados para que aja maior eficiência, profissionalismo, meritocracia e menos patrimonialismo na administração pública.
Os modelos de excelência em gestão pública são construídos numa lógica de defeito zero: as organizações que aplicarem o modelo buscam, como objetivo, a eliminação de defeitos.
ERRADO! Os modelos em gestão pública são desenvolvidos dentro de um contexto de administração da qualidade, que o contexto de “total quality manegement”(demming), ou seja, gerenciamento da qualidade total. Que é diferente do contexto do “zero defeito” (crosby).
O processo decisório intuitivo deve ser considerado complementar ao racional: em situações de grande estresse, falta de clareza nos objetivos e turbulência no ambiente a decisão intuitiva pode gerar resultados superiores ao processo racional.
CERTO! O processo racional funciona melhor quanto estável for as condições de tomadas de decisão. Os objetivos da decisão e os critérios decisórios utilizados. Se as condições, objetivos e critérios não forem claros, o processo racional começa a ter dificuldades e o processo intuitivo tende a gerar resultados melhores. Especialmente, quão mais turbulento forem os ambientes enfrentados, e quão mais turbulentas forem as questões enfrentadas pelo processo decisório.
No processo decisório, o diagrama de Pareto é utilizado para identificar- se as causas de um problema.
ERRADO! Técnica principal para identificar causas de um efeito é O diagrama de Ishikawa ( espinha de peixe). Que apresenta as causas distribuídas numa espinha de peixe para um determinado efeito, que vai ser representado na cabeça do peixe.
O diagrama de Pareto é uma ferramenta que permite a priorização de determinados elementos. Podem ser elementos do processo decisório, de gestão de materias. Partindo do princípio, 80/20 ou 70/30. Que diz basicamente que: 80% dos casos serão resolvidos mexendo em 20% das causas.
Diagrama de Pareto: serve para priorizar quais as causas que deve atacar primeiro.
Processos são conjuntos de atividades temporárias que geram um resultado único, exclusivo.
ERRADO! Essa definição é para PROJETOS.
Processos são conjuntos de atividades rotineiras que geram resultados comum no dia a dia.
Projetos são processos temporários que geram resultados únicos e diferentes dos anteriores.
CERTO!
Ao realizar um projeto, o gestor de uma organização possui maior possibilidade de interferência sobre suas entregas no seu início do que no seu final, já que os custos de modificação do escopo do projeto sobem com o decorrer de sua execução.
CERTO!
PRJETO: no início a capacidade de interferência é maior que no final. No final do projeto é mais baixa a minha capacidade de interferência.
Segundo Kaplan e Norton, as perspectivas do BSC aplicáveis à gestão pública são: sociedade, processos internos, aprendizagem e orçamento.
ERRADO! Kaplan e Norton são os autores do BSC. Mas eles prevên a existência de 4 perspectivas para a organização como um todo e cada organização deve aplicar essas diferentes perspectivas da forma que julgar mais conveniente, fazendo as adaptações necessárias. As 4 perspectivas são: - Financeira -do cliente -dos processos internos -da aprendizagem e crescimento
Uma organização que utiliza a Matriz SWOT deve classificar o elevado poder de barganha dos seus fornecedores atuais como uma fraqueza.
CERTO! DEVIA CONHECER POTTER, PARA RESPONDER.
O fornecedor atual da organização deve ser considerado como elemento da matriz SWOT, um elemento interno. Que o fornecedor tem poder elevado, a organização perde força. Então isso é uma fraqueza.
Uma organização pública que estabelece que o seu negócio é o “controle dos recursos públicos ” está utilizando do melhor conhecimento disponível sobre planejamento estratégico.
CERTO! O NEGÓCIO é mais restrito e faz parte de um conceito mais amplo chamado missão.
Se a questão falar: controle dos recursos públicos para o benefício da sociedade. (Isso estaria falando dos impactos que a organização gera na sociedade, e quando se fala nisso estou falando da MISSÃO).
Quais são as competências estratégicas que derivam de Potter?
São 5:
- poder de barganha dos clientes
- poder de barganha dos fornecedores
- a rivalidade entre os concorrentes atuais
- a ameaça de novos entrantes
- a ameaça de produtos substitutos
A avaliação de desempenho é um processo de aplicar as pessoas na organização, e não um processo de monitorar pessoas.
CERTO!
A avaliação de desempenho tem aplicação em todos os processos do GRAMA da gestão de pessoas. Mas é um processo de aplicar pessoas na organização.
A cultura organizacional pode ser dividida em diferentes níveis: os artefatos, as pressuposições invisíveis (base para os artefatos) e os valores compartilhados (também invisíveis e base para as pressuposições).
ERRADO! A sequência está errada.
A cultura organizacional pode ser divida em:
1º) os artefatos (que são visíveis)
2º) os valores compartilhados (que são invisíveis e servem de base para os artefatos)
3º) as pressuposições invisíveis(que são invisíveis e servem de base para os valores compartilhados).
Clima organizacional é o resultado das percepções de ênfase afetiva sobre o ambiente de trabalho
ERRADO! O clima organizacional tem ênfase cognitiva. É a síntese das percepções cognitivas.
A seleção é o processo de gestão de pessoas que faz a busca e triagem de candidatos em relação aos requisitos do cargo a ser preenchido na organização.
ERRADO! O RECRUTAMENTO é que faz a atração de candidatos e anúncio das vagas.
A SELEÇÃO faz a escolhas dos candidatos em relação aos requisitos do cargo ou em relação as competências necessárias.
PEGADINHA: quem faz a triagem em relação aos requisitos do cargo? É o RECRUTAMENTO. Porque, ele anuncia as vagas e atrai candidatos.