Vírus Flashcards
O que são vírus?
Os vírus são agentes infecciosos causadores de doenças em humanos, animais ou plantas. Podem causar gripes e verrugas, até mesmo doenças mais graves como AIDS, poliomielite e câncer.
Qual a composição dos vírus?
Os vírus em geral são bastante simples, contendo apenas um ácido nucleico, DNA ou RNA, envolvido por uma capa proteica (capsídeo/cápside) e em alguns casos, uma membrana lipoproteica (envelope ou envoltório)
Por que os vírus são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios?
A simplicidade da composição viral impede que os vírus se repliquem independentemente e produzam suas proteínas, necessitando da maquinaria das células para sua transcrição e replicação, assim, são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios.
Conceitue partícula viral ou vírion
Os vírus são conhecidos como parasitas intracelulares, podendo ser encontrados dentro e fora das células. Fora das células, o vírus é chamado de vírion ou partícula viral. Dentro da célula do hospedeiro o vírus inicia sua replicação viral.
Quais são e como são classificados os ácidos nucleicos presentes nos vírus
De maneira geral, os vírus contém apenas um tipo de ácido nucleico, DNA ou RNA. tanto o RNA quanto o DNA dos vírus podem ser de fita dupla ou simples
(DNA fita dupla = dsDNA)
(DNA fita simples = ssDNA)
(RNA fita dupla = dsRNA)
(RNA fita simples = ssRNA).
Esses ácidos nucleicos virais se apresentam de forma linear ou circular.
Explique como os vírus de DNA se apresentam e cite dois exemplos
Tais vírus podem apresentar ssDNA ou dsDNA, de forma circular ou linear. Como o genoma celular normalmente metaboliza DNA, os vírus de DNA podem utilizar diretamente a maquinaria celular para a transcrição de seus genes, sua replicação e reparo de seu DNA.
Ex: herpesvírus tem genoma dsDNA linear; adenovírus = linear.
Explique como os vírus de RNA se apresentam e cite um exemplo
Os RNAs virais também podem ser fita dupla ou fita simples e circulares ou lineares. Como o genoma celular normalmente metaboliza DNA, os vírus de RNA mesmo não realizando processos metabólicos, precisam conter enzimas próprias para serem transcritos e replicados, como RNA transcriptases e replicases, já que são inertes fora da células e a inexistência dessas enzimas na célula hospedeira.
Ex: Vírus de genoma dsRNA, como os rotavírus, apresentam uma transcriptase para produzir o mRNA necessário à síntese de proteínas e de replicase, capaz de replicar o genoma de RNA. Essa enzima é conhecida como RNA polimerase RNA
dependente.
O que é um RNA de polaridade positiva (RNA+)?
Genomas de vírus que apresentam um RNA de fita simples e tem a mesma polaridade do mRNA e, portanto, podem ser traduzidos diretamente nos ribossomos, são chamados de RNA+ ou RNA de polaridade positiva.
O que é um RNA de polaridade negativa (RNA-)?
Genomas de vírus com RNA de fita simples com polaridade contrária ao mRNA, denominamos RNA- ou RNA de polaridade negativa, devem primeiro ser transcritos em uma fita complementar de mRNA antes de sua tradução pela maquinaria celular.
V ou F
O genoma dos vírus é encontrado livre, não sendo protegido por nenhuma estrutura
Falso. Os vírus tem seu genoma protegido por uma capa proteica, chamada de capsídeo ou cápside. O agrupamento das proteínas virais conferem ao capsídeo sua simetria característica, normalmente em forma de icosaédrica ou helicoidal.
Como é chamado o genoma viral em conjunto com o capsídeo
Núcleocapsídeo
V ou F
Um capsídeo pode ser formado por centenas de capsômeros
Devido à limitação do tamanho do genoma viral, a produção de proteínas virais diferentes também é limitado. Assim, o cápside é formado por subunidades idênticas chamadas de protômeros que se agrupam em unidades maiores chamadas de capsômeros. Um capsídeo pode ser formado por centenas de capsômeros, que varia entre os grupos virais.
Alguns vírus possuem seu nucleocapsídeo envolvido por estruturas complexas de membrana. Qual o nome dessa estrutura e de que ela é formada?
Envelope ou envoltório viral é composto de uma bicamada lipídica com proteínas, em geral glicoproteínas, embebidas nesta. A bicamada lipídica provém da célula hospedeira e as proteínas são codificadas exclusivamente pelos vírus.
V ou F
Solventes orgânicos como o éter é capaz de diminuir a infectividade de vírus envelopados
Devido à natureza lipídica, os vírus envelopados são sensíveis a solutos orgânicos como o éter, então havendo contato, os lipídeos se dissolvem e o vírus perde a infectividade.
Quais estruturas do envoltório viral constituem os principais antígenos de vírus envelopados?
As glicoproteínas do envelope, expressas na superfície viral
Qual o papel das enzimas presentes em algumas partículas virais?
Muitos vírus como aqueles nos quais o seu genoma é constituído de RNA, não conseguem utilizar diretamente a maquinaria da célula hospedeira para se replicar e produzir suas proteínas. Assim, precisam conter enzimas próprias para serem transcritos e replicados, como RNA transcriptases e replicases, já que são inertes fora da células e a inexistência dessas enzimas na célula hospedeira.
Cite exemplos de partículas virais que contém enzimas necessárias a sua transcrição e replicação
- Retrovírus, que carregam na partícula viral a transcriptase reversa, necessária para sua replicação.
- Também é o caso de
vírus com genoma de ssRNA-, ou dsRNA, que carregam na partícula viral enzima de replicação, RNA polimerase RNA
dependente
Estruturalmente, como são classificados os vírus
a partícula viral pode ser classificada de acordo com a simetria de seu capsídeo, podendo ser icosaédrica ou helicoidal
Conceitue vírions icosaédricos e cite exemplos
virions icosaedricos são assim chamados pois apresentam simetria icosaedrica em seu capsídeo. O icosaedro é um polígono de 20 faces e 3 eixos de simetria: 2x, 3x e 5x. Ex: Adenovírus (vírus de DNA icosaédrico não envelopado) e herpervírus (vírus de DNA icosaédrico envelopado)
Onde está localizado o genoma dos vírions icosaédricos?
o genoma encontra-se empacotado no centro do polígono
Conceitue vírions helicoidais e cite exemplos
vírions helicoidais apresentam simetria helicoidal em seu capsídeo. Ex: vírus do mosaico do tabaco (helicoidal não envelopado); vírus da raiva e da influenza (helicoidais envelopados)
Quais genomas de vírus de RNA precisam de transcrição em mRNA?
ssRNA-, dsRNA e ssRNA+ do grupo 6
Quais enzimas os vírus de RNA utilizam para auxiliar os processos de transcrição e replicação dentro da célula?
RNA transcriptases e RNA replicases, como a a RNA polimerase RNA dependente, transcriptase reversa viral, integrase viral
Qual enzima o rotavírus (dsRNA) utiliza para se replicar dentro das células?
RNA polimerase RNA dependente
V ou F
os vírus tem a capacidade de se replicar independentemente
Falso
Conceitue o termo infecção
Penetração e desenvolvimento, ou multiplicação de um agente infeccioso (vírus, bactérias, protozoários e helmintos) dentro do organismo de humanos ou animais
Conceitue a infecção viral e seus dois tipos
A infecção viral refere-se ao processo de multiplicação dos vírus dentro da célula como um todo. Infecção produtiva:
•Quando o vírus entra na célula e consegue completar todas as etapas do ciclo replicativo, resultando na produção de progênie viral viável. (progênie viral = cópias do vírus)
Infecção abortiva:
•Quando o vírus entra na célula e alguma etapa do ciclo replicativo do vírus foi interrompida
Conceitue susceptibilidade
refere-se à capacidade das células de serem infectadas naturalmente pelos vírus. Algumas células são mais fáceis de serem infectadas por alguns tipos de vírus do que outros. (Ex: células do pulmão são mais fáceis de serem infectadas por vírus influenza, por exemplo)
Conceitue permissividade
Refere-se às condições intracelulares da célula que permitem a ocorrência das etapas do ciclo replicativo após a penetração viral. Se uma célula apresenta todas as condições necessárias para que o vírus se replique, ela é permissiva, caso contrário, ela não é permissiva.
V ou F
uma célula pode ser susceptível e não permissiva a um vírus ao mesmo tempo.
Verdadeiro. Uma célula pode ser facilmente infectada por um vírus mas não ter as condições intracelulares necessárias para a replicação desse vírus
Conceitue tropismo
Refere-se à predileção do vírus por determinadas células, tecidos ou órgãos do hospedeiro, uma vez que evolutivamente ele se adaptou a esse tipo de célula sendo porque é mais fácil de infectar, tem uma taxa de replicação melhor ali, etc… (Isso não significa que ele não possa infectar outras células)
Conceitue os receptores celulares nos quais os vírus se ligam
São proteínas, carboidratos ou lipídeos (glicoproteínas, glicolipídeos) presentes na membrana da célula hospedeira, as quais os vírus irão reconhecer e se ligar (“opa!! encontrei uma célula na qual eu tenho tropismo, vou infectá-la!!!)
Liste as etapas do ciclo replicativo viral
1) adsorção; 2) penetração; 3) desnudamento/decapsidacão; 4) síntese de componentes virais (eclipse); 5) montagem; 6) maturação 7) egresso/liberação
Conceitue a adsorção viral e as estruturas envolvidas nesse processo
É a primeira fase do ciclo replicativo dos vírus e corresponde a ligação da partícula viral com a célula hospedeira, por meio da interação das proteínas de adsorção viral (VAPs ou anti-receptores) com os receptores da membrana celular. A VAP reconhece o receptor celular e se liga a ele.