NCS - REVISÃO Flashcards
O que o eletrocardiograma representa?
O eletrocardiograma é a representação gráfica da atividade elétrica do coração.
Qual o papel dos eletrodos colocados no paciente para a obtenção do ECG?
Para se observar a atividade elétrica do coração, colocam-se eletrodos no corpo do paciente. Esses eletrodos vão determinar as derivações, que são a observação da atividade elétrica do coração em ângulos diferentes.
As derivações do eletrocardiograma são divididas em
unipolares e bipolares / vertical (coronal, periféricos) e horizontal (transversal, precordiais)
Caracterize as derivações unipolares e bipolares
derivações unipolares são chamadas assim pois apenas um eletrodo foi capaz de determinar uma derivação; derivações bipolares são resultado da interação de dois eletrodos.
Caracterize as derivações periféricas ou coronais
No plano vertical (coronal), os eletrodos são colocados nos membros – formando as derivações periféricas. 6 derivações: *3 unipolares (AVR, AVL, AVF) determinadas pelos eletrodos dos membros superiores direito, esquerdo e do pé esquerdo. *3 bipolares (DI, DII e DIII). DI determinada pela comunicação entre os eletrodos de aVR e aVL; DII pela comunicação entre os eletrodos de aVR e aVF; e DIII pela comunicação entre os eletrodos de aVL e aVF.
Dl e aVL observam a atividade elétrica a partir da parede superior e superior esquerda. Por conta da emergência dos vasos da base aVR não filma muito bem o coração - ele serve mais para criar Dl.
*Dll, Dlll e aVF filmam a parede inferior.
*Tais derivações não conseguem avaliar a parede anterolateral esquerda e direita, nem posterior.
Caracterize as derivações horizontais ou precordiais
*No plano horizontal (transversal), todas as derivações (6) são unipolares e também são chamadas de precordiais: V1, V2, V3, V4, V5 e V6. *Tais derivações conseguem avaliar a atividade elétrica da parede anterior e lateral esquerda.
Sabemos que as derivações do ecg são utilizadas para observar o coração de diferentes ângulos. Por que isso necessário?
observamos se há algum problema no coração por diversos ângulos. Numa síndrome coronariana, é possível olhar uma derivação e estar tudo normal e em outra apresentar um problema. Por isso é sempre importante checar todas.
Sabemos que a atividade elétrica cardíaca inicia no átrio direito, segue para o esquerdo e os ventrículos. Dessa forma, temos uma resultante da onda de despolarização ou de mov. de cargas em um formato de uma seta diagonal que parte do átrio direito, que chamamos de eixo elétrico cardíaco. Qual derivação observa a atividade do coração na mesma direção do eixo elétrico cardíaco?
DII
Defina qual o significado da onda P no eletrocardiograma
Representa a despolarização atrial. A movimentação das cargas do átrio direito e esquerdo para baixo, gera uma resultante de despolarização que se aproxima do galvanômetro do ecg, que aponta o traçado para o +, formando a onda P.
Defina qual o significado do segmento PR no eletrocardiograma
Representa a pausa fisiológica do estímulo elétrico pelo nodo AV. Como não há movimentação de cargas nesse momento, o galvanômetro mantém-se em 0, registrando um intervalo isoelétrico.
Explique detalhadamente o que representa o complexo QRS
De maneira geral, o complexo QRS representa a despolarização ventricular. Q = Por conta do tamanho do ventrículo esquerdo, a sua despolarização inicial tem que ocorrer primeiro que a do esquerdo, para que ambos possam contrair juntos. Assim, a inversão de cargas inicia primeiro no ventrículo esquerdo, que fica negativo, gerando uma corrente elétrica que vai para o ventrículo direito. Essa despolarização ocorre no septo interventricular, causando uma pequena contração e a sua resultante se afasta do galvanômetro, que então irá apontar para o -, gerando a onda Q. R: a corrente elétrica segue para o ápice do coração é a sua resultante despolarizante aproxima-se do galvanômetro, que aponta para o +, gerando a onda R. S: Os ventrículos precisam contrair-se para cima para ejetar o sangue. Então, geram-se dois vetores resultantes de cargas elétricas que apontam para as bases dos ventrículos, que se afasta do galvanômetro, que aponta para o - e forma a onda S.
Defina qual o significado do segmento ST no eletrocardiograma
Com os ventrículos totalmente despolarizados (-) não há movimentação de cargas, então o galvanômetro registra mais um intervalo isoelétrico, que é o segmento ST.
Defina qual o significado da onda T no eletrocardiograma
Representa a repolarizaçao ventricular. A repolarização ocorre na região mais distal, do ápice cardíaco para bases, sendo em marcha ré. Assim, surge uma resultante que se aproxima do galvanômetro, formando a onda T
Para que serve a espirometria
Avalia a função pulmonar pela mensuração dos volumes de ar que entram e saem dos pulmões e as capacidades pulmonares.
-> Diagnóstico e quantificação distúrbios ventilatórios
-> Investigação da dispneia
-> Acompanhamento e reposta ao tratamento
-> Acompanhamento do envelhecimento do pulmão.
V ou F
Para a correta realização da técnica da espirometria o paciente precisa estar sentado, ereto, com clipe nasal e lábios vedados ao redor do espirômetro
Verdadeiro
Como é feita a manobra para a obtenção da espirometria?
-> Respirações em volume corrente inicialmente.
-> Logo após inspiração máxima
-> Depois expiração forçada até o volume residual
-> Deve durar 6 segundos ou até que o fluxo de ar alcance um platô de pelo menos 1 segundo.
Quais são as variáveis obtidas na espirometria?
Capacidade vital forçada (CVF): maior volume de ar mobilizado em uma expiração forçada até o volume residual.
Volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1): volume de ar expirado no primeiro segundo durante a manobra forçada.
Explique qual o valor normal da relação VEF1/CVF e o que ela significa
A relação VEF1/CVF deve ser maior ou igual a 70%. Isso significa dizer que mais de 70% de todo o ar que o paciente inspirou deve ser expirado logo no primeiro segundo. Para análise das funções temos que analisar a relação VEF1/CVF primeiro.
Qual a grandeza física permite que o sangue flua e quais estruturas cardiovasculares permitem a geração dessa grandeza?
Os líquidos e gases fluem por meio de um gradiente de pressão. A diferença de pressão dentro do sistema circulatório permite que o sangue flua, da região de maior pressão para uma região de menor pressão. A bomba cardíaca e a característica morfológica elástica das artérias sistêmicas permitem que haja a pressão.