REVISÃO NCS - SISTEMA IMUNE Flashcards
V ou F
A resposta imune é muito bem coordenada.
Verdadeiro
V ou F
A resposta imune inata depende de um contato prévio com um antígeno
Falso. Imunidade inata já está pronta para nos defender antes mesmo de termos um contato com o antígeno, sendo rápida.
A imunidade adquirida é lenta ou rápida?
Como a imunidade adquirida depende da exposição prévia ao antígeno para então montar a resposta, ela acaba sendo mais lenta.
A imunidade inata é específica ou inespecífica?
A imunidade inata é inespecífica, respondendo da mesma forma para qualquer que seja o agressor
A imunidade adquirida é específica ou inespecífica?
A imunidade adquirida é bastante específica, sendo capaz de montar diferentes tipos de resposta para diferentes invasores
Qual característica da imunidade adaptativa permite que a resposta a uma exposição secundária a um antígeno seja mais rápida e mais intensa?
Memória
A resposta imune adquirira conta com células de defesa chamadas de linfócitos. Cite quais são esses linfócitos
linfócitos B, linfócitos T auxiliares/helper (CD4), linfócitos T citotóxicos (CD8)
A imunidade adquirida pode ser classificada em:
Imunidade Humoral e Imunidade Celular
Quais as diferenças entre a Imunidade Humoral e a Imunidade Celular
Imunidade Humoral: presente nos fluidos do nosso corpo, como sangue, linfa, até mesmo na saliva. Principal componente: linfócitos B, que produzem proteínas chamadas de anticorpos, sendo eles os principais mediadores da resposta.
Imunidade Celular:
Mediada pelos linfócitos T helper (CD4) ou Citotoxicos (CD8). Defender nossos tecidos contra antígenos intracelulares. Nosso sistema imune sabe quando alguma célula nossa está infectada, através de receptores. Uma vez que o patogeno infectou a célula, essa célula pode destruir o patogeno com a ajuda do sistema imune que te dará instrumentos para isso, porém se a célula não consegue responder ao patogeno, o sistema imune induz aquela célula à morte, de forma que o patogeno morra junto com a célula.
- T helper vai auxiliar uma célula a destruir um patogeno que está dentro dela
- T citotoxico destrói a célula infectada e consequentemente o patógeno, por meio de indução de apoptose, é importante que seja por apoptose para evitar extravasamento de conteúdo intracelular e consequentemente resposta inflamatória.
Conceitue antígeno:
substância estranha que vai gerar uma resposta do sistema imune
Os anticorpos possuem uma região constante (efetora) que é igual a todo anticorpo e uma variável que tem um sítio de ligação para cada antígeno específico. Nos nossos fluidos temos centenas de milhares de anticorpos diferentes, sendo que cada um é capaz de reconhecer um e somente um tipo diferente de antígeno. Qual o nome da região específica do antígeno que o anticorpo reconhece?
Epítopo
Como se dá a reação imune do anticorpo?
A ação do anticorpo é marcar o antígeno como um corpo estranho para que outros elementos do sistema imune efetue uma resposta contra aquele antígeno.
- Ex: anticorpos podem se ligar aos epítopos de uma bactéria e marcá-la. Macrófagos então reconhecem aquele agente como estranho e fagocita a bactéria
- Os anticorpos podem ainda se ligar a antigenos de toxinas, neutralizando-os na medida em que os impedem de ativar receptores de toxinas em nossas células. Depois, há a fagocitose pelos macróagos
Cite e explique as principais características da resposta imune adaptativa:
- Especificidade: Reconhecimento específico de cada antígeno, gerando repostas diferentes para antígenos diferentes.
- Diversidade: Está apto a responder a uma grande quantidade de antígenos diferentes. É possível que há tantos linfócitos e anticorpos para antígenos que jamais invadirão nosso corpo.
- Quando o antígeno é reconhecido pelo linfócitos ou anticorpos, essas células vão ser multiplicadas em um processo chamado de expansão clonal, para ampliar a magnitude da resposta.
- Memória: quando o antígeno for de fato removido do corpo, alguns desses clones morrerão e outros irão continuar vivos para compor as células de memória. As respostas subsequentes serão então mais rápidas e mais intensas.