EPIDEMIOLOGIA - D2 Flashcards
Conceitue Endemia:
- Doença frequente em uma determinada região em um determinado tempo (dengue em salvador, gripe depois do carnaval). A endemia caracteriza-se quando uma doença em uma área geográfica ou grupo populacional apresenta um padrão de ocorrência relativamente estável.
Cite exemplos de doenças endêmicas no Brasil
Dengue (limitada pela condição climática)
Esquistossomose
Doenças de Chagas
Leishmaniose
Malária e febre amarela (foram endêmicas)
Conceitue epidemia
- Doença acima do número de casos esperados em uma região, ou seja, casos em excesso ao que normalmente seria esperado. ( A dengue tem períodos que tem mais casos que o esperado, então acaba sendo uma doença epidêmica e endêmica em salvador);
- Se ocorrerem mudanças nas condições do hospedeiro, do agente ou do ambiente de uma determinada doença endêmica, com aumento do número de casos a mais do que o esperado, ela poderá se tornar epidêmica.
Conceitue surto
- É uma epidemia restrita em determinados locais e no tempo ( escolas, navios, bairros (cidade, não); (exemplo: surto de piolho, catapora na escola)
Conceitue pandemia
- Epidemia a nível mundial
Qual o papel da vigilância epidemiológica?
Conjunto de ações que visam o conhecimento e detecção de mudanças nos fatores condicionantes e determinantes da saúde coletiva e individual, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, e agravos à saúde, avaliando a eficácia e a efetividade das medidas adotadas.
Qual o papel da vigilância sanitária?
Conjunto de ações que visam prevenir, diminuir e eliminar riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes da produção e circulação de bens, bem como serviços direta e indiretamente relacionados com saúde. Suas medidas educativas, normativas e punitivas debruçam-se sobre estabelecimentos de saúde (farmácias, hospitais, clínicas), estabelecimentos que produzam, manipulam ou vendem alimentos, destino adequado do lixo, creches, escolas, asilos, propagandas, manipulação de sangue e hemoderivados.
Qual o papel da vigilância ambiental?
Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de precaução e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde. Avaliam:
- Qualidade do ar;
- Qualidade do solo (manejo dos resíduos tóxicos e perigosos);
- Qualidade da água para o consumo humano;
- Contaminates ambientais;
- Desastres naturais (enchentes, deslizamentos, rompimento de barragens, queimadas)
- Controle de vetores