Órgaos Linfoides - D2 Flashcards
Diferencie os órgãos linfoides primários dos secundários e cite exemplos
Órgãos linfoides primários são aqueles onde as células do sistema imune são criadas e maturadas. Ex: Medula óssea e timo.
Os linfócitos B e T são produzidos na medula óssea vermelha, sendo que B é maturado na própria medula e T é maturado no timo.
Órgãos linfoides secundários são aqueles responsáveis por armazenar as células de defesa e pela resposta imunológica. Ex: linfonodos, baço, MALTs.
Qual a localização do timo?
Atrás do esterno logo à frente do coração.
posterior ao manubrio do esterno (mediastino superior) e anterior ao pericardio fibroso (anterior do mediastino inferior)
Qual a estrutura do timo?
O timo é formado por dois lóbulos grandes e outros lóbulos menores que se separam por trabéculas. Os lóbulos menores consistem de uma região medular (mais clara) e uma região cortical (mais escura). O timo é envolvido por uma cápsula fibrosa de tecido conjuntivo denso que penetra no interior do órgão formando as trabéculas.
Conceitue os timócitos
Os timócitos são linfócitos T imaturos encontrados no timo
Qual o papel das células reticulares epiteliais do timo?
Irão selecionar os timócitos que amadurecerão em linfócitos T imunocompetentes. Secretam hormônios tímicos que irão permitir a maturação
Qual o papel dos macrófagos do timo?
Irão fagocitar os timócitos (linfócitos T imaturos) que não foram selecionados pelas células reticulares epiteliais para maturação. Além de testar linfócitos T já maduros para garantir que eles serão imunocompetentes (sejam capazes de distinguir antígenos estranhos dos antígenos do próprio corpo).
No corte histológico do timo, quem é mais escuro: medula ou córtex?
córtex, por conta de uma maior disseminação de linfócitos T. A medula tem menos linfócitos.
Por que o timo testa linfócitos T e impede alguns de caírem na circulação?
Os linfócitos recém-amadurecidos testados pelo timo são os linfócitos autorreativos, que pela recombinação genética irão reconhecer antígenos próprios e se caírem na circulação, irão atacar as nossas células que expressam esses antígenos.
O que acontece após a maturação dos linfócitos B e T?
- Após serem maturados, irão passar o resto da vida em um processo de recirculação, ou seja, são liberados na circulação e passam o resto da vida circulando pelos locais onde vai ser mais provável deles encontrarem os antígenos para qual eles são específicos, que são justamente os órgãos linfoides secundários: como os linfonodos, baço, MALT e tecido linfoide cutâneo.
Conceitue os linfonodos
Os linfonodos são órgãos linfoides secundários espalhadas por todo o corpo. São formados por uma dilatação dos vasos linfáticos e vão conter células de defesa, sendo os locais principais de encontro dos antígenos com os linfócitos.
De maneira geral, onde vai ocorrer a resposta contra antígenos provinientes de uma infecção tecidual? Por quê?
De maneira geral, a resposta contra antígenos que infectaram um tecido vai ocorrer nos linfonodos, uma vez que nosso sistema linfático drena todos os tecidos do nosso corpo, formando a linfa. Se há algum patógeno ou antígeno nos tecidos, ele também vai ser drenado. No caminho do sistema linfático, vão existir vários gânglios linfáticos (linfonodos) por onde a linfa com os antígenos irá passar e onde também estão os linfócitos amadurecidos, que irão fazer o combate. Sendo assim, os linfonodo atuam como intermediários do encontro entre antígenos teciduais e linfócitos.
Explique como ocorre a circulação dos linfócitos pensando nos linfonodos
- Um tecido periférico foi invadido por um microorganismo. O microorganismo pode chegar sozinho no linfonodo ou fagocitose por uma célula dendrítica ou macrófago, todos ocorrem pela drenagem linfática que leva o antígeno para dentro do linfonodo através do vaso linfático aferente;
- Quando o linfócito interage com o antígeno no qual ele é específico, ele se ativa e sofre o processo de expansão clonal e sai do linfonodo através do vaso linfático eferente e via ducto torácico cai na circulação sanguínea. Pela circulação sanguínea, os linfócitos chegam ao tecido infectado por quimiotaxia das quimiocinas (tipo especial de citocinas) produzidas no local da infecção. Antes de ser ativado, o linfócito tem atração pelas quimiocinas produzidas pelo linfonodo, circulando entre um e outro procurando os antígenos pelo qual ele é específico. Quando ativado, o linfócito apresenta receptores para as quimiocinas produzidas por células de defesa (como macrófagos) no local da infecção.
- Antígenos que chegam soltos ao linfonodo são reconhecidos por linfócitos B, que se ativam e diferenciam em plasmócitos. Os plasmócitos não são atraídos para os locais da infecção, mas produzem anticorpos que são liberados na corrente sanguínea e chegam até o tecido lesado. Linfócito T não reconhece antígeno diretamente, é necessário apresentação por células dendríticas, por exemplo. O linfócito T precisa reconhecer o antígeno pelo menos duas vezes: no linfonodo e no tecido infectado.
Como ocorre o fluxo da linfa através do linfonodos?
A linfa entra pelos vasos aferentes, passa pelo seio subcapsular, depois para os seios peritrabeculares e para os seios da medula. A linfa sai pelos vasos linfáticos eferentes.
Onde estão situadas os linfócitos T e B dos linfonodos?
Linfócitos T estão no córtex interno com as vênulas e Linfócitos B estão no córtex externo na forma de folículos
V ou F
Temos mais linfócitos T nos linfonodos e mais linfócitos B no baço.
Verdadeiro
Entre os seios medulares dos linfonodos estão presente os?
Cordões medulares
No corte histológico dos linfonodos quem é mais escuro: seios medulares ou cordões medulares?
Cordões medulares
Conceitue o baço
O Baço também é um órgão linfoide secundário, ou seja armazena células de defesa e também é responsável por respostas imunológicas assim como os linfonodos, ou seja, ele é um ponto de encontro intermediário entre linfócitos e antígenos. Contudo, como o baço está estritamente ligado à circulação sanguínea, ele vai ser mais responsável por combater antígenos que estejam dentro da circulação sanguínea, agindo como um filtro do sangue a antígenos.
Qual a localização do baço?
- Hipocôndrio superior esquerdo, entre o 9º e o 11º espaço intercostal;
- Abaixo do diafragma e atrás do estômago.
V ou F
O baço apresenta a maior quantidade de tecido linfoide do corpo
Verdadeiro
Por qual estrutura o baço é revestido e qual a sua coloração do corte histológico
- Cápsula fibrosa de tecido conjuntivo denso fixada à parede abdominal através do peritônio visceral. Cor rosa no exterior do baço
O baço é um órgão linfoide primário ou secundário?
Secundário, sendo responsável por concentrar células de defesa, realizando respostas imunológicas.
É também responsável pela filtragem do sangue.
Internamente o parênquima do baço é constituído por dois tipos diferentes de tecidos, conhecidos como…
Polpa vermelha e polpa branca
Qual a função da polpa vermelha do baço?
Filtragem do sangue e hemocaterese.
Os macrófagos presentes na polpa vermelha irão fagocitar hemácias e plaquetas defeituosas, gastas ou rompidas, bem como micróbios (bactérias encapsuladas opsonizadas), filtrando o sangue.
Hemocaterese:
Nossas hemácias vivem cerca de 120 dias e ao invés de jogar tudo fora, elas passam por um processo de reciclagem para reaproveitamento do ferro da hemoglobina, uma vez que o ferro é um nutriente difícil de absorver e não são todos os nutrientes que o contém.
A polpa branca do baço é constituída por qual tipo de tecido e qual sua função?
É constituída de tecido linfoide, desempenhando funções imunológicas semelhantes às dos linfonodos, porém a resposta ocorrerá nos antígenos pelo sangue, uma vez que captura antígenos oriundos da corrente sanguínea iniciando as respostas adaptativas, muitos plasmócitos estão localizados no baço, então há uma grande produção de anticorpos; manda todas as células de defesa e anticorpos para a circulação.
- Os anticorpos produzidos no baço são essenciais para proteção contra bactérias encapsuladas como a pneumococo (causadora de pneumonia), a meningococo (causadora de meningite bacteriana) e a Haemophilus Influenzae do tipo B (causadora de doenças do trato respiratório superior e inferior), que são protegidas por uma cápsula que impedem o sistema complemento de agir e não apresentam tantos receptores para ativar outras células a fazerem a fagocitose, então meio que passaram despercebidas. Os anticorpos são usados para marcar essas bactérias, que são então fagocitadas também em sua maioria no próprio baço. Pessoas que por algum motivo não tenham o baço ou que por algum motivo ele não funcione mais, tem um risco muito elevado de infecção por essas bactérias e sepse. Devem ser vacinados!
V ou F
O baço não é dividido entre córtex e medula
Verdadeiro. O parênquima é dividido entre polpa vermelha e polpa branca.
V ou F
O sangue entra no baço pela artéria esplênica e após ser filtrado sai pela veia esplênica para o retorno venoso
Verdadeiro
O que dá sustenção ao parênquima do baço (polpa vermelha + polpa branca)
Estroma de fibras reticulares
V ou F
Na polpa vermelha encontramos sinusóides esplênicos e cordões esplênicos
Verdadeiro
V ou F
Na vida fetal a hematopoiese é feita pelo baço, já na vida adulta é pela medula óssea vermelha
Verdadeiro
Conceitue as trabéculas do baço e sua coloração no corte histológico
As trabéculas são invaginações da cápsula fibrosa de tecido conjuntivo denso para dentro do baço para suportar tecidos sanguíneos. No corte histológico do baço, elas tem coloração rosa.
Qual a localização e a cor da polpa vermelha no corte histológico
Está entre os folículos linfoides da polpa branca e as trabéculas. Coloração: manchas roxas.
O que encontraremos na polpa branca do baço e coloração de cada um no corte histológico
- Nódulo/folículo linfoide com um centro germinativo constituído de linfócitos B ativos. Tem cor mais clara e normalmente fica próximo da arteríola central;
- Bainhas linfoides periarteriolares com linfócitos T que circundam a arteríola central; A coloração é roxo escuro.
V ou F
A polpa branca normalmente envolve a arteríola central e essa apresenta coloração rosa no corte histológico
Verdadeiro
Entre a polpa branca e vermelha temos uma região chamada de? o que ela faz?
Zona marginal, com muitos macrofagos e células apresentadoras de antígeno que também fazem a filtragem do sangue.
V ou F
O baço é extremamente vascularizado, armazena uma boa quantidade de sangue e num choque hipovolêmico ele joga o sangue na circulação para compensar.
Verdadeiro
V ou F
O baço é um órgão que mais se parece uma gelatina dentro de um fino saco. Num trauma abdominal que rompa o baço, ele deve ser retirado pois não há como sutura-lo.
Verdadeiro
Qual dos seguintes aspectos não é uma função do baço?
(A) Vigilância e resposta imune
(B) Reciclagem de componentes do sangue para posterior reutilização
(C) Remoção de patógenos e matéria estranha do sangue que flui através de seus seios
(D) Local de produção de eritrócitos no adulto
Letra (D).
A afirmação abaixo descreve a polpa vermelha ou a polpa branca?
Abundante em eritrócitos e em macrófagos
Polpa vermelha
A afirmação abaixo descreve a polpa vermelha ou a polpa branca?
Forma bainhas ao redor de artérias
polpa branca
A afirmação abaixo descreve a polpa vermelha ou a polpa branca?
Compõe ~75% do volume esplênico
Polpa vermelha
A afirmação abaixo descreve a polpa vermelha ou a polpa branca?
Altamente vascularizado com vazamentos capilares e seios venosos
Polpa vermelha
A afirmação abaixo descreve a polpa vermelha ou a polpa branca?
Filtra e remove eritrócitos envelhecidos e defeituosos
Polpa vermelha
A afirmação abaixo descreve a polpa vermelha ou a polpa branca?
Consiste em agregações de linfócitos e macrófagos
Polpa branca
A afirmação abaixo descreve a polpa vermelha ou a polpa branca?
Armadilha patógenos como parte da resposta imunológica
Polpa branca
Qual a forma do baço?
Oval
Em qual hipocôndrio o baço está situado
Hipocôndrio esquerdo
O baço apresenta duas faces, quais são elas
Face visceral (côncava, onde situa-se o hilo);
Face diafragmática (convexa).
Em qual face está situado o hilo esplênico?
Face visceral
V ou F
O baço está localizado no hipocôndrio esquerdo na posição da linha axilar média em sentido posterior
Verdadeiro
O baço se relaciona com alguns órgãos, quais são eles?
- Anteriormente com o estômago (face visceral);
- Posteriormente e superiormente com o diafragma (FD);
- Medialmente com o rim esquerdo (FV);
- Inferiormente com flexura esquerda do cólon (FV).
A irrigação do baço é feita através de qual artéria?
Artéria esplênica (ramo do tronco celíaco)
A drenagem venosa do baço é feita por qual veia?
Veia esplênica, que se anastomosa com a veia mesentérica superior, formando a veia porta.
Qual a inervação do baço?
Parassimpática - Nervo vago
Simpático - Nervos esplênicos do plexo celíaco
Além de dar suporte aos vasos sanguíneos, o que as trabéculas do baço fazem?
Dividem o parênquima em compartimentos incompletos
V ou F
Na face visceral/medial do baço, encontramos o seu hilo, local onde há a entrada da arteria e veia esplênica, vasos linfáticos e nervos
Verdadeiro